Alimentacao apartir 12 meses | De Mãe para Mãe

Alimentacao apartir 12 meses

Responda
9 mensagens
Carlinha 25 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Ola meninas preciso da vossa ajuda, n sei o que fazer para as refeiçoes do meu filho, uma vez que ja lhe vou dando alimentos sem serem triturados, queria que me dessem receitas.

Obrigada Beijinhos

Carlinha

Marilia Esteves -
Offline
Desde 12 Maio 2011

Eu comprei o livro "1, 2, 3 uma colher de cada vez" é excelente estou sempre a tirar ideias de lá. Nesta fase, o que me aconselhou a pediatra é continuar a dar-lhe sopa e fruta e dar-lhe também a provar um pouco das nossas refeições (com pouco sal e condimentos)

Patrícia Pavão -
Offline
Desde 24 Jan 2008

mamã espreita aqui
http:/demaeparamae.pt/forum/receitas-para-bebe-12-meses

o meu pimpolho nasceu a 02 de Setembro de 2011

Afilhada de sonia_ minha grande companheira

paula75 -
Offline
Desde 16 Jun 2011

Encontrei estas receitas
Receitas para bebés com 1 ano ou mais

Olá mamãs,

Algumas mamãs pediram-me receitas para bebés que começam a comer a comidinha mais inteira, e como a Leonor tambêm já come muito bem quase toda a comida inteira andei a ver as receitas da altura da Margarida e já consegui compliar algumas (infelizmente não todas pois o tempo é muito curto ) e por isso decidi deixa-las aqui.

Saõ essencialmente recitas muito rapidas e simple de fazer para quem tem pouco tempo

Massa com fiambre

Cozer massa cabelo de anjo. Partir em bocadinhos muito pequeninos um pouco de fiambre (tambêm se pode usar frango cozido). Fazer um molho bechemel. Juntar tudo e colocar numa pratinho que vá ao forno polvilhar com queijo ralado e ir ao forno a gratinar.

Massinha de peixe

Cozer peixe com um pouco de salsa e sal (opcional) e depois arranjar o peixe ás lascas e limpinho de peles e espinhas
Refogar uma cebola, 1 dente de alho e 1 tomate e deixar apurar (pode-se então passar a vrinha mágica pois há bebés que não gostam de encontrar bocadinhos de tomate). Juntar um pouco da água de cozer o peixe (o suficinet para cozer a massa) e as massinhas. Deixar estas cozer e depois juntar o peixe e um pouco de coentros. Deixar apurar.

(Se usarem peixe já limpo podem juntar ao refogado o peixe e quando este estiver quase cozido juntar a massa)

Arroz de peixe

Fazer um refogado com cebola, dente de alho e tomate e coentos. Junte água suficiente para cozer o arroz (um pouco mais para o arroz ficar com molhinho). Quando o arroz estiver meio cozido juntar o peixe limpo e deixar acabar de cozinhar.

Pescada com natas (ou molho branco)

Cozer 1 posta de pescada em água e sal (opcional). Colocar a pescada cozida num pirex e cobrir com 1 anoz de manteiga e leva-se a forno quente. Quando a manteiga derreter juntam-se a s nats ou molho branco e tempera-se com sal e pimenta (opcional principlamente a pimenta deve-se evitar para os mais novos mas pode-se fazer eset prato para toda a familia e em cima das postas do adulto juntar pimenta ou depois de tirar a posta do pirralho!!) e cobre-se co pão ralado.
Leva-se ao forno a alourar.

Postas de pescada com alho francês

Temperar com sal e umas gotas de limão as postas de pescada.Lave mt bem a parte branca do alho francês e leve-os a estufar em azeite e um pouco de vinho branco. Passe as postas por farinhae frite-as num pouco de oleo ou azeite até ficarem lourinhas. Deixe-as um pouco num papel absorvente e depois junta-se ao estufado do alho francês(para os bebés pode-se antes de juntar o peixe passar os alhos franceses com a varinha mágica) e deixa-se cozinha. Juntar coentros picados.

Os fritos devem-se evitar mas uma vez de vez enquanto não faz mal alêm que este prato para os mais pequenos pode ser feita em se fritar a pescada....

Ovos mexidos

2 ovos
1 queijinho fresco matinal ou fiambre
Um pouco de leite
Sal (opcional)
Manteiga

Esmagar o queijo freco (ou partir o fiambre aos pedaçinhos) e juntar os ovos, um pouco de leite (para os ovos ficarem mais macios), sal e mexer tudo bem.

Derreter um pouco de manteiga e colocar os ovos ir mexendo mt bem até ficarem cozinhados mas sem ser em demasia para ficarem humidos!

Massa com fiambre e ovos

Massa esparguete ou outra (eu gosto de fazer com cabelinhos de anjo – aletria)
2 ovos
Fiambre picado
Sal opcional

Cozer a massa e escorrer a massa. Bater os ovos e misture o fiambre. Junte um pouco de manteiga á massa e leve ao lume, junte os ovos e o fimabre. Mexa até os ovos estarem passados.

Pudim de peixe

Pescada
Pão
Leite necessário para amolecer o pão
3 ovos
2 c. Manteiga
Sal (opcional)

Cozer a pescada em água e sal (opcional). Passar a pescada pela máquina ou desfazer. Juntar o pão com o leite morno. Depois juntar a manteiga, o peixe e as gemas. Mexer bem e temperar com sal e pimenta (opcional e para bebés eviatr a pimenta). Juntar as claras batidas em castelo e levar ao forno numa forma untada com manteiga. Pode ser servido assim ou com molho branco ou molho de tomate (nos preferimos com molhos de tomate). Este pudim pode ser acompanhado por legumes salteados ou cozidos

Pode-se substituir a pescada por atum em lata, este deve ser acompanhado com molho de tomate.

