Alergias e Gravidez | De Mãe para Mãe

Alergias e Gravidez

Responda
11 mensagens
FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Olá a todas,
1) Alguma de vocês está grávida (ou está a tentar) e sofre de alergias? (tanto respiratórias como de pele)
2) Como fazem em relação à toma dos anti-histamínicos? 3) Quais vos aconselharam para a gravidez?
Tenho um vasto historial de atopia (uma combinação de asma brônquica com rinite alérgica e dermatite atópica) e por isso, há uns meses, fui medicada pelo dermatologista com Atarax e Zyrtec. Disseram-me na farmácia que, para uma grávida, o melhor é o Atarax.
Ainda não estou grávida (acho eu?!) mas estou nos treinos +- oficiais (+- oficiais porque só consegui consulta com a GO em Março), por isso ainda não pude colocar esta questão.
A toma de um anti-histamínico para mim é absolutamente indispensável (pelo menos desde há uns meses, pois estou pior). Se não tomar, fico cheia de comixões pelo corpo e afins.
4) Já agora, há aqui alguma mamã que faça eczema atópico nos mamilos e tenha problemas em amamentar por cauda disso?
Beijinhos a todas e desde já obrigada pelas vossas respostas.

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

kikinhasantos1994 -
Offline
Desde 24 Jan 2011

ola olha eu estou a tetar ingravidar e tenho bronqite asmatica e tomo tudo normalamente

maya -
Offline
Desde 18 Set 2007

eu não tenho tantas alergias como tu, mas tenho rinite alérgica.

Durante a gravidez e durante a amamentação, tanto a alergologista como a GO estavam de acordo: Manter medicação!
A diferença é o que se mantém e como se toma.

Eu tomava o Avamys (corticosteroide nasal) quando necessário e um anti-histaminico Levrix que não dava sono em SOS.

Desde gravidez, mantive o Avamys sempre dia sim dia não, ou seja, aumentei a dose e fiquei com indicação de tomar zyrtec em SOS. A explicação foi, se se controlar com uma dose maior de spray nasal não chega a ser necessário o anti-histamínico. Segundo a Alergologista, a dose de spray, como é local, pouca entra no sangue, já os comprimidos... é outra história!!

No fim da gravidez apresentei uma alergia de pele que nem me deixava dormir. A Go receitou-me Atarax + Hidalone (Hidrocortisona em creme) e usei os 2 durante 6 dias, fui diminuindo progressivamente o atarax, mas no início cheguei a tomar 3 por dia. Mas também já estava no final do tempo.

Portanto este texto todo para dizer que os sprays são seguros. Os anti-histamínicos apenas devemos confiar nos antigos pois já há estudos suficientes na gravidez (atarax, Zyrtec e Aerius, sendo os 2 primeiros melhores) mas mesmo assim de preferência evitá-los!!!

E consulta com Alergologista? Eu neste assunto confiei mais na alergologista, que conhece muito melhor a medicação que anda para aí. Eles tratam adultos, grávidas, bebés e crianças e sabem bem dar-te a medicação melhor para cada situação.

Sobre maya

A Beatriz nasceu a 9.12.2010 à 1h45 com 4140g e 51cm de pura beleza! Apaixonado
Em Setembro de 2012 ganhei uma estrelinha no céu Triste

Madrinha orgulhosa da Tarecas!! Grande abraço

Litita -
Offline
Desde 19 Dez 2009

olá

maya que alergia tiveste, eu na última semana tb fiz uma enorme alergia, segundo a médica era herpes gestacional, não estão mesmo a imaginar a minha pele, como não havia maneira de a menina kerer nascer e a alergia só começava a passar qd a bebe nascesse, a médica fez-me o toque especial e no dia a seguir a bebe nasceu.

mas a alergia era horrivel, horrivel mesmo

Sobre Litita

dia mais feliz da minha vida, foi quando fomos contemplados com o nascimento da nossa princesa!!!!!

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Pois é eu sofri muito na gravidez e na fase de amamentação - NÃO SE PODE TOMAR RIGOROSAMENTE NADA!

É esperar que passe...

as melhoras

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Meninas que continuam com a medicação falem bem a sério com os vossos médico, porque este tipo de medicação pode fazer muito mal ao bebe, nem a pomadinha para os Herpes (que não me recordo o nome) se pode colcar.

Eu informei-me naltura com vários medicos, pq estava desesperada! E todos disseram o mesmo!

bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

maya -
Offline
Desde 18 Set 2007

Ana há situações e situações. Se a grávida em questão tiver problemas ligeiros claro que mais vale aguentar-se a bronca, mas se precisa mesmo da medicação, tem que se arranjar uma solução! Não vai andar a sofrer durante 9 meses. Todas as já mamãs que eu conheço com problemas alérgicos continuaram a fazer a medicação com esquemas alterados. Eu também duvidei, e por isso mesmo perguntei a 2 alergologistas, 2 GO's e ao médico de família e todos me deram a mesma resposta, mudando apenas o anti-histamínico entre um dos 3 melhores.

