Alguem já fez amniocentese? Como correu? | De Mãe para Mãe

Alguem já fez amniocentese? Como correu?

Responda
24 mensagens
Mariazita B -
Offline
Desde 04 Abr 2011

olá a todas, dia 3 vou fazer a amniocentese, pelo facto de ter 35 anos, nada mais...e estou apavorada com a chegada desse dia.
Algumas de vocês concerteza também já fizeram, querem partilhar essa experiencia comigo? Como foi a recuperação? e os cuidados que tiveram? perderam liquido, tiveram dores?

bjs

_Titinha_ -
Offline
Desde 26 Ago 2009

oi linda,
olha eu nao fiz pq ainda nao estou na idade considerada "de risco" e graças a Deus nao tive nenhum indicio que me levasse a faze-la, mas vou tentar ajudar-te pq tenho um irmao que nasceu qd a mnh mae tinha 40 anos (ele tem agora 7) e a mnh mae fez.
O que te posso dizer é que fez mto mais impressao ao meu pai assistir do que propriamente a mnh mae. ela diz que nao lhe doeu nada, e nem sequer perdeu liquido ou teve dores. Tens e de ter cuidado a seguir pq nao podes fazer esforços. parecendo que nao e uma agulha que faz um peq buraco no teu saco para extrair um pouco do líquido amniotico, mas pelo que o meu pai diz a agulha e super fininha pelo que o buraquinho tb nao é grande.
Relaxa, vais ver que vai correr td bem.
ha quem fique mm de cama nos dias a seguir (acho que sao 2 ou 3 que aconselham) e se te sentires mais segura, fica mm. a mnh mae nao ficou de cama e correu tudo bem.
bjs

Sobre _Titinha_

Fiquei sem barrigão, mas tenho uma filha maravilhosa!
Ser mãe é uma benção!!!! :):):)

Salty -
Offline
Desde 16 Abr 2010

O segredo é não stressar!
Eu tal como tu também fiz a amniocentese por ter mais de 35 anos, procurei não pensar muito no assunto e ir descontraída.
Não doeu nada, é mais a impressão. Não perdi liquído, mas também descansei 4 dias, os 2 primeiros só saí da cama para ir à casa de banho, no terceiro já estive a descansar também no sofá e ao quarto já começei a mexer-me.
O maior cuidado que tive foi em conter o riso porque o marido, com as descrições e caretas cómicas dele, não parava de dizer que o bébé estava lá dentro de braço esticado com o dedinho no buraco e muito chateado porque lhe furaram a piscina, só de imaginar já me estou a rir.

Beijinhos e força que vai correr tudo bem!

Sobre Salty

O sonho da minha vida realizou-se no dia 27-10-2010, é a minha estrela Leonor!Adoro-te Filha!

Lília santos -
Offline
Desde 06 Ago 2009

Eu fiz e infelizemente não foi pela idade, mas graças a Deus correu tudo bem e o resultado veio negativo Sorriso

Não tens de te preocupar, não dói, a recuperação se for bem feita (sempre deitadinha e só levantar para ir ao WC) também é fácil, e esperar pelo resultado, se não pensares muito nisso, pk n tens motivos (afinal vais fazer apenas por precaução)também passa rápido o tempo!

Relaxa, há muitas mamãs a fazer e o risco é minimo, minimo, minimo... Sorriso

Vai correr tudo pelo melhor, vais ver!

Bjos****

A minha filhota é a minha vida! Sorriso

10-05-2011

M_19 -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Olá antes de mais tenta ter calma, é muito importante!

Vou tentar contar como foi a minha amnio...
Não olhei para a agulha, fechei os olhos e concentrei-me na voz da DRª que me disse que poderia ser um pouco complicado visto estar com contracções mas ela com muita presistencia conseguiu fazer a amnio.

Não doi assim tanto, sentes a agulha mas estive sempre bem monotorizada pela DRª e pela enfermeira que me apoiaram muito.

