Alguém já passou ou está a passar pelo mesmo?! | De Mãe para Mãe

Alguém já passou ou está a passar pelo mesmo?!

Responda
21 mensagens
dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

Olá mamãs!
O meu filho tem 2 anos e 8 meses e ainda não fala...
Há mais alguém por aí a passar o mesmo? Como são (ou eram) os vossos filhos? Vá lá partilhem, pois a minha angústia a cada dia que passa é maior...
Obrigada a quem responder.

Carolina Marques16 -
Offline
Desde 23 Mar 2014

Dadi não passei por isso com a minha filha, mas conheço um casal em que o menino também não falava, só emitia uns sons como se fosse um bebé!! Colocaram-no no infantário e as mudanças foram brutais, provavelmente como estava com os avós eles não o estimulavam o suficiente, e bastava apontar pra lhe darem o que queria, tornando-o assim preguiçoso..
É a única situação que conheço, mas o que lhe diz o pediatra?.

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

A pediatra diz para não nos preocuparmos que ele vai acabar por falar, numa primeira fase aconselhou o infantário e como tal ele começou em novembro do ano passado, mas não houve grandes alterações... Agora está ser acompanhado por uma terapeuta da fala...

Cris3010 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

Olá Dadi. O que diz o pediatra? Ele percebe o que lhes dizem? Aponta quando quer alguma coisa? E interage bem com os adultos e crianças?

O meu vai fazer 16 meses e é preguiçoso para falar. Começou a dizer papá com 7 meses e meio e depois veio a papa e a mamã. Agora quase não chama por nós, diz olá quando o rei faz anos e diz frequentemente dá e quer!!! O pediatra diz que no geral está bem, embora fosse expectável que falasse um pouco mais! Cada criança tem o seu ritmo, embora perceba a preocupação. De um momento para o outro ha-de começar a falar Sorriso

Sobre Cris3010

Último AC - outubro 2011; Encam. para cons. infertilidade - mar. 2013; 1.ª cons. - jul. 2013; 1.ª FIV - set. 2014 (-); 1.ª TEC - dez. 2014 (+) Gravidez não evolutiva - AE janeiro 2015; 2.ª TEC - abr.2015 (+) ❤️Acreditar é o primeiro passo! Jul. 2019 - gravidez espontânea ❤️

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

A pediatra diz para não nos preocuparmos, que ele vai acabar por falar...
Ele percebe o que lhe dizem, aponta para os livros para lhe lermos os logótipos da publicidade, quando quer alguma coisa tenta arranjar forma de pedir ajuda sem ser através da comunicação verbal, não consegue interagir muito bem com as outras crianças...

Happy_Mum -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Olá,
coloquei um tópico por causa da terapia da fala exatamente porque o meu 2º filho não fala quase nada.
Sempre foi estimulado como o irmão e anda no infantário desde os 5 meses. Diz algumas palavras mas não junta duas palavras. Diz: Não, para, pila, pé, pão, papá, mamã e ontem repetiu-me quando eu disse: Calou.
A educadora dele no início do ano alertou-me para essa situação. Ela diz que cada criança é diferente mas que devíamos estar atentos. Caso continuasse assim até Agosto, que há terapeutas da fala que vão ao infantário para sessões individuais e que é tudo através da segurança social. Mas eu não sei bem como isso funciona.
O que é certo é que na consulta dos 2 anos, a médica de família não valorizou e disse que até aos 3 anos ele tinha muito tempo e que havia de começar a falar.
Pelo sim pelo não, gostava que ele fosse a um terapeuta da fala para perceber se é algum atraso na fala ou não ou se há mais algum problema relacionado.
Apesar dele perceber o que lhe dizemos e pedimos, fico preocupada. Triste

Sobre Happy_Mum

Positivo:03/12/2012--05/03/2013-Duarte--03/07/2013 às 17h14,2.660Kg,47cm,com 34+3.
Positivo:04/06/2014--04/10/2014-Dinis--07/02/2015 às 22h21,3.630Kg,50cm,com 38+6.
Positivo:26/10/2016--30/01/2017-Mateus--27/06/2017 às 08h16,3.360Kg,48,5cm,com 39+0.

Khuya -
Offline
Desde 13 Nov 2016

Querida, eu pessoalmente comecei a falar aos 3 anos de idade! Tenho uma prima minha de 2 anos e 1 mês que também não diz mesmo nada, só mesmo aquelas falas de bebé. Não te agonies, isso depende de criança para criança! E vais ver que daqui a nada vai começar a falar e nunca mais vai parar!