O que todos referem é até aos 3 meses de gravidez, se possível não tomar nada de nada, e depois começa-se o novo esquema!! Mas isso cada médico o faz de acordo com o caso. O meu foi assim. Esqueci-me de referir isso. É que quando engravidei parei de tomar tudo... até que me deu uma crise dos diabos. Como trabalho num hospital foi só descer de piso e ir falar com a alergologista. Ela perguntou-me logo o tempo de gestação e como já estava quase nos 3 meses, faltavam 2 ou 3 dias mandou-me recomeçar a medicação. Mesmo assim ainda pedi mais opiniões antes de a recomeçar, que o medo de lhe fazer mal era grande.

Agora na amamentação, como tomo o spray religiosamente ainda não precisei de tomar nenhuma vez o anti-histamínico. Mas a pior época está aí a vir. vamos a ver!! Nervoso

Litita, não foi herpes... e até hoje não sei se terá sido alergia a uns iogurtes ou a um creme, ou outra coisa qualquer. tinha os braços e pernas num bolo, cheios de borbulhinhas pequeninas com líquido transparente. Ainda suspeitaram de colestase hepática da gravidez mas graças a Deus deu tudo negativo Espertalhão A medicação ajudou mas também só me começou a passar mal ela nasceu lol

Sobre maya

A Beatriz nasceu a 9.12.2010 à 1h45 com 4140g e 51cm de pura beleza! Apaixonado
Em Setembro de 2012 ganhei uma estrelinha no céu Triste

Madrinha orgulhosa da Tarecas!! Grande abraço

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Olá a todas,
Obrigada pelas vossas respostas e experiências.
Realmente o meu caso, actualmente, é mais ao nível da pele. Há algum tempo que não tenho crises ao nível respiratório e por isso esses sprays pró nariz não tenho usado. Para as alergias ao nível da pele só mesmo com anti-histamínicos orais e pomadas à base de corticosteróides quando tenho um eczema mais localizado é que consigo controlar +- o problema. E leia-se "controlar" mesmo, porque isto não passa durante muito tempo sem medicação. Ou seja, 9 meses sem nada (como estou agora, por exemplo), seria impossível aguentar.
Perguntei sobre o eczema no mamilo porque costumo ter, fica cheio de gretas e tudo (parece que ando a amamentar, vejam lá), e tenho medo de quando realmente estiver a amamentar que piore e não consiga de todo fazê-lo, mas pronto não vale a pena sofrer por antecipação, espero que até lá isto fique bem mais controlado.
A ideia de ir ao aergologista é realmente boa, obrigada! Já há bastante tempo que não vou e até convém fazer novos testes porque posso ter novas alergias.
Fico descansada por saber que Zyrtec e Atarax são os mais usados numa grávida, pois são esses que tomo.
Bj pra todas!

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Shushan26 -
Offline
Desde 24 Jan 2011

Olá querida
Olha eu tenho várias alergias que me afectam principalmente a parte respiratória.
A única coisa que mantive foi a bomba que tomo todos os dias pois é melhor do que privar o bebé do oxigenio e a bomba que tomo segundo o meu GO só actua a nivel dos pulmões não é absorvida pelo sangue, pelo que não tem qualquer problema. Mesmo o Ventilan que é SOS diz q posso utilizar.
Os comprimidos anti-histaminicos parei.

Ao nivel da pele tenho um eczema que só me aparece nas mãos, mas como só me dava bem com uma pomada à base de cortisona tb parei. Agora só ponho cremes hidratantes e evito mexer em detergentes sem as luvas.
Há dias melhores que outros, mas enfim, temos que aguentar.

Mas o melhor é informares-te com o teu médico.

Sobre Shushan26

Positivo a 18-10-10
Nasceu - 05-06-2011

sofia25 -
Offline
Desde 17 Jun 2008

Eu tenho alergia a este polen que anda por ai.. e ando cheia e borbulhas e comichão no nariz.. e espirros! a obstreta disse para tomar o ATARAX mas tive a ler e diz que não faz muito bem.. tenho receio.. será que devo tomar??

Alguem tomou? tenho 12 semanas

Sobre sofia25

Beijinhos

Sofia da Silva Costa

tagy -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Tenho Renite alergica e Asma, mas problemas de pele nunca tive. Antes de engravidar falei com a minha Alergologista e perguntei-lhe como fazia com a medicação. Estava a tomar anti-histamínicos todos os dias e não podia sobreviver 9 meses sem eles! A Drª alterou-me a medicação e receitou-me Avamys e Brisomax (Asma) e que ela não aconselhava anti-histaminicos nos 3 primeiros meses. entretanto engravidei e tenho estado super bem Sorriso Não preciso do Brisomax para a Asma e uso o Avamys em SOS, quando começo a espirrar mais.

Acho que deves consultar um alergologista que melhor que ninguém vai perceber os teus problemas e aconselhar-te qual a medicação que deves tomar. É sempre melhor sermos acompanhadas por um especialista e tomar a medicação adequada do que andares a sofrer durante a gravidez e fazeres o teu bebé sofrer também.

Se quiseres experimentar uma medicina alternativa, podes tentar a acupunctura. Fiz o ano passado e ajudou muito e pode ser feito durante a gravidez (por um técnico experiente).

Beijocas e espero ter ajudado.

Sobre tagy

POSITIVO a 04/02/2011
DPP a 14/10/2011; Nasceu a 6/10/11;