Depois fiquei 15 minutos deitadinha e deram-me um comprimido para relaxar as contracções e a DRª passou-me DUPHALAC que ajuda a ires ao WC sem fazer esforço (tinha receio pois sempre fui muito presa) e depois mandaram o meu marido ir buscar o carro para a frente da porta.

Vim para casa, deitei-me logo para o lado esquerdo pois é o lado que possiblita a maior oxigenação do bebé e só me levantava mesmo para ir ao wc, por percaução minha fiquei um dia extra na cama e tomei o xarope que a DRª passou e olha correu tudo bem, nao tive nem dores nem qualquer perda durante os 3 dias e depois tambem nao.

O que me custou foi esperar pelo resultado, 3 longas semanas...mas que compensou tudo.
Nós pais tinhamos medo mas sem duvida alguma que foi o melhor que fizemos, agradeço muito a Deus por ter feito uma amnio.

Boa sorte e qualquer dúvida, estás á vontade
beijinhos e vai tudo correr bem

Sobre M_19

M_19 e Madalena
A 5 Janeiro 2011 ás 11h17 nasceu a nossa filhota com 3,726g e 51cm com 41 semanas e 1 dia Sorriso Amo-te Filha!!! És a minha vida Sorriso www.baby-madalena.blogspot.com
*A Madalena já tem madrinha...Querida MariadeSena*Eu sou a Madrinha orgulhosa da Martinha da MariadeSena*
*Quincardeth,Naninhas e Tekinhas,parabéns meninas*

Maria Torres -
Offline
Desde 13 Dez 2010

É isso mesmo ... tentar não stressar, já fiz duas e correram as duas bem Sorriso Tenta descansar o mais possível nas 24h seguintes,esse descanso ajuda a repor o liquido amniótico,beber muitos líquidos.Vai correr tudo bem Sorriso
Boa sorte

AdrianaSL -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Olá,

Eu fiz a amniocentese na semana passada e, felizmete, acho que correu tudo bem. No meu caso, fiz porque tenho 35 anos, já tive um aborto derivado de uma má formação do feto e porque tinha um valor da translucência da nuca de 2,9mm.
Dói um bocadiho ao entrar e ao saír da agulha, mas é uma dor perfeitamente suportável. A médica fá-lo com a ajuda da ecografia para ver onde há uma bolsa maior de líquido, para não correr o risco de atingir o bebé.
Fui para casa repousar e só me levantava para ir ao wc. Descansei durante 3 dias, mas o prescrito pela médica são só 2. Mas mais vale prevenir... Perdi um bocadinho de líquido, mas a médica disse que isso é normal. O que não é normal é perder muito líquido e sangue ou ter dores fortes.
Ligaram-me da maternidade (MAC) com os primeiros resultados passado 2 dias e, felizmente, está afastada a hipótese de trissomias. Os resultados finais é que só passadas 2 semanas. ainda estou à espera.
Resumindo, foi uma decisão muito difícil fazer a amniocwentese, mas estou agora convencida que foi o melhor que fiz. Pelo menos posso passar o resto da gravidez descansada.

Desejo que contigo corra tudo bem

Mariazita B -
Offline
Desde 04 Abr 2011

Realmente estava a precisar de umas palavras de encorajamento... não conheço nenhuma mulher que tenha feito a amniocentese, nem a minha irmã nem as minhas amigas e quando toco nesse assunto com elas, não sabem o que me dizer...tenho tentado saber mais a respeito na net, mas a enfermeira do HGO disse-me para não o fazer porque por vezes aparecem informações menos boas que me poderiam deixar mais nervosa e preocupada, mas ainda bem que me inscrevi neste forúm, pois é muito bom partilhar opiniões e tomar conhecimento de experiencias, que poderão valer-nos de alguma forma.
Já agora alguém sabe dizer se esse tal buraquinho que a agulha faz, volta fechar nesses 2/3 dias de repouso? Definitivamente, e podemos voltar a fazer a nossa vida normal até ao final da gravidez?

