Amamentação depois dos 24 meses | De Mãe para Mãe

Amamentação depois dos 24 meses

Responda
4 mensagens
mama85 -
Offline
Desde 26 Fev 2014

Olá mamas. O meu bebé vai fazer 24 meses e estou a amamentar e tenho entregue depois de 1 ano de vida dele atestados mensais em como estou a amamentar. Tenho desde o início e porque a empresa deu a escolher e não se opôs 2horas seguidas ao final do dia. Acontece que a minha chefe chamou-me disse que terei d3 alterar as horas e gozar uma hora de manhã e entrar maia tarde e outra hora à hora de almoço. A minha dúvida é se sempre foi aceite desde os 5 meses de vida até á data gozar as duas horas de amamentação ao final do dia pode agora a entidade patronal alterar?

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Sim pode

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Penso que não. A lei refere que a dispensa é uma hora ao início do dia e outra no final, a menos que entrem noutro acordo. Se a sua proposta for tirar as duas no final do dia e a entidade não aceitar, e a proposta deles for essa e você não aceitar, então não há acordo e tira uma ao início do dia e uma ao final, que é o que "manda" a lei. Ou seja, eles não a podem obrigar a fazer esse horário se assim não o desejar, quanto muito podem pressionar mas no fundo está sempre salvaguardada pela lei (se lhe der mais jeito assim).
Quanto ao facto de alterar o horário/acordo a meio, tb não sei até que ponto se pode fazer 🤔

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

Ifam -
Online
Desde 04 Set 2015

Eu fui ao ACT perguntar e caso não haja acordo o que a lei diz é que tem direito a uma hora no período da manhã e uma hora no período da tarde,sendo que se for este o regime, é a mãe que escolhe a hora que quer tirar, até pode entrar às 9h e gozar a hora das 10 às 11h,voltar a entrar às 11h até á hora de almoço,tirar a hora do almoço e por aí.. Mas se a empresa concordar pode realmente tirar as horas de outra forma. Comigo estava uma colega que já estava a fazer há alguns meses as duas horas juntas á tarde e eles disseram que se a empresa concordou , á partida não podia voltar atrás..No entanto não tinha passado tanto tempo,uma vez que já vai nos 24 meses,muita coisa pode mudar numa empresa e não sei até que ponto é que bem fundamentado a empresa não poderá rever o acordo..

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?