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Cada bebé tem o seu passo, desenvolve a seu tempo...
Não te quero assustar porque cada bebé é um bebé... o meu menino é muito esperto... diz tudo, fala tudo, constrói frases, conta até 20 (com ajuda...), sabe as cores quase todas, sabe as formas... enfim! Fala pelos cotovelos, é incrível!
Já o primo dele não é assim... tem 3 anos e pouco e fala pouquissimo, anda no infantário, aponta para o que quer, mas é preguiçoso a falar, não quer.. nem com a terapeuta da fala lá vai... ele percebe tudo, por isso penso mesmo que ele não QUER falar! O seu menino percebe bem as ordens?

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

Happy_Mum como eu a atendo...

Khuya, e como é o relacionamento dessa sua prima com as outras crianças?

Klaire, o meu filho não tem problema nenhum em perceber ordens, reconhece os números de 1 até 10, reconhece bastantes letras, reconhece as marcas dos automóveis, entre outras coisas... Já agora como é a interação do seu sobrinho com as outras crianças?

Obrigada a todas que têm respondido...

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Dadi, como está o seu filho a nível do desenvolvimento motor? Eu pergunto-lhe isto porque é comum que as crianças desenvolvam primeiro algumas capacidades em detrimento de outras, o cérebro não consegue processar tudo ao mesmo tempo, como é normal. Geralmente, as crianças que desenvolvem a fala mais cedo ou mais rápido deixam um bocadinho para trás algumas capacidades motoras, como o correr, saltar, o trepar. Não quer dizer que não as façam, fazem-nas como qualquer outra criança saudável, mas é normal que estas aptidões demorem mais tempo a desenvolver. E depois acontece o contrário - os miúdos que estão focados na parte física deixam mais para trás a fala. É um mecanismo natural do nosso cérebro. A isto juntam-se depois as características próprias de cada criança e as familiares.

O meu filho começou a falar a sério, de forma que entendêssemos, bem depois dos 2 anos. Em compensação, quando cerca dos 12 meses, assim que percebeu que podia largar o sofá e não caía, não andou mais - passava o tempo a correr. Passava por mim que até o cabelo abanava com o vento. Aprendeu a trepar móveis e sofás e escadas e diversões nos parques infantis mais depressa do que falava. Só cerca dos 3 anos é que eu conseguia falar com ele uma conversa com princípio, meio e fim - por isso é que ele só foi para a creche cerca desta idade, queria que ele me conseguisse contar os seus dias, afligia-me ele estar num sítio em que eu não conseguisse perceber situações menos agradáveis, na versão dele.

A minha filha, típica rapariga, aos 2 anos, era já muito explicadinho e conseguia fazer-se entender sem deixar margem para qualquer tipo de dúvidas. Ah! E o meu filho, quando finalmente começou a falar, foi assim quase de um dia para o outro, frases completas e com as palavras bem pronunciadas, na sua maioria. Era como se ele estivesse a acumular a informação e só decidisse falar quando tivesse a certeza de que o ia conseguir fazer bem.

Se o seu filho entende o que lhe dizem e se se consegue fazer entender, dê-lhe tempo, ele chega lá ao seu ritmo. Fale com ele sempre naturalmente, peça para ele repetir palavras mas não insista se ele se mostrar incomodado, continue sempre a ter diálogos com ele, mesmo que ele não responda. Eles estão a assimilar tudo. Um dia, quando menos esperar, vai ter um miúdo a dar a língua que nunca mais se cala.

Felicidades!

ARCCP -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Eu sou professora do ensino especial.
O que aconselho é falar, falar, falar, falar muito com a criança.

Já percebi que a criança se consegue expressar, mas tentem não lhe responder quando ela pede algo por gestos. Por exemplo, se quer água e aponta para a torneira ou para o copo, digam "água" devagar para que a criança repita. Mesmo que emita um som já vale porque tentou, fez um esforço.

Outra coisa, peça ao pediatra, por um descargo de consciência que lhe indique um especialista auditivo para fazer um despiste à criança. Assim, descarta-se mais uma hipótese percebe?

Se precisar de alguma coisa, esteja à vontade.

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

amfr o meu filho começou a andar tinha 18 meses, mas tal como o seu desde que o fez passa o tempo a correr, saltar e trepar... Nessa altura tive a sensação que o meu filho era daqueles meninos que só fazia as coisas, quando tinha a certeza que não ia falhar (ou é de vez ou não é), não sei se me estou a fazer entender... Espero que como o seu, quando começar a falar, o faço de forma correta. Felicidades também para si e para os seus!