Beijinhos, e que tudo corra bem convosco

BABY27 -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Não te preocupes vai correr tudo bem.
Eu também tenho 35 anos e após rastreio bioquímico que revelou a probabilidade de 1/100 para trissonomia 21, a médica achou que deveria fazer amniocentese. Fiquei muito assustada, ainda por cima porque sofro de ansiedade generalizada e crises de pânico e só achava que naquele momento me iria sentir mal, que não iria conseguir, que iria perder o controlo... Nada disso, a médica tranquilizou-me e disse-me que acreditava que os resultados eram falsos positivos até porque os resultados da translucência da nuca estavam dentro do normal. Foi super rápido, apenas um pequeno desconforto com a passagem da agulha, mas nada, nada de especial...Acredita que é mesmo super rápido, acho que fiquei mais nervosa depois do exame acabar do que quando começou. Depois é só repousares em casa. No meu caso a médica aconselhou-me 2 dias. AH!! e as boas noticias é que estava tudo bem, foi mesmo um falso positivo o do rastreio. Por isso se eu consegui que sou uma ansiosa de 1º GRAU, vais ver que não custa mesmo nada.

Sobre BABY27

Baby27

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Mariazita, essa não entendi... vais fazer amniocentese "só" por teres 35 anos??? A amniocentese deve ser feita em situações reais de possibilidade de trissomias e não "só" pela idade!

Eu também tenho 35 anos, fiz o rastreio bioquimico e deu negativo, portanto nunca na vida iria fazer amniocentese "só" porque tenho 35 anos... aliás, nem me sinto com 35 anos para dizer a verdade.

Aliás, o meu GO disse-me que só recomenda amniocentese em casos excepcionais.

Não fizeste o rastreio bioquimico primeiro?

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Sofia_2011 -
Offline
Desde 12 Jan 2011

Pois o meu caso foi igual Triste Eu nem passei pelo rastreio! Tanto o GO como o medico de familia aconselharam a amniocintese por ter 35 anos.

Antes de fazer e como estava tudo bem nas ecos, dizia que numa proxima gravidez queria o rastreio primeiro e so depois é que faria... Agora um mês depois de ter feito, acho que fiz mto bem!!!

Faria, mesmo só pela idade, outra vez! Não me custou nada, nada... so um desconforto, correu tudo bem. Foi rápido, indolor para mim, enfim... neste momento posso dizer te que depois do resultado e da eco morfologica, estou mto mais descansada pq sei que com o meu bebé está tudo bem. Claro que preocupada estarei sempre até ele ter 50 anos e se ainda for viva Sorriso

Olha, sinceramente o que me custou mais foram os 3 dias na cama

Mas de facto é um alivio

Vai sem medos e vai tudo correr bem

Beijinhos

09/08/2011 Chegou o meu anjo Gabriel!!! És a minha vida!!!

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Sofia_2011 escreveu:
Pois o meu caso foi igual Triste Eu nem passei pelo rastreio! Tanto o GO como o medico de familia aconselharam a amniocintese por ter 35 anos.Antes de fazer e como estava tudo bem nas ecos, dizia que numa proxima gravidez queria o rastreio primeiro e so depois é que faria... Agora um mês depois de ter feito, acho que fiz mto bem!!!Faria, mesmo só pela idade, outra vez! Não me custou nada, nada... so um desconforto, correu tudo bem. Foi rápido, indolor para mim, enfim... neste momento posso dizer te que depois do resultado e da eco morfologica, estou mto mais descansada pq sei que com o meu bebé está tudo bem. Claro que preocupada estarei sempre até ele ter 50 anos e se ainda for viva Sorriso

