Amamentação com dor - mamilos gretados | De Mãe para Mãe

Amamentação com dor - mamilos gretados

Responda
13 mensagens
Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Olá a todas,
Há uns tempos criei um tópico onde referia que o meu bebé não pegava na mama de maneira nenhuma... depois de muita insistência, e paciência consegui finalmente que ele mamasse do peito... Foi uma vitória!
O problema agora é que é imensamente doloroso, nas primeiras mamadas ainda consegui suportar, mas agora de mamada para mamada os mamilos estão cada vez mais doloridos e com fissuras que não curam entre as mamadas.
Sei que se deve à má pega porque o mamilo fica amassado depois dele mamar...
Ele tem o freio da língua curto, ou seja é como se ela estivesse presa e acho que é por isso que tem tanta dificuldade... Estive a pesquisar e pelo que li, não há nada que melhore a situação a não ser fazer o corte...
Perguntei tanto à médica de família como à pediatra dele se havia a possibilidade de fazer o procedimento para libertar a língua mas as duas recusaram, dizem que se ele mama biberão e chupeta, então é possível mamar a mama sem problemas e que hoje em dia já não se usa esse tipo de procedimento, que isso era antigamente...

Sinceramente não sei o que fazer... só queria conseguir amamentar o meu filho e parece que os problemas estão sempre a surgir.. basicamente voltei a tirar leite com a bomba porque já não consigo tolerar mais a dor...
Há alguém quem tenha conseguido ultrapassar uma situação assim?

Lara Oliveira -
Offline
Desde 06 Dez 2007

Olá Diana
Já experimentaste usar a pomada da medela a purelan ajuda o peito a ficar hidratado e a não ganhar fissuras outra coisa que dizem que aJudá é andar com o peito descoberto e passar o nosso leite no mamilo e deixar secar
Não sei se ajudei espero que melhores depressa..

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

O que a Lara foi o que eu fiz.
Andava sempre com as mamas à mostra e ou com o creme da Medela ou deixava um pouco de leite para andar sempre a passar nos mamilos.
Não sei se foi disso, mas nunca tive nada.
Experimente!
Força!

Irene F -
Offline
Desde 24 Ago 2017

Olá Diana, o meu filho não tem o problema do teu mas também sofri e sofro muito, o meu está com 2 meses agora, e vou te contar que não tem sido fácil. Ganhei na mama direita uma greta enorme e durante 1 mês tive de tirar com a bomba, não suportava a dor, o purelan a mim não me fez nada! Mas a minha médica de família receitou-me uma pomada, e foi a minha salvação, porque passado 3 dias de a usar fiquei com a greta fechada. O nome dela é fucidine (acho) mas também acho que é antibiótico por isso o bebé não pode mamar dp de a usar, tem que se lavar a mama...podes perguntar na farmácia se podes colocar ou até á tua médica. A mim só assim é que consegui me livrar desse problema. Agora ando lixada com um ducto entupido ?. Enfim mãe sofre! Espero que tenha ajudado...bem sei o que são essas dores? BJ

Sobre Irene F

Irene F

Rui Balio -
Offline
Desde 31 Maio 2017

Aconselho a purelan e ótima

Sobre Rui Balio

Anabela balio

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

A mim o purelan também não fez nada, só nódoas na roupa! Uma enfermeira da maternidade aconselhou-me um creme cicatrizante chamado trizantil, posso dizer que em 2/3 dias fiquei boa e não voltei a ter gretas. Aliás eu tinha um mamilo em tão mau estado que até parecia estar a desfazer-se,nem quero que me lembre... Embora não tenha antibiótico o bébé também não pode mamar a pomada, eu ponho logo depois da mamada e limpava antes muito bem com uma compressa molhada! As conchas da medela sim, foram as minhas melhores amigas, dia e noite, não suportava nem o soutien a roçar no mamilo quanto mais os discos!

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

O problema do freio curto não é ultrapassavel. Vai doer-te sempre. Chama uma CAM. Se tiveres possibilidades vai à clínica Amamentos em Lisboa. Lá fazem o procedimento. Boa sorte!

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

claudiarl -
Offline
Desde 21 Set 2017

O ideal é consultar uma CAM, pois o bebé precisa fazer uma boa pega. A minha filha foi um terror para pegar na mama e fiquei logo cheia de fissuras, de tal forma que nem com a bomba conseguia tirar leite, saía imenso sangue. Depois da mamada colocar do nosso leite e deixar secar e depois pôr o Purelan ajuda muito. E usar as conchas da Medela para proteger os mamilos. Foram a minha salvação! Usei durante meses, até para dormir. Deixar as mamas apanhar sol também ajuda muito. Eu andava em casa com uma t-shirt à qual cortei uma rodela de tecido na zona da auréola/mamilo. Apanhava ar e sol sem andar nua pela casa e sem passar frio. Mas o essencial foi mesmo a ajuda de uma CAM que me ensinou a pôr o bebé à mama correctamente. Porque com tanta dor não há quem resista e nem o bebé mama direito. Espero que tudo se resolva!

Sarita A -
Offline
Desde 09 Out 2017

Olá
Evita purelan, cremes com lanolina ou gordurosos prejudicam a pega.
Quando os meus mamilos ficaram muito sensíveis e doridos, e começaram a gretar, fiz o que me aconselharam na primeira vez, e usei os discos de hidrogel da Chicco, são fabulosos, coloquei e melhorei logo. Sai caro, mas compensa.
Relativamente à pega, a posição de bola de futebol ajudou muito, pois assim a minha bebé abocanha muito mais mama, melhorando a pega.

Dracaena -
Offline
Desde 26 Out 2016

Eu de vez em qdo sangro de um outro mamilo devido a má pega fo meu bebe de mes e meio. Mas a mim resultou sempre bem compressas frias de chá de folhas de soja e depois a purelan creme.Entre mamadas fiquei sempre melhor.

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Uso purelan, a posição só mesmo a da bola de futebol, noutra ele nem se quer agarra, e vou intercalando, numa ele mama do peito, e na seguinte tiro com bomba, para não massacrar... a verdade é que não sei se ele foi aprendendo ou eu ficado 'calejada' mas já não é tão insuportável... o meu problema agora é saber quanto está a mamar, ainda tenho necessidade de completar as mamadas com formula porque ele fica cheio de fome... Queria passar para LM exclusivo, mas está dificil... apesar de notar que tenho aumentado a produção mas ainda nem perto do suficiente. Tomei uma embalagem de promil, mas 15€ a cada duas semanas nem isso, é dinheiro!

Dracaena -
Offline
Desde 26 Out 2016

Eu não consigo ter leite suficiente para dar em exclusivo desde o início, mesmo com promil. Assim sou obgda a dar quase sempre complemento. A úmnica forma de saber se é suficiente é pelo peso do bebe e ele está a crescer bem.

Lili_pff -
Offline
Desde 20 Maio 2011

Olá! Não percebo porque não fazem o corte. Moro em Inglaterra e logo que se identifique esse como sendo o problema fazem o corte. A pega da mama é diferente de uma chupeta mas...

Soluções para os mamilos:
1) punha sempre lanolina (purelan)
2) depois das 2 primeiras semanas a sofrer encontrei JELONET; usei 2ou 3 vezes (não seguidas) e bastou para sarar... lavava a mama antes de dar a bebe.

Boa sorte!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?