Altura aos 2 anos - Altura em adulto | De Mãe para Mãe

Altura aos 2 anos - Altura em adulto

Responda
21 mensagens
Baby Ian -
Offline
Desde 18 Set 2017

Tive recentemente a consulta dos 2 anos com o meu filho, estava curiosa para saber quanto media, para fazer mais ou menos as contas de quanto iria ele medir quando fosse adulto. A verdade é que fiquei um pouco desapontada, apesar de saber que o percentil dele de altura tem sido sempre para o baixo, acho que é o percentil 25 (não tenho bem a certeza) e sempre se tem mantido assim, tinha esperança que desde dos 18 meses para os 2 anos desse uma esticadela. Mas manteve. Media 86cm nesta consulta com 2 anos.
Não sei se já ouviram falar desse método, mas se pegarmos na altura que eles têm aos 2 anos e multiplicarmos por 2, dá a altura que eles terão em adultos. Não é certo claro, é só uma estimativa. Mas, isto significa que ele quando for adulto terá 1,72m. O que acho baixinho para rapaz, tendo em conta que nem eu, nem o pai somos baixos (também não somos altos). O pai tem 1,80m e eu tenho 1,69m, ele praticamente seria da minha altura. Fiquei um pouco com medo que ele realmente vá ser um adulto baixinho (um medo estupido eu sei, isto não é algo importante). Sei que existe também outra forma de calcular que é a altura da mãe + a altura do pai (em cm) +13 e depois dividir por 2 e dá altura aproximada que os filhos terão em adultos (no casa de um rapaz), no nosso caso dá 1,81m, o que já me parece um pouco mais assertivo, visto que os filhos têm tendência para serem sempre um pouco mais altos que os pais.
Isto são tudo desvaneios da minha cabeça, pois sei que não significam nada estas contas, sei que o mais provável é que ele realmente não seja muito alto, visto que se mantém sempre num percentil baixo praticamente desde recém nascido (nasceu com 50cm, eu nasci com 52cm LOL).
A minha questão é, já alguém fez estes cálculos e deu certo? Já alguém teve bebés pequenos que deram adultos altos ou vice-versa? Há algo que eu possa fazer para ‘puxar’ um pouco pelo crescimento dele? Alguém com a mesma preocupação ‘estúpida’ que eu? Nem questionei a médica, porque tinha medo que ela achasse a minha preocupação estúpida LOL

Mia. -
Offline
Desde 12 Set 2013

De facto parece-me uma preocupação sem qualquer sentido... O cálculo da altura é impossível. Há factores genéticos, mas também há os factores da própria pessoa. Há pessoas altas, baixas, gordas, magras, loiras e morenas, e isso nunca foi impeditivo de ninguém ser feliz. Piscar o olho

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Espertalhão
Deixe lá, eu andei a fazer as mesmas contas. Pura curiosidade. A minha filha também sempre foi pequenita. Pela segunda fórmula (que entra com a variante por sexo, os -13cm) acho que deu 1,60 ou 1,61... já não me lembro ao certo. Bate certo, eu tenho 1,59, o pai não é muito alto. A genética não engana.
Mas eu não acredito que essas fórmulas tenham grande rigor. Lá poderá dar uma indicação, mas há tantas variantes.
Da experiência das minhas 4 sobrinhas - uma já adulta e as outras adolescentes - a que era maior em pequena é, de facto, a maior agora e ainda não parou de crescer. As outras, pequenas eram, pequenas continuam. Piscar o olho

