AJUDA pf- espermograma | De Mãe para Mãe

AJUDA pf- espermograma

Responda
4 mensagens
anfisantos -
Offline
Desde 29 Dez 2020

Boa tarde ....Preciso da vossa ajuda/conselhos/opniões pois estou a stressar Triste

A minha médica de família mandou fazer alguns exames, uma vez que já estamos a tentar engravidar há mais de 1 ano.
Saiu agora o resultado do espermograma do meu marido e estou um pouco (bastante) preocupada.

Ele fez na Unilabs no Porto.

O que mais me preocupa são os espermatozoides normais, que refere 2% quando deveria estar acima de 4%.

Alguém tem experiência dos resultados neste laboratório? Será que devo dar relevância a isto? Ou fazer o exame à nossa conta noutro sitio mais especializado?

Obrigada por toda a vossa ajuda!

Volume 2.3 mL >1.5
pH 7.8 >=7.2
Cor Branca-cinzenta
Cheiro Sui generis
Viscosidade Normal
Tempo de Liquefação 20 minutos <60
Espermatozóides, milhões/mL 232.50 milhões >15.00
Mobilidade total 57 % >40
Mobilidade progressiva 38 % >32
Vitalidade 60 % >58
Espermatozóides Normais 2 % >4
Espermatozóides Anormais 98 %
Defeitos da cabeça 77 %
Defeitos peça intermédia 53 %
Defeitos da cauda 16 %

Desde 25 Jan 2021

Olá 😊
O espermograma foi feito num laboratório especializado em fertilidade? Isso faz toda a diferença. Foi feita a abstinência de 2/3 dias antes da colheita para análise? Isso também é importância.
Em relação ao resultado, um só resultado não dita nada. Se voltar a fazer daqui a 1 mês pode ter resultado diferente, por isso para melhor análise o ideal é fazer pelo menos 2 com o espaço de 1 mês entre eles. Depois apesar de ter baixa percentagem de formas normais pelo facto de a concentração ser alta de espermatozóides não me parece que seja por aí a vossa causa de infertilidade. São muitos espermatozóides compensa o facto de só 2% serem normais.
Depois não sei qual a vossa idade, mas aoebas por estarem a 12 meses a tentar conceber sem métodos contraceptivos e tendo relações sexuais regulares já é indicado pedir ajuda especializada que o médico de família não é infelizmente por melhor vontade que possa ter. Se me permite a opinião deve marcar uma consulta de fertilidade não se assustem com o nome é um médico como outro qualquer e provavelmente o vosso "problema" até é de fácil resolução e escusam de perder tempo. E se for mais complicado faz muita diferença o tempo de actuação do médico.
Boa sorte 🍀

si.soares -
Offline
Desde 04 Fev 2021

O meu marido também fez espermograma na unilabs em outubro de 2019.
De facto, os critérios utilizados, segundo a obstetra que nos seguiu em infertilidade não estão de acordo com as orientações da OMS.

O seu marido irá fazer novo espermograma no hospital quando começarem a ser seguidos na especialidade.
Não é o caso de ir a um laboratório mais especializado, mas se tiver condições de repetir o exame pode fazê-lo. O importante são os critérios que são usados na avaliação da amostra biológica.

Quanto ao resultado do seu marido, que é bastante semelhante ao resultado do meu marido, não deve estar preocupada, no máximo pode significar que terão alguma dificuldade acrescida em engravidar. Lembre-se que 2% de muitos milhões, são muitos milhares de espermatozoides bons e o seu corpo só vai escolher um dos bons para a fecundação.
Se tudo estiver bem com os seus exames gerais é importante manter as relações sexuais dia sim, dia não (ou sempre que apetecer) e que sejam o mais possível pela sexualidade do casal e não pela concepção.

é muito importante que não deixem a ansiedade atrapalhar.

Procurem que a médica de família envie P1 para infertilidade, porque há mais de 12 meses sem método contracetivo já é critério para seguimento.

Boa sorte!

Luz Norton -
Offline
Desde 18 Fev 2021

Bom dia,

o meu GO quando pediu para o meu marido fazer o espermograma recomendou (no porto):

- CEIE (Centro de Estudos de Infertilidade e Esterilidade)
- Centro de Genética e Reprodução (Dr. Alberto Barros)

Segundo a indicação dele, esse exame tem ser feito em clínicas infertilidade pois os exames sao mais precisos e detalhados. Quando ha seguimento para consultas de infertilidade eles pedem para fazer segundo essas indicações.

Boa sorte Sorriso