Ajuda.... | De Mãe para Mãe

Ajuda....

Responda
16 mensagens
Csantospinho -
Offline
Desde 26 Nov 2019

Olá a todas, queria uma ajuda vossa!!
Já fui mamã a 9 anos e já não me lembro de muitas coisas 😁. Estou a pensar deixar a pílula em fevereiro 2020, quando devo começar o folicil? Antes ou na mesma altura?

Obrigada beijinhos.

Siminhas -
Offline
Desde 29 Jul 2019

Bom dia,

O Ideal será ser acompanhada nesse processo por um ginecologista. O pré natal é muito importante. Vai fazer exames e análises para ver se está tudo a postos para uma gravidez saudável. O médico depois receita-lhe os suplementos.
Tudo a correr bem!
Beijinhos

Ritta Cardoso -
Offline
Desde 06 Set 2018

Bom dia,

Eu fiz consulta pré-natal antes de decidir avançar. Fui à Médica de Familia, ela passou-me o folicil e disse que convem tomar 3 meses antes de iniciar os treinos. Mandou-me fazer análises para ver se era imune à toxoplasmose e etc.
Tudo a correr bem Sorriso

Csantospinho -
Offline
Desde 26 Nov 2019

Bom dia, obrigada pelas vossas respostas!
Eu fiz análises á pouco tempo e até uma ecografia e a minha médica de família disse que estava tudo em ordem eu falei que estava com intenção de voltar a engravidar mas nao disse quando e ela disse só me aconselhou o ácido fólico e ter algum cuidado no 1 mês sem pílula.....

Siminhas -
Offline
Desde 29 Jul 2019

Cátia Marlene Neves Santos Pinho escreveu:
Bom dia, obrigada pelas vossas respostas!
Eu fiz análises á pouco tempo e até uma ecografia e a minha médica de família disse que estava tudo em ordem eu falei que estava com intenção de voltar a engravidar mas nao disse quando e ela disse só me aconselhou o ácido fólico e ter algum cuidado no 1 mês sem pílula.....

Olá Cátia,

A médica não lhe passou receita para o folicil? Acho que só se vende mesmo com receita médica.
O melhor é começar a tomar uns mesitos antes de engravidar.
Se tiver posibilidades financeiras (não tem comparticipação médica), em vez do folicil pode tomar um multivitaminico. Hoje em dia é o que é comum os obstetras privados acocselharem. Eu tomo gestacare gestação. Há tb o preconceptivo e o amamentação.

TA2020 -
Offline
Desde 23 Set 2019

Olá.
Pergunte à sua médica também pelo iodo.
Um beijinho e que corra tudo bem,

ACS34 -
Offline
Desde 20 Set 2019

Se fosse a si consultava um GO antes de iniciar os treinos, além das análises a algumas doenças tb é recomendável fazer a citologia. Actualmente além do folicil, muitos GO recomendo também tomar iodo. Como já referiram um multivitaminico próprio já terá esses componentes. A recomendação mais comum são 3 meses antes de iniciar treinos.
E isso de ter cuidado no primeiro mês sem pilula é apenas mito, pode iniciar logo os treinos desde que já tenha feito os 3 meses dos suplementos.
Folicil e iodo podem ser comprados sem receita mas com receita ficam mais baratos por serem comparticipados. Mas só deve iniciar iodo depois de fazer analises à função tiroideia e o médico verificar que pode tomar sem problema

Sobre ACS34

Inicio de treinos Maio 2019 🙏🙏🙏
Positivo 20/11/2019😍- dois dias antes do atraso! Bebé a bordo, vai começar a maior viagem da minha vida!
14/04/2022 Novo positivo surpresa🤩🥰

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

Siminhas -
Offline
Desde 29 Jul 2019

DianaES escreveu:
A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª. Sorriso

Csantospinho -
Offline
Desde 26 Nov 2019

Bom dia, obrigada a todas pelas vossas respostas. Anexo as últimas análises que a médica disse para fazer, no seguimento da minha queixa de não ter a M. Ela disse que estava tudo bem, que estes resultados são de uns ovários adormecidos pela pílula. Acham que ainda teria de fazer mais análises?

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Siminhas escreveu:

DianaES escreveu:A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª.


Pronto, e quando engravidou já estava suplementada... Nãó é como se tivéssemos que criar depósitios de ácido fólico no corpo... É muito importante que o bebé tenha acesso ao ácido fólico quando está a formar o tubo neural (que é muito no início), grande parte das pessoas nem precisava suplementar, mas por precaução suplementa-se e a partir do primeiro dia que tomamos passamos a ter muito mais que a ddr, logo o bebé desde início tem acesso...

ACS34 -
Offline
Desde 20 Set 2019

DianaES escreveu:

Siminhas escreveu:
DianaES escreveu:A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª.

Pronto, e quando engravidou já estava suplementada... Nãó é como se tivéssemos que criar depósitios de ácido fólico no corpo... É muito importante que o bebé tenha acesso ao ácido fólico quando está a formar o tubo neural (que é muito no início), grande parte das pessoas nem precisava suplementar, mas por precaução suplementa-se e a partir do primeiro dia que tomamos passamos a ter muito mais que a ddr, logo o bebé desde início tem acesso...


Por incrível que pareça somos das populações com mais défice de ácido folico. Ficariam admiradas com a quantidade de pessoas que ao fazer analises aos folatos, de seguida tem que iniciar suplementação. Os níveis sericos ideais para construção do tubo neural demoram cerca de 3 meses a atingir. Não é na primeira toma que isso acontece até porque se a dose que se toma diaria for elevada o corpo elimina o excesso mas isso não significa que já se tenha atingido os niveis adequados. E não esquecer que o bebé precisa para ele mas tem que sobrar a quantidade adequada tb para nos porque défice de acido folico tb pode ser prejudicial a nossa saúde.

Sobre ACS34

Inicio de treinos Maio 2019 🙏🙏🙏
Positivo 20/11/2019😍- dois dias antes do atraso! Bebé a bordo, vai começar a maior viagem da minha vida!
14/04/2022 Novo positivo surpresa🤩🥰

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

ACS34 escreveu:

DianaES escreveu:
Siminhas escreveu:
DianaES escreveu:A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª.

Pronto, e quando engravidou já estava suplementada... Nãó é como se tivéssemos que criar depósitios de ácido fólico no corpo... É muito importante que o bebé tenha acesso ao ácido fólico quando está a formar o tubo neural (que é muito no início), grande parte das pessoas nem precisava suplementar, mas por precaução suplementa-se e a partir do primeiro dia que tomamos passamos a ter muito mais que a ddr, logo o bebé desde início tem acesso...

Por incrível que pareça somos das populações com mais défice de ácido folico. Ficariam admiradas com a quantidade de pessoas que ao fazer analises aos folatos, de seguida tem que iniciar suplementação. Os níveis sericos ideais para construção do tubo neural demoram cerca de 3 meses a atingir. Não é na primeira toma que isso acontece até porque se a dose que se toma diaria for elevada o corpo elimina o excesso mas isso não significa que já se tenha atingido os niveis adequados. E não esquecer que o bebé precisa para ele mas tem que sobrar a quantidade adequada