Sinceramente acho uma enorme irresponsabilidade por parte desses médicos dizerem para fazer uma amniocentese sem fazer um rastreio bioquimico primeiro e só pela idade. Bem diz o meu GO que os 40 anos são hoje os novos 35... e acho uma irresponsabilidade porque estatisticamente, 1 em cada 100 amniocenteses acaba em aborto. E havendo outros exames que se podem fazer antes, como as ecografias e o rastreio bioquimico, não faz sentido partir logo para a amniocentese sem haver razão para tal além da idade. Mas claro, parte da consciência de cada um. Eu nunca faria só pela idade. A mim não me faz sentido fazer um exame para ver se o bebé estar bem, exame esse que me pode levar a perdê-lo.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Sofia_2011 -
Offline
Desde 12 Jan 2011

Eu percebo o que dizes, Bluegirl e tive mtas mtas dúvidas, acredita!

Á última da hora ainda pensei em desistir, mas fui para a frente.

Claro que mamãs que decidam aceitar o seu bebé de qualquer forma, têm toda a minha admiração. Não é no entanto o meu caso.

Há anomalias que ainda aceitava mas assumo que as mais assustadoras fariam-me optar por interrepomer a gravidez.

Aliás, senão fosse assim tb não valia a pena fazer o exame.

Eu concordo com os médicos quererem jogar pelo seguro. aliás eles não me obrigaram. Até me perguntaram o que faria caso o bebé tivesse algum problema e eu respondi. Aí a amnioicntese não faria mesmo sentido.

E a verdade é que essa taxa já não é bem assim. Já aumentou para 200%.

Tb acho que se faz um bicho de sete cabeças deste exame. E penso que isso acontece para mtas mamãs, que fazem só pela idade, têm direito ao exame aos 35 anos, não o fazerem e assim o estado não contribuir. Afinal é um exame caro!

Num hospital privado, pelo que conheço de outras mamãs, e no meu caso que sou lá seguida, reparei que a amniocintese é ate recomendada a torto a direito.

Por acaso fiz no estado e o que me disseram foi exactamente isso.

Adorei a equipa e o médico que me fez o exame e o apoio que deram nos dia sa seguir pq ligaram a perguntar (e isto num hospital publico). E sabes o que ele disse no fim? "Olhe mas agora não vá contar às outras mamãs que isto é assim tão simples e tem tanto sucesso pq senão querem todas fazer!" Preocupado

A verdade é que ficas sem dúvida mto mais descansada. Sem duvida...

Mas eu acho e ja disse isto que o que me levou a fazer foi esta pergunta:

"Se o meu bebé tiver um problema, que o torne um ser humano dependente, como no caso das anomalias mais graves, levo ou não a gravidez para a frente?"

Custa mas esta é a verdade do exame.

No meu caso não levaria e foi isso que me decidiu a lá ir.

Mamãs que fiquem com os seus bebés independentemente de tudo, claro que na minha opinião não deverão fazer.

p. s - Ah e tb existe o caso qdo o bebe tem uma anomalia ou uma doença, só ser detectado na amniocintese e mtos problemas podem ter cura e solução ainda no ventre da mãe.

Aprendi com a gravidez, que apesar de se ter cuidado com o que se lê, quanto mais informação tivermos para ajudarmos os nossos bebecas melhor

09/08/2011 Chegou o meu anjo Gabriel!!! És a minha vida!!!

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Também entendo o que dizes, o meu rastreio bioquimico deu negativo portanto não vou fazer mais nada, mas se tivesse dado positivo também teria feito a amniocentese pelas mesmas razões que deste: que há situações que só se detectam na amniocentese e que há situações que se podem tratar ainda no útero.

Mas nunca faria a amniocentese sem fazer antes o rastreio bioquimico. A mim chocam-me métodos invasivos deste tipo e sabendo que há outras coisas a fazer antes, nunca o faria em 1º lugar.

Esperemos que num futuro não muito longinquo se consiga detectar tudo apenas através duma simples análise ao sangue e nenhuma mulher grávida tenha de passar por isto.