ARCCP já fomos ao otorrino e já fizemos todos os exames necessários e ele não tem qualquer problema. Quando ele se expressa por gestos e não lhe respondemos, ele tenta "desenrascar-se" de outra forma, por exemplo puxa uma cadeira e trepa até chegar à água...

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Pelo que já li, e se o seu filho interage e percebe o que o rodeia, é uma questão de tempo. A minha filha só começou a falar que se percebesse, construir frases mais complexas já perto dos 4 anos. Ainda se atrapalha com algumas palavras, e já está perto dos 5 anos, mas é uma tagarela Sorriso Começou a ser acompanhada com terapia da fala à cerca de 1 ano e acho que foi a altura ideal.
O facto de não interagir com as outras crianças não creio ser preocupante, ainda está na idade de estar a descobrir o outro . Não espere resultados imediatos em relação ao infantário, se entrou em Novembro é ainda muito recente e está ainda na fase de ambientação. Posso dizer-lhe que no primeiro ano de infantário a minha filha isolava-se muito, mas isso depois mudou.

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá mamã!

Cada criança tem o seu ritmo e ele ainda é novinho...
Mas diga-me uma coisa: Quando diz que não fala... ele não fala nada, ou não constrói frases?
Não diz pai, nem mãe, nem água, por exemplo, mesmo que mal pronunciadas?

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

Carlaper obrigada pelas suas palavras. Já agora a sua filhota em casa também gostava de brincar sozinha?

Flor 1 não fala mesmo nada... Ou melhor já o ouvimos dizer mamã, papá, vô, mas de uma forma esporádica e quando pedimos para repetir tal não acontece... Uma palavra que diz frequentemente e muito bem é "boa", acompanhada de palmas...

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Mamã, na minha opinião (que vale, o que vale) devia leva-lo a uma consulta de desenvolvimento e ver o parecer de alguém entendido na matéria, até para ficar mais descansada. Sorriso
O meu filho também fala muitoooooo mal para idade e foi o que fiz (e ainda bem que o fiz!!!- daí lhe ter feito aquela pergunta!) Aliás, eles têm coisas comuns, como o andar tarde e só correr...
Beijinho

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

dadi -
Offline
Desde 17 Jun 2008

Flor 1, desculpe a minha pergunta, o que lhe disseram na consulta de desenvolvimento?

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Mama Dani, mandei-lhe mensagem.

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

Khuya -
Offline
Desde 13 Nov 2016

A minha prima é a unica bebé da familia e não tem muita relacão com outras crianças, mas a sua avó toma todos os dias conta dela, está sempre a falar com ela, a "puxar" por ela para ver se diz mais alguma coisa. Ela entende as coisas que dizemos, apenas não diz mesmo nada. Como lhe disse, eu comecei a falar aos 3 anos. E minha mae sempre dizia que saía ao meu pai, que também comecou a falar tarde. Não tem ninguem na familia, o pai ou até mesmo a Dani que começaram a falar mais tarde? Mas não se agonie. Sei o que sente, pois também a mãe da minha prima fica toda assustada porque a menina não fala, é tudo questão de tempo Sorriso

Klaire -
Offline
Desde 06 Jul 2015

dadi escreveu:
Happy_Mum como eu a atendo...
Khuya, e como é o relacionamento dessa sua prima com as outras crianças?
Klaire, o meu filho não tem problema nenhum em perceber ordens, reconhece os números de 1 até 10, reconhece bastantes letras, reconhece as marcas dos automóveis, entre outras coisas... Já agora como é a interação do seu sobrinho com as outras crianças?
Obrigada a todas que têm respondido...

Ele sinceramente interage bem, brinca com o meu filhote sem problemas, sendo o meu um fala barato e o primo sendo muito introvertido, eles brincam bem lá com os sons deles, os carros e tudo, o meu sobrinho aponta para tudo como já disse, nunca teve assim problemas com outras crianças.

Sobre Klaire

27/06/2014- O meu piolhito nasceu, amo-te meu docinho!
27/11/2015- Nos treinos!
22/12/2016-POSITIVO! Agarra-te bem!
01/02/2017-A nossa primeira eco ás 12s, bebé saudável e fofo
04/04/2017- Eco das 20s, É UM PILINHAS!

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Olá Dadi, sim ela sempre brincou bem sozinha. Se a faz ficar mais descansada, faça como disse a flor e faça um consulta do desenvolvimento, mal não faz. Eu nunca senti necessidade de o fazer porque confio bastante na pediatra da minha filha, é uma senhora com bastnte experiência. A minha também já andou "tarde", já perto dos 20 meses.
Beijinho

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?