Amamentação dolorosa | De Mãe para Mãe

Amamentação dolorosa

Responda
12 mensagens
So.f -
Offline
Desde 23 Set 2013

Boa tarde a todas.
Fui mãe de um menino lindo na passada segunda feira. Na maior parte do tempo enquanto estivemos na maternidade, ele foi um bebé calmo e dormi 3/4 horas seguidas.
Desde que chegámos a casa q mudou. Só quer mamar, acordar de hora a hora e sempre a chorar bastante,fica tão nervoso q tem sido difícil fazer uma boa pega o que me tem provocado imensas dores.

Há algum truque para os fazer acalmar e fazer com que façam uma boa pega na mama?

É normal querer mamar de hora a hora? Só pára de chorar na mama!

Obrigada

Sobre So.f

Em treinos desde Março de 2015...
Positivo a 2 de Abril de 2016 Sorriso

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

Ele ainda é mesmo pequeno mamã Sorriso ele não entende que já nao faz parte de si e por isso procura a mama.. nem sempre é fome, mas pode ser o conforto da mama.. ele pode também ter cólicas e isso também faz com que procure mais vezes a mama Sorriso
as dores vão passando mas se a pega está mal feita tem de procurar uma CAM para a ajudar a corrigir a pega Sorriso

PattAlexx -
Offline
Desde 18 Maio 2016

So.F as dores podem não ser só da pega.. por aqui a minha princesa tem 18 dias, faz bem a pega mas quando inicia a mamada faz sempre doer.. a ponto de me apetecer chora. Dizem que passa com o tempo é que temos que insistir. O creme purelan ajuda para os mamilos. Talvez o teu menino esteja a fazer mal a pega e acabe por chuchar mais do que se alimenta. Mas não entres em ansiedade porque é pior vais passar para ele. Exprimenta com o teu polegar e indicador agarras o bocado do mamilo que ele deve abocanhar e depois tentas que ele agarre esse bocado. Coragem!

So.f -
Offline
Desde 23 Set 2013

Cólicas penso q não deverá ser porque ele faz cocó várias vezes por dia.
Pois eu só penso que seja da pega também, mas eu não consigo colocar mais mamilo na boca do meu bebé pq sempre que ele vai à mamã vai "nervoso, a chorar e não pára com a cabecita.

sei que temos ainda de nos adaptar um ao outro mas a dor é mesmo muita e eu quero muito continuar a dar-lhe mama mas tenho medo de não conseguir continuar!

Danb, o que é uma CAM?

Obrigada

Sobre So.f

Em treinos desde Março de 2015...
Positivo a 2 de Abril de 2016 Sorriso

Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

mesmo bebés que fazem cocó podem ter cólicas.. podem ter gases Triste

Uma CAM é uma conselheira de aleitamento materno.. normalmente há sempre uma em cada centro de saúde Sorriso a minha enfermeira é CAM..

é normal eles serem um pouco sôfregos a mamar.. convem que se dê de mamar num ambiente calmo sem muita agitação e estarmos calmas..

quanto às dores, acho que todas passam por isso mesmo quando a pega é boa Sorriso o meu sempre pegou bem, e houve uma altura que eu chorava cada vez que ele pegava no mamilo.. fiquei com mamilos gretados e tudo.. mas ao fim de +/- 2 semanas a dor começou a diminuir aos poucos Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

É normal quando nascem não terem tanta fome e o estômago deles é minúsculo. Ao longo da primeira semana começam a ganhar mais apetite e a pedir mais vezes. Nessa altura é frequente mamarem 8 a 12 vezes por dia (ou mais, especialmente enquanto a subida do leite não se dá em todo o seu esplendor, de hora a hora como o seu não é nada fora do comum).

É difícil fazer uma boa pega quando estão com muita fome, ficam frustrados facilmente e é um desatino. O ideal é pô-los na mama ao mínimo sinal de fome, antes de começarem a chorar. Nessa fase basicamente comem e dormem por isso praticamente se começam a acordar é porque querem mama.