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Flappy -
Offline
Desde 19 Jan 2011

Olá,
Eu também fiz a amniocentese.
Depois do rastreio bioquímico ter dado positivo devido a uma probabilidade de 1/190 para trissomia 21, resolvi fazer a amniocentese.
Fiz o exame na MAC, com o Dr. Álvaro Cohen.É um exame que tem 1% de risco de aborto e por isso estava com imenso medo de o fazer.
Quando sai da sala doia-me imenso a barriga e estive 2 dias totalmente de repouso e mais 2 em que andava pela casa devagarinho.
Felizmente correu tudo bem e contigo também vai correr.
Depois do exame tenta descansar e pensar em coisas boas...
Como o médico pediu o exame com PCR o resultado foi rápido e já sei que deu tudo negativo para trissomia 21, 13 e 18.
Foi um alívio.
Beijocas e boa sorte.

Sobre Flappy

Já nasceu o Gonçalo!!!

Isacri -
Offline
Desde 28 Abr 2011

Olá
Eu tb fiz amnicentese só por causa da idade, tenho 38 anos e foi uma gravidez não programada, enteri um pouco em stress no inicio pois achei que já tinha alguma idade para ser novamente mãe, dai a decisão de fazer.
não te preocupes não custa nada é apenas uma picada suportavel, o pior são os nervos, a ansiedade que não conseguimos controlar. Apenas fiz repouso nos dois dias seguintes mas sem estar deitada, felizmente correu tudo bem. jà tenho o resultado, está tudo bem e a minha princesa está bem.
Vai correr tudo bem contigo. sem stresss.

Sobre Isacri

Abençoada com três filhotes lindos.
Depois dos princepes a princesa apareceu para embelezar ainda mais o meu castelo.

Mariazita B -
Offline
Desde 04 Abr 2011

hoje tive de ir a correr ao hospital, porque o resultado da urocultura que lá fiz deu inconclusivo... nada me alivia a tensão que tenho em cima, parece que tudo corre contra... a amniocentese está marcada para terça ás 10h, e só segunda de tarde saberei o resultado da analise novamente...se a mesma ainda acusar infecção não vou poder fazer a amniocentese e creio que depois já não a farei...pois entretanto já vai ser tarde...

jinhos, Bom fds para todas

Xana Fonseca -
Offline
Desde 05 Jul 2010

Eu tenho 35 anos e fiz o rastreio bioquímico, foi logo a primeira coisa que falei com a minha GO. O médico que me fez a eco, na UMF do Hospital de Viseu disse-me que o rastreio estava bom e que a eco também. Pelos resultados ficava excluída a minha idade e não aconselhava a fazer a amniocintese, visto que o risco de aborto era muito maior que o risco de ter um bebé com problemas. Mas, se eu e o meu marido quiséssemos, claro que faziam! Em conjunto com o marido decidimos não fazer a amniocintese. Tenho uma prima que fez e ainda tinha 27 anos, porque o rastreio estava com valores muito alterados. Mas, afinal, estava tudo bem. Tenho outra prima, com 35 anos, que, devido à doença do GO dela, recorreu à médica de família, que lhe disse ser uma parvoíce fazer qualquer tipo de rastreio e nem era necessário andar com isso de amniocintese! Quando o GO dela voltou ao trabalho e soube, ia tendo um ataque. Como é que uma profissional de saúde diz algo assim???

10 de Junho de 2011 - Nasceu o David Miguel, com as bochechas mais fofas do mundo.