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

A sua preocupação, independentemente de ser estúpida ou não, não pode sequer ser vista como uma preocupação, porque ele vai ter a altura que vai ter e não há nada a fazer para mudar isso, logo não, não pode fazer nada para mudar a situação. Eu acho que o que quer dizer é que está desiludida com isso e não preocupada Careta está desiludida porque tudo indica que ele vai ser baixo. Sinceramente essa altura é normal para um homem português, o meu pai mede 1,72 e não é considerado baixinho, é normal no nosso país. Mas entendo que esperasse que ele fosse mais alto porque tinha toda a carga genética para isso. Independentemente desse mito de dobrar a altura dos anos para saber a altura do adulto, o que geralmente é consistente é o percentil. Se ele sempre foi percentil 25, siga o percentil e veja o que dá para um adulto - percentil 25 dá uma previsão de precisamente 1,72.
O meu filho sempre teve um percentil alto de altura, embora tenha vindo a diminuir, houve uma altura em que ele estava cima do percentil máximo, depois voltou para o 95, agora ronda o 90. Mas lembro-me que quando tinha 2 anos realmente fiz esse "jogo" e dava que ele ia ter 1,86, acho.
Não é uma ciência exata, eu até aos 12 anos tinha uma previsão de ficar com 1,67, sempre tive essa previsão, era uma menina alta, e depois aos 12 anos estagnei e nunca passei do 1,61 mais ou menos xD
Já a minha filhota é mais baixa que o meu filho. Como se diz por aí, os homens não se medem aos palmos Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Esses cálculos dão uma indicação, mas apenas isso. Uma das minhas filhas gémeas aos 2 anos era ligeiramente mais alta que a irmã (sempre foi, desde a 1ª ecografia até à puberdade) e hoje ela é mais baixa uns 4 cm (e como têm 15 anos o crescimento está praticamente terminado). Quanto à questão genética, há uma grande margem de variabilidade. No nosso caso, eu sou relativamente alta para a minha geração (1,68), mas o pai é bastante baixo (1,64). As nossas filhas têm por volta de 1,62 uma (a tal que sempre foi maior) e 1,65 a outra. Ambas andaram sempre (depois de um ano de idade e até à puberdade) por volta do P50 na altura.
Se isso tem importância? Tem uma importância muito relativa. A minha filha mais baixa gostava de ser mais alta, brinca com isso dizendo que a culpa é do pai, mas isso não lhe causa nenhum complexo. De qualquer modo, uma coisa é certa, não há nada que possa fazer para alterar aquilo que já pré-estabelecido geneticamente.

Desde 24 Maio 2017

Olá. Nunca tinha ouvido isso mas como sou curiosa fui ao meu livro de bebé e eu com 2 anos tinha 86,5cms e multiplicado por dois dá 1,73m e hoje sou adulta e sim tenho 1,73m. 😊😊
Fui ver o livro de bebé da minha filha e ela com 2 anos tinha 93cms e multiplicado por dois dá 1,86m. A altura do pai. 😂
Não me admirava nada porque ela tem 7anos e tem 1,40m.
A genética conta muito e da parte do meu marido são todos altos.
Não conta nada o tamanho à nascença.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
Não chamo a isso preocupação, mas mera curiosidade.
Nós também já andamos a fazer esses cálculos, principalmente o pai. Ele vibra com os percentis (manias!!!), passa a vida a compará-los.
Os meus filhos apesar de terem nascido com apenas 50.5 cm (mto enroladinhos), rapidamente dispararam no percentil. O mais velho está acima do p90 desde os 6 meses, o mais novo, mais mediano, anda por volta do p70.
Não sei ao certo com qto nasci, mas parece q fui um fenómeno pois andei a "passear" de enfermaria em enfermaria, tal não era o meu comprimento e 4.5 kg. Sempre fui alta, ao nível dos rapazes e nunca achei muita piada principalmente na fase dos namoricos. Agora trabalho maioritariamente com homens e sou mais alta que eles, mas tenho uma colega 1-2 cm mais alta.
Acredito que os meus filhotes serão altos, a genética assim indica (1.78 e 1.88). Mas estou curiosa para saber se o mais novo se manterá mais baixo que o irmão.
O mais novo tem cerca de 90 cm, já o irmão tinha mais 4 cm (se não me engano). Esta diferença de alturas tem dado imenso jeito para a roupa, não podia pedir melhor, o que o mais velho vestia com 1 ano veste este com 2.
Ah... costumo "ameaçar" o mais velho, que está enorme, dizendo que não o deixo comer mais sopa (principalmente de espinafres). É vê-lo a devorar o prato e a correr para o espelho a ver se já cresceu. Mas as minhas sobrinhas (filhas do meu irmão mais "baixote") bem podem comer que só aumentam para os lados.
Nada a fazer... genética!
Mas haja saúde, isso sim, é o que interessa.

SílviaAFRamos -
Offline
Desde 10 Nov 2011

Se para si esta questão é uma preocupação faça o que está ao seu alcance para potenciar ao máximo o crescimento do seu filho, ou seja, cumpra as horas de sono entre 10-12h e há medida que vai crescendo manter o habito de ir para a cama cedo e não dormir menos de 8h. Tem uma alimentação saudável à base de fruta, horticulturas, bons cereais, bom peixe e alguma boa carne, evitar gorduras e açucares. Coloca-lo em desporto de pequenino e durante a adolescência(natação, basket, volei). A genética é importante e em relação a isso não pode fazer nada mas pode potenciar os factores ambientais. Tenho 1,77, sou a mais alta da minha geração tanto do lado da minha mãe tanto do lado do meu pai. Pratiquei natação 10anos e à custa do desporto devo ter ganho uns 4cm.

Baby Ian -
Offline
Desde 18 Set 2017

SílviaAFRamos escreveu:
Se para si esta questão é uma preocupação faça o que está ao seu alcance para potenciar ao máximo o crescimento do seu filho, ou seja, cumpra as horas de sono entre 10-12h e há medida que vai crescendo manter o habito de ir para a cama cedo e não dormir menos de 8h. Tem uma alimentação saudável à base de fruta, horticulturas, bons cereais, bom peixe e alguma boa carne, evitar gorduras e açucares. Coloca-lo em desporto de pequenino e durante a adolescência(natação, basket, volei). A genética é importante e em relação a isso não pode fazer nada mas pode potenciar os factores ambientais. Tenho 1,77, sou a mais alta da minha geração tanto do lado da minha mãe tanto do lado do meu pai. Pratiquei natação 10anos e à custa do desporto devo ter ganho uns 4cm.

Realmente li algures que desporto desde de pequenino ajuda com o crescimento, sem dúvida que a genética é o principal, e tenho noção que como se tem mantido sempre no mesmo percentil, irá quase de certeza em adulto ser também para o baixo... o pai dele por acaso fica super triste com isto LOL, diz que o vai pendurar com molas no estendal para crescer ahahahahahah. Ele não faz nada, e é um bebé muito parado e calmo (já por isso estar acima do peso apesar de ter, na minha opinião, uma alimentação saudável). Estou a pensar coloca-lo na natação, já pensava desde de que ele nasceu, até porque temos piscina em casa e moramos perto da praia, ou seja, considero importantíssimo o miúdo aprender a nadar, mas ainda não se proporcionou, vai ser desta LOL o empurrãozinho que eu precisava para pôr o miúdo a fazer desporto. além de gordinho, também para lhe dar um esticãozinho ehehe. Dormir ele dorme bastante, não é problema, vai para a cama todos os dias 20h30 ou antes e acorda às 8h00 a semana e ao fim de semana deixamos dormir até quando ele quiser, que geralmente é até às 9h00. Ainda dorme a sesta de 3 horas também. Sorriso

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

Bom dia,

Sinceramente isso são mitos. A minha filha aos dois anos media precisamente 86cm, o que daria 1,72cm. Na altura fez sentido pois eu meço 1,63cm e o pai 1,76cm. Mas o que é certo é que com 20 anos mede 1,60... Ainda ficou mais baixinha que eu... As avós rondam essa altura, a tia materna também, por isso não podemos esperar milagres. Ela com 2 anos tinha percentil 25 mas nasceu com 75.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

janew escreveu:
Olá,
Não chamo a isso preocupação, mas mera curiosidade.
Nós também já andamos a fazer esses cálculos, principalmente o pai. Ele vibra com os percentis (manias!!!), passa a vida a compará-los.
Os meus filhos apesar de terem nascido com apenas 50.5 cm (mto enroladinhos), rapidamente dispararam no percentil. O mais velho está acima do p90 desde os 6 meses, o mais novo, mais mediano, anda por volta do p70.
Não sei ao certo com qto nasci, mas parece q fui um fenómeno pois andei a "passear" de enfermaria em enfermaria, tal não era o meu comprimento e 4.5 kg. Sempre fui alta, ao nível dos rapazes e nunca achei muita piada principalmente na fase dos namoricos. Agora trabalho maioritariamente com homens e sou mais alta que eles, mas tenho uma colega 1-2 cm mais alta.
Acredito que os meus filhotes serão altos, a genética assim indica (1.78 e 1.88). Mas estou curiosa para saber se o mais novo se manterá mais baixo que o irmão.
O mais novo tem cerca de 90 cm, já o irmão tinha mais 4 cm (se não me engano). Esta diferença de alturas tem dado imenso jeito para a roupa, não podia pedir melhor, o que o mais velho vestia com 1 ano veste este com 2.
Ah... costumo "ameaçar" o mais velho, que está enorme, dizendo que não o deixo comer mais sopa (principalmente de espinafres). É vê-lo a devorar o prato e a correr para o espelho a ver se já cresceu. Mas as minhas sobrinhas (filhas do meu irmão mais "baixote") bem podem comer que só aumentam para os lados.
Nada a fazer... genética!
Mas haja saúde, isso sim, é o que interessa.

Eheh, as enfermeiras também andaram a passear a minha irmã (54cm, 4100g) enquanto que eu fui mais "normal" (51cm, 3600). Eu depois sempre andei em percentis altos, especialmente altura e fiquei com 172. A minha irmã... 164 😂. É a mais baixinha cá de casa. Mas por acaso não sei como estava ela de percentil aos 2 anos para poder comparar.

A.n.a. -
Offline
Desde 10 Nov 2018

Mamã, se essa fórmula batesse certo eu teria 1.78m... ora com o meu 1.66 e 32 anos estou certa que não vou crescer mais 12cm na minha vida 😁
Sobre essas medições também só posso falar do caso do meu cunhado. Era um miúdo pequenino, com cerca de 6 anos a minha sogra até o levou ao médico por causa do tamanho e o médico respondeu que nem todos podiam jogar basquete... Chegou à adolescência e deu um bruto salto, tem 1,80 se não estou em erro.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tb tenho mais dois casos que não confirmam essa teoria.
Um a irma de uma amiga minha q tb diziam q ia ser mt alta e hj em dia é uma adulta normal. E outro, o meu marido que foi baixo e gordo até para aí os 9 anos e depois esticou até aos 1,85cm

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

Por um lado ainda bem que não deu nenhuma esticadela. Do ponto de vista do desenvolvimento é mais saudável manter o percentil habitual do que andar aos pulinhos.
O que está a pensar, essa teoria, terá alguma relação genética, mas nunca se pode esquecer que falta o fator social/do meio que tem muito mais peso. Uma criança/jovem que faça muito desporto, que jogue andebol, voleibol e basquetebol, tende a ser mais alta, uma criança magra tende a ser mais alta do que os gordinhos, uma criança mais ativa tende a ser mais alta, etc, etc, etc. Não há muito que possa fazer e quem lhe disse que ele vai querer ser alto? Sorriso Imagine que "usa uns truques" e ele chega quase aos 2m e depois detesta ser alto?
Eu sempre fui a alta, era gigante à beira dos meus colegas, na escola primária nas fotos parecia a professora, pela altura. Hoje devo ser das mais baixas do grupo...é o que tiver de ser.

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Não sabia de nada disto e estou um pouco chocada peço desculpa mas eu pensava que a altura do meu filho fosse normal a idade afinal, o meu filho tem quase 7 meses e tem 76 cm, se o seu tem 2 anos e 86 cm o meu com a idade do seu até tenho medo da altura que irá ter, e nem quero imaginar no futuro eu e o pai temos 1.76 cm iguais, peço desculpa mas estou a achar o meu filho demasiado esticado para a pouca idade dele e ja percebo o porque de lhe medirem mais do que uma vez

BiaC -
Offline
Desde 08 Jul 2012

É grandote, sim. A minha tinha 82cm com 2 anos Sorriso
Mas não quer dizer muito, no 1o BI que tirávamos na 1a classe eu tinha mais 13cm de diferença para o 2º mais alto, tenho um 1,66cm agora, cresci rápido, mas não muito. Peço isto desde os 12 anos, mais ou menos.

Isabelamartinho escreveu:
Não sabia de nada disto e estou um pouco chocada peço desculpa mas eu pensava que a altura do meu filho fosse normal a idade afinal, o meu filho tem quase 7 meses e tem 76 cm, se o seu tem 2 anos e 86 cm o meu com a idade do seu até tenho medo da altura que irá ter, e nem quero imaginar no futuro eu e o pai temos 1.76 cm iguais, peço desculpa mas estou a achar o meu filho demasiado esticado para a pouca idade dele e ja percebo o porque de lhe medirem mais do que uma vez

Baby Ian -
Offline
Desde 18 Set 2017

Isabelamartinho escreveu:
Não sabia de nada disto e estou um pouco chocada peço desculpa mas eu pensava que a altura do meu filho fosse normal a idade afinal, o meu filho tem quase 7 meses e tem 76 cm, se o seu tem 2 anos e 86 cm o meu com a idade do seu até tenho medo da altura que irá ter, e nem quero imaginar no futuro eu e o pai temos 1.76 cm iguais, peço desculpa mas estou a achar o meu filho demasiado esticado para a pouca idade dele e ja percebo o porque de lhe medirem mais do que uma vez

Desde que não saia das tabelas dos percentis não me parece que isso seja mau... o meu é que é pequenino Sorriso o meu media 76cm quando tinha 12 meses....

Baby Ian -
Offline
Desde 18 Set 2017

Baby Ian escreveu:

Isabelamartinho escreveu:Não sabia de nada disto e estou um pouco chocada peço desculpa mas eu pensava que a altura do meu filho fosse normal a idade afinal, o meu filho tem quase 7 meses e tem 76 cm, se o seu tem 2 anos e 86 cm o meu com a idade do seu até tenho medo da altura que irá ter, e nem quero imaginar no futuro eu e o pai temos 1.76 cm iguais, peço desculpa mas estou a achar o meu filho demasiado esticado para a pouca idade dele e ja percebo o porque de lhe medirem mais do que uma vez

Desde que não saia das tabelas dos percentis não me parece que isso seja mau... o meu é que é pequenino o meu media 76cm quando tinha 12 meses....


Aliás, acho que nem chegava aos 76cm... mas tal como disse, sempre foi para o pequeno.

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

BiaC eu com 12 para 13 dei um salto de ficar com 1.70 aos 15 estabelizei nos 1.76, eu pensava mesmo que os bebés tivessem assim as medidas do meu pois ele so convive com algumas meninas quando vamos ao parque mas é sempre alto pensei que fosse por ser rapaz e não dei importância alguma...

Baby Ian é que o meu segundo a enfermeira disse ja ia no tamanho de 12 meses, e já ia sair da tabela dos bebés dos 0-12 para entrar nas maioreszitas eu e o meu companheiro sendo pais de primeira viagem e não convivemos com crianças na familia achamos a enfermeira maluca como deve calcular mas agora já não a acho coitada

Lu30 -
Offline
Desde 04 Jan 2011

O meu filho com 2 anos tem 92cm medidos há dias no pediatra. É uma criança alta, não acho que 84cm que refere seja baixo de todo, pois a diferença não é assim tanta.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Baby Ian escreveu:

Isabelamartinho escreveu:Não sabia de nada disto e estou um pouco chocada peço desculpa mas eu pensava que a altura do meu filho fosse normal a idade afinal, o meu filho tem quase 7 meses e tem 76 cm, se o seu tem 2 anos e 86 cm o meu com a idade do seu até tenho medo da altura que irá ter, e nem quero imaginar no futuro eu e o pai temos 1.76 cm iguais, peço desculpa mas estou a achar o meu filho demasiado esticado para a pouca idade dele e ja percebo o porque de lhe medirem mais do que uma vez

Desde que não saia das tabelas dos percentis não me parece que isso seja mau... o meu é que é pequenino o meu media 76cm quando tinha 12 meses....


E se sair também não tem mal nenhum, desde que a relação peso/altura seja equilibrada.
O meu filho mais velho tem percentil próprio e nenhum pediatra ficou alarmado. Está ótimo.