Arroz doce especial

Cozer 2 c.s. de arroz com ½ copo de água. Juntar 1 copo de leite e 2 c.s. de açucar..

Quando esfriar acrescentar ¼ de iogurte natural e servir com canela.

Sopa Minestrone

1 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 batata média
1 cenoura média
1 ou 2 tomates de lata
50gr de repolho picado

Cenoura ralada
aipo
azeite
sal (opcional e cuidado com os valdosque já podem ter sal)
Refogar a cebola no azeite e juntar o aiop e deixar refogar mais uco. Juntar todos os ingrediente excepto a massa. Diexra cozinhar cerca de 20min. Juntar a massa e deixar cozinhar esta.

Pasta Risotto

75 gr de massa tipo pevide/bago
50gr de cenoura ralada
50gr de cougette ralada
50gr de broculos
manteiga
25 gr de queijo chedder

Cozer a massa com os vegetais. Aquecer a manteiga e juntar a massa com os vegetais escorridos. Deixar no lume até secra e juantar queijo e deixar este derreter.

Couscus

75gr de couscus
175 ml de caldo de vegetais
25gr de conoura ralada
25 gr de courgettes ralada
Frango cozido

Colocar o caldo de vegetais a ferver sobre os coucus e ir mexendo com um garfo mexendo até o caldo evaporar. Cozer em agua os vegetais. Juntar os vegetais aos couscus. Juntar pedaços de frango cozido

Caçarola de Feijão com salsichas

Salsichas
1 cebola peq. Picada
1 dente de alho ás fatias
Tomates de lata com caldo
Feijão manteiga (eu uso de lata cozidos)
1 cenoura cortada
50gr de coumelos (opcional)
Ervas aromáticas

Refogar a cebola, o alho e as salsichas cortadas as fatias. Juntar os restantes ingrediente (se necessário juntar um pouco de água) e dixar cozer bem até o molho engrossar e os ingredientes estiverem cozidos. Esta recita tambêm pode ser usada para bebés que ainda não comem a comidinha mais inteira trasformando tudo em puré...

Sobre paula75

01.11.2011 as 13:15h nasceu o maior sonho da minha vida..Tomás!.Amo-te filho
Sou a Madrinha do lindo menino Leonardo Daniel Sorriso Sorriso Sorriso

Bene81 -
Offline
Desde 25 Ago 2010

Meninas eu também tenho um bebé de 12 meses e ele já come da nossa comida... evito fazer comidas com molhos e muitos condimentos. No entanto a nossa ementa passou a ser por exemplo: batata, cenoura, couve e peixe cozido com azeite (adora), arroz de ervilhas com salmão grelhado (comemos ontem à noite), massa cozida com bife grelhado (vou fazer hoje à noite)... Eu penso que se não exagerarmos no sal e nos molhos eles podem perfeitamente comer da nossa comida, isto aconselhado pelo pediatra do meu bebé.
O meu bebé na creche também já vai comendo, por exemplo hoje foi peixe vermelho assado com batatas.
Acho que não são necessárias grandes receitas, pois o importante é irmos variando entre cozidos e grelados... e estufados simples... variando aquilo que é confecionado. Beijinhos.

Sobre Bene81

Beijinhos, Bene

Positivo a 25/2/2011:)
Nasceu a nossa estrelinha: 19/10/2011:)

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Espreita o meu blog e/ou facebook que está na assinatura. Tem lá muitas receitas para os nossos bebes Careta

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

isabelmap -
Offline
Desde 10 Mar 2008
I Love DMPM

Eu também adorava inventar... mas a minha filha comida de bebé era coisa que não queria, acabei mesmo por lhe dar apenas da nossa pois ela da dela nunca queria, deixei-me disso, resultado, comemos um pouco mais saudavel e faço o mesmo para todos Piscar o olho

Joana30 -
Offline
Desde 20 Out 2012

Carlinha 25 escreveu:
Ola meninas preciso da vossa ajuda, n sei o que fazer para as refeiçoes do meu filho, uma vez que ja lhe vou dando alimentos sem serem triturados, queria que me dessem receitas.

Obrigada Beijinhos

A minha desde 1 ano que come da nossa comida ou ao almoço ou ao jantar. Qd come a sopa ao almoço come da nossa comida ao jantar. Dou a sopa e uma banana e um pouco de sumo compal. E ao jantar come por exemplo esparguete á bolonhesa e sumo compal. N dou sobremesa qd come da nossa comida pq opto em dar mais quantidade de comida.
Mas já comeu bacalhau com natas, lasanha, frango guisado ou assado, hamburguer c/ovo e arroz, etc. Só ainda n consegue comer carne de vaca sem estar bem guisada pq n tem os dentes suficientes para mastigar, então qd faço jardineira tenho de guisar a carme 1h para ficar bem tenra ou até mesmo se desfazer.

Sobre Joana30

Visite a minha loja, tenho novidades e 50% de desconto
Faço sabrinas, botinhas, gorros de lã, chapéus etc... Tenho alguns artigos expostos em destaque na minha lojinha espreitem... Também tenho artigos e acessórios de menina dos 0 aos 24 meses
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/164894

Carlinha 25 -
Offline
Desde 27 Set 2010

Ola quero agradecer te pelas receitas dao muito jeito!Ja fiz massa de peixe :)gostou muito o meu pequenino!Obrigada mesmo

Carlinha