ACJB -
Offline
Desde 12 Dez 2008

Tenho 36 anos e estou grávida pela 1ª vez. Pela minha idade a OB disse que a possibilidade de ter filhos com alguma trissomia era de 1/199. Fiz o rastreio e passei para a probabilidade de 1/3960. Ora como a probabilidade de aborto na amniocentese é de 1/100 ou 1/200, as probabilidade de abortar no meu caso eram muito mais elevadas do que as de ter um filho com trissomia. Depois também há que ter conta que a eco deu valores normais e provavelmente ainda farei outra eco antes que soubesse o resultado da amniocentese (tem de se esperar muito tempo Triste ). Por outro lado, há muitas doenças e complicações que não aparecem na amniocentese, até porque poderão surgir mais tarde. Também me preocupava com a espinha bífida, mas a médica disse-me que a amniocentese não era o exame adequado para o diagnóstico deste tipo de doença... Pelo que tenho lido, parece que a tendência é esse exame ser feito mais para perto dos 40 ou claro quando o rastreio é positivo. Também li que acabam por se verificar abortos de bebés sãos pela curiosidade de se saber se tem deficiência ou não... Resultado, eu e o meu marido, pelas probabilidades matemáticas e estatísticas, decidimos não fazer amniocentese... espero que corra tudo bem...
A decisão não é fácil de tomar, mas penso que qualquer que seja é válida.
Boa Sorte para ti, vai tudo correr bem!

Anninhas82 -
Offline
Desde 19 Maio 2011

Olá, a todas. sou mae de um menino com 8 meses e agora estou gravida de 16 semanas e de gemeos falsos.
Á cerca de 1 semana mandaram-me carta pra casa pra ir fazer amniocentese, entrei logo em panico.
Hoje fui fazer e explicaram-me que tinha probabilidade de os 2 bebes serem portadores de trissomia 21. A probabilidade é de 1:616, mas disseram-me q era so uma probabilidade, mas eu fiquei logo de rastos.
A amniocentese correu bem, senti so uma ligeira pressao, mas tiveram que "furar" 2 vezes pois cada bebe tem o seu saco.
Agora tenho que ficar de repouso absoluto durante 3 dias, so me levantando pra ir ao WC.
Agora estou numa ansiedade pra saber o resultado, que me disseram no Hospital, que leva umas 2 semanas.Estou desejando que o tempo passe, pra saber se está tudo bem com os meus bébés, que em principio sao 2 meninas, nao deu pra confirmar...
Deus queira que esteja tudo bem com elas...

Ana Madeira

crist74 -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Olá a todas,
Eu fui hoje fazer o rastreio, estou com quase 37 anos e o meu médico, embora não querendo influenciar-me, diz que sou nova e o risco da amniocentese não deve ser corrido sem haver algum indicador mais forte.
A minha eco deu toda valores normais, pelo que vou ficar a aguardar pela análise ao sangue.
Pela idade estou com uma probabilidade de 1/250 e só irei ponderar fazer a amniocentese caso essa probabilidade suba considerávelmente...tipo 1/10 ou algo do género...
Agora tenho visto muitos casos que corre muito bem e que não se sente dor. Deve ser um descanço depois do saber um bom resultado, mas de qualquer forma não estou disposta a correr esse risco.

bjnhs e que tudo te corra pelo melhor

Mariazita B -
Offline
Desde 04 Abr 2011

Vais ver que vai estar tudo bem com os teus bébés. Eu fiz a amniocentese no passado dia 10 de Maio, e felizmente correu tudo bem. Quanto ao resultado, passados 8 dias, ou seja no dia 18, ligaram-me do hospital a informar que estava tudo bem com o meu bébé, e que era realmente uma menina. Por isso como vez até foi rápido.
Tem fé, que tudo correrá pelo melhor.

beijinhos

Desde 20 Fev 2018

olá é a minha primeira vez no grupo, também vou fazer uma amnio na próxima semana, e as vezes penso em desistir. tenho medo que não corra bem Triste

Cátia Pinto2 -
Offline
Desde 08 Out 2018

Ola bom dia tenho 31 anos e estou gravida pela 2 vez e fiz o restreio e deu positivo disseram me que tinha que fazer amniocentese estou com medo quero tanto ter o meu bebe saudavel mas o resultado deu 1.85 mm disseram me lgo que o meu bebe tinha trissemia 21 sera que todas maes ja passaram por isto? Preciso de ajuda estou assustada nao paro de pensar 😢