Ajuda | De Mãe para Mãe

Ajuda

Responda
8 mensagens
SandraaG__ -
Offline
Desde 28 Nov 2021

Ola meninas , ja ouvi falar que ah um certo tipo de apoio para quem nao tem onde deixar os bebes , eu neste caso ja tentei de tudo e vou ter mesmo que recorrer a uma ama , o problema e que é um valor que nao consigo pagar e tenho que voltar ao trabalho ja este mes , ja nao sei o que fazer so me apetece chorar 😕
Nao posso alargar a baixa da licenca de maternidade porque tenho as despesas para pagar e so pagam 25% e tenho muitas despesas , nao consigo mesmo , alem do mais nao vou poder trabalhar domingos e feriados porque a ama fecha e é menos esse que recebo para me complicar ainda mais 😔 alguem sabe de alguma coisa ?

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Que tipo de apoio? Tem creches e amas. Que são pagos em alguns casos em função dos rendimentos. Em caso de creche penso que terá direito a creche gratuita se conseguir vaga. Depois tem as amas da segurança social, paga conforme os rendimentos. Tem estas opções. Pode pedir horário reduzido mas tem que provar que ambos os pais trabalham por turnos e a empresa é obrigada a dar lhe folgas aos fins de semana.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não conheço nenhum tipo de apoio, mas talvez se for à segurança social da sua área de residência consigam dar mais informações: alguma solução, contactos das amas da segurança social...

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Não existe nenhum apoio.
No entanto sugiro que vá à segurança social e inscreva o seu bebé numa ama social, só dá para fazer presencialmente, normalmente não tem vagas mas fica em lista de espera.
Foi anunciado que as creches seriam gratuitas para crianças nascidas a partir de 01/09/2021 (IPSS), no entanto normalmente estão cheias e não há vagas, de qualquer das formas faça a inscrição em várias IPSS, pois foi anunciado que as crianças que não tivessem vaga numa IPSS, poderiam frequentar gratuitamente uma privada a partir de Janeiro de 2023 (é necessário que as IPSS declarem que não tem vaga lá para conseguir gratuitidade no privado).
Quanto ao trabalho ao fim de semana, consulte o ACT pois estando no seu contrato trabalhar aos fins de semana, não sei se consegue horário flexivel se por exemplo o pai não trabalhar ao fim de semana (informe-se bem pois desconheço exactamente como funciona).

PinkJaguar -
Offline
Desde 22 Mar 2021

Como disse a @soniamst:
"foi anunciado que as crianças que não tivessem vaga numa IPSS, poderiam frequentar gratuitamente uma privada a partir de Janeiro de 2023 (é necessário que as IPSS declarem que não tem vaga lá para conseguir gratuitidade no privado)".

Ou seja se tem como comprovar que não teve vaga numa IPSS, pode tentar em Janeiro de 2023 concorrer a uma privada, espere mais um pouco para saber informações, pois até lá devem divulgar todas as condições de participação/ regras.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não esquecer que os privados também têm de ter vaga...acho muito difícil que tenham em janeiro.

PinkJaguar escreveu:
Como disse a @soniamst:
"foi anunciado que as crianças que não tivessem vaga numa IPSS, poderiam frequentar gratuitamente uma privada a partir de Janeiro de 2023 (é necessário que as IPSS declarem que não tem vaga lá para conseguir gratuitidade no privado)".
Ou seja se tem como comprovar que não teve vaga numa IPSS, pode tentar em Janeiro de 2023 concorrer a uma privada, espere mais um pouco para saber informações, pois até lá devem divulgar todas as condições de participação/ regras.

PinkJaguar -
Offline
Desde 22 Mar 2021

Sim é verdade, os privados também têm de ter vagas. Mas há colégios que não atingem o máximo de vagas por serem mais caros.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

PinkJaguar escreveu:
Sim é verdade, os privados também têm de ter vagas. Mas há colégios que não atingem o máximo de vagas por serem mais caros.

Sim, é verdade que poderá acontecer, mas mesmo assim dúvido muito que um privado desses vá querer disponibilizar as vagas que lhe sobrarem para receber pela segurança social.