Uma coisa que pode fazer é experimentar várias posições e ver com qual se ajeitam melhor. Às vezes com a minha ao longo da mamada íamos passando por várias posições conforme a mama ia esvaziando. Duas posições que podem ajudar quando a pega está difícil: a de "bola de rugby" e a posição reclinada para trás (pesquise por biological nurturing se o inglês não for problema: basicamente é uma posição em que nós nos encostamos para trás e eles ficam com a barriga deles em contacto directo com a nossa o que lhes dá possibilidade de eles próprios se ajeitarem melhor e com as mãos também ajeitarem a mama se quiserem; em português tem aqui um exemplo dum blogue com links para vídeos sobre esta posição https://ritapediatra.wordpress.com/2015/07/18/amamentacao-em-posicao-rec... ) .

Se estiver difícil e ambos ficarem frustrados, o que eu fazia nessas alturas era passar a minha para o pai um minuto para ambas respirarmos fundo e recomeçarmos novamente.

VioletaImpura -
Offline
Desde 26 Set 2016

Consulta os sites da SOS Amamentação e Vamos dar de Mamar, eles têm imensa experiência com problemas na amamentação e podem ajudá-la! Não desista!!

Bailarina2016 -
Offline
Desde 25 Abr 2016

Da experiência que tive posso tentar resumir:
Primeiro mês: dores, fadiga, paradoxo amamentar / desistir, dores e mais dores, bebé sempre a querer mama, dúvidas, stress.

O que ajudou: beber muita água, purelan, andar com as mamocas ao ar, respirar e acreditar mesmo q ia passar, sos amamentação nós dias de maior desespero ( são impecáveis), chorar, chorar faz parte da descompressão.

2 mês: a dor melhora, o cansaço não.

A partir daí. Amamentar é dos maiores prazeres. Até hoje é dos momentos mais magicos q Partilho com a minha filha.

Muita muita paciência. Vai passar.
Felicidades mamã.

So.f -
Offline
Desde 23 Set 2013

Obrigada pelas palavras.
Estes dias têm sido melhores, vamos ver se assim continua.
Por vezes pede para mamar insistentemente, mama das duas mamas e volta a querer mamar mais, não sei se será por dormir muita na mama...

Amanhã vamos ao peso e só espero q ele esteja a recuperar bem.

Felicidades p todas

Sobre So.f

Em treinos desde Março de 2015...
Positivo a 2 de Abril de 2016 Sorriso

Juannita -
Offline
Desde 17 Mar 2012

Ao contrário do que se aconselha, eu dei logo a chucha ao meu bebé. Ele chegava a passar uma hora na mama. Depois acalmou e começou a correr tudo bem.

So.f -
Offline
Desde 23 Set 2013

Boa tarde

Vim agora do peso, parece q o meu bebé não está a engordar Triste
Mandaram -me dar um suplemento da Nan depois de cada mamada p ver se ele tem fome...
Não estava nada à contar com isto, tadinho só meu bebé Triste

Terça já tenho consulta no MF para ver se aumentou o peso.

Sobre So.f

Em treinos desde Março de 2015...
Positivo a 2 de Abril de 2016 Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Contacte a SOS Amamentação (www.vamosdardemamar.org) e veja se há algum Cantinho de Amamentação perto sim ou alguma Conselheira que lhe possa ajudar: ver uma mamada, ajudá-la a corrigir o que há a corrigir.

Dar suplemento, se está a ocorrer alguma dificuldade com a amamentação é um tapa-buracos: dá-lhe margem de manobra para manter o seu bebé alimentado enquanto não está tudo a 100% mas não é isso que lhe vai resolver o que possa estar a causar dificuldades. Se quiser manter a amamentação, o melhor que tem a fazer é pedir ajuda para ver se realmente há problemas e corrigi-los.