Alguém me esclarece em relação a este assunto - creche, infantário, jardim escola? Alguém.... | De Mãe para Mãe

Alguém me esclarece em relação a este assunto - creche, infantário, jardim escola? Alguém....

Responda
6 mensagens
anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá! Embora tenha andado 18 anos na escola, já não percebo nada destas novas designações, até porque eu fui directa para a primária.
Tenho uma menina que fez 2 anos em Agosto e, gostava de saber mais acerca de onde a posso colocar - escola pública - aos 3 anos, até porque entretanto espero ter outro filho.
Fiquei foi admirada porque ao ler alguns comentários dá-me a sensação que ela pode não conseguir entrar na escola no ano em que faz 6 anos por ser condicional. No meu tempo - pareço uma vela a falar e, só tenho 35 anos - chamava-se condicional a uma criança que não completa-se 6 anos até 31 de Dezembro do ano em questão, daí eu ter entrado sem complicações pois, fiz 6 anos a 6 de Agosto (e ela faz a 5 de Agosto).
Já agora, se não fôr pedir muito, podemos inscreve-los em qualquer uma escola? É que eu estou em casa a tempo inteiro e, o meu marido não tem local de trabalho certo e, a sede da empresa é longe de casa.
Sendo assim, preciso de escolas nas freguesias limítrofes de Gaia, Feira, Espinho...
Ah, é já agora, quando são as inscrições? Quais os requesitos?
Obrigada e, tudo de muito bom para todos Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

omanu -
Offline
Desde 06 Abr 2013

a tua menina com 2 anos ainda não pode frequentar o jardim de infancia, mas sim uma creche, podes optar por IPSS, ou seja, pagas conforme o teu irs... Em relação à entrada na escola primaria, como a tua menina faz 6 anos no dia 5 de agosto ela entra em setembro com os 6 anos SIM... Em relação as matriculas, podes fazer em qualquer escola desde que haja vaga, os requesitos eles proprios dizem porque depende de instituição para instituição... As matriculas já foram, mas há creches que ainda tem vaga e aceitam novas instrições...

SofiaNé -
Offline
Desde 01 Ago 2014

As condicionais são para as crianças que não têm 6 anos no primeiro dia de aulas (setembro), logo se é do mes de agosto nao é condicional. E este ano ainda terá que frequentar a creche. Existem creches em que podes fazer a matricula quando quiseres, outras como têm lista de espera é mais difícil para conseguir vaga.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Olá! Obrigada pelas vossas respostas.
Ainda não é este ano que quero colocar a menina no jardim de infância - 2º o que percebi, será esta a designação correcta - mas, quando ela tiver 3 anos, isto é, para o ano.
Acontece que eu estive de gravidez de repouso quando estive grávida e, como pretendo engravidar entretanto, tenho de perceber os trâmites para conseguir depois dar resposta a esta situação.
Obrigada pelas respostas e pelos esclarecimentos. Beijinhos e, tudo de muito bom Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Grande abraço Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

Dandevalleréo -
Offline
Desde 16 Set 2014

Olá mamã Anitas! Sorriso
A sua menina só pode entrar para uma escola pública quando for para o pré-escolar (5/6 anos ou 4/5), entretanto pode colocá-la numa creche, tem as privadas (que tem um valor fixo para todas as pessoas só varia consoante a faixa etária da criança sendo que por norma os berçários são sempre mais caros) e tem as IPSS (instituição particular de solidariedade social) em que ia já pedem os rendimentos do agregado familiar e a mensalidade varia consoante os mesmos. Os serviços prestados por norma são os mesmos, a maior diferença muitas vezes é nos preços e em algus casos nas instalações… É uma questão de "pesquisar" eheh! Sorriso
Boa sorte beijinhos

ligpereira -
Offline
Desde 20 Ago 2011

À partida para o ano já poderá entrar no pré-escolar público pois faz 3 anos antes do final de 2015. É muito difícil, mas não impossível :), especialmente se tentar encontrar um JI com mais vagas.

As matrículas geralmente começam a meio de Abril e vão até meio de Junho, nas sedes de agrupamentos ou pela internet (com leitor de cartões e códigos dos cartões do cidadão). Não há como tentar.

De resto confirmo o que foi dito na mensagem anterior, que são hipóteses um pouco mais viáveis, embora mais dispendiosas.