Alimentação bebé - dúvidas | De Mãe para Mãe

Alimentação bebé - dúvidas

Responda
4 mensagens
Andreia Marina ... -
Offline
Desde 26 Set 2016

Olá mães! O meu filhote tem 6 meses e pesa 9,500kg!! A única coisa que consome é leite materno! Mama sem horários e mama muito, por isso engordou bastante! Gostaria que fosse menos pesado pois dou muito colinho e os braços e costas ficam à rasca 😄 mas claro que não vai fazer dieta! Mede 66cm por isso não é de ser grande, é mesmo gorducho. Acontece que a médica de família diz que papas nem pensar. Claro que as papas são muito calóricas e ele não precisa de engordar. Contudo não queria que ele se privasse de comer tudo e gostava de lhe dar esporadicamente papas de aveia caseiras com fruta cozida, que acham? Outra questão é devo continuar com o LM em LD? Ele mama muito, mas quando e quando lhe vou dar sopa ao almoço (comecei recentemente) ele não quer. Será pq está cheio ou Será pq é normal no início não aceitar? Pergunto porque ele mama ainda na cama por volta das 6h, depois às 7 e meia, acorda por volta das 7h30 /8h00. Depois às 9h/9h30/10h mama outra vez para dormir uma sesta pequena, depende muito. Não tenho horários fixos pois nem smp dá para gerir da melhor maneira com os afazeres de casa mas o almoço fica por volta das 11h30/12h. Depois para ir deitar e dormir a sesta tem que ser com a mama e mama mmmuuuuiiito por iaso deduzo que tlv não estava assim tão cheio ao almoço.. A minha filha nesta altura era mais certa, ou seja, mamava mas depoia só voltava a mamar passadas 2h30 a 3h, era mais fácil gerir.

Filipa Ré-Pereira -
Offline
Desde 01 Jun 2023

Olá mamã.
Na questão das papas pode sempre recorrer a papas de arroz e se quiser pode optar pela gama sem glúten.
No que toca ao leite, mesmo que lhe custe a mamã tem de controlar o consumo do bebé pois não está a ajudar na alimentação e na transição para sopas e outros alimentos futuros.

Beijinho

Sansa -
Online
Desde 18 Jan 2018

Sim, o leite continua a oferecer em LD, pois o leite é e continua a ser, até ao primeiro ano de vida, o alimento mais completo em termos nutricionais. Não há mais nenhum alimento tão rico quanto o leite. E uma vez que o leite garante que o bebé recebe os nutrientes de que necessita para o seu desenvolvimento, os outros alimentos vão sendo apresentados ao longo da introdução alimentar sem expectativas de quantidades ou aceitação à primeira.
Em relação às papas, não vejo porque não oferecer, principalmente sendo caseiras. Eu sou fã da aveia (é o meu cereal preferido para papas), mas existem diversos cereais com os quais podes preparar as papas e juntar fruta. Aliás, voltando à aveia, até recomendo para ajudar contra a obstipação.
Andreia, não há um certo ou errado na ordem a seguir para apresentar os alimentos ao bebé. É só pensar que nas diversas culturas este processo varia muito, e todos os bebés crescem e tornam-se adultos que sabem comer uma grande variedade de alimentos.
A quantidade de sopa que come também poderá variar, e talvez ainda não esteja muito interessado na sopa, e daqui a umas semanas já coma mais. Não há pressa. O importante é estar alimentado, e o leite garante isso. A IA é a apresentação de novos sabores e texturas, nas não devemos esperar que seja o principal fornecedor de nutrientes.
No fundo, faz o que te der jeito, mas não te condiciones apenas à sopa e às papas. Existe uma infinidade de alimentos que já podes ir oferecendo, e muitas vezes são mais interessantes para o bebé, que acaba por aceitar melhor.

zaq -
Offline
Desde 31 Maio 2023

Com 6 meses não precisa de se preocupar com o LM, pode beber à vontade. Quanto à alimentação evite quantidades excessivas (pelo que percebi não é o caso) e opte por alimentos o mais naturais possivel. Por agora o importante é que se vá habituando à colher, conheça novos alimentos e texturas. Se comer pouco... paciência, tem tempo.
O meu filho mais velho foi um bebé grande e pesado (P95) e a única "dieta" que fez era controlar a alimentação (variada e sem excessos). LM bebia o que queria. Aos 3/4 anos perdeu as gorduritas, mas manteve o apetite. É um menino alto e até parece magro (é bem pesado).
Já o mais novo só come com fome. Na IA era bem seletivo e continua a ser (vai comendo os mínimos). Até o LM recusava sem fome. Depois de ter um esfomeado calhou-me um "lingrinhas". Em média comem bem os dois. Espertalhão
Cada criança é única e temos de respeitar. Mas podemor ir contornando para crescerem de forma saudável.
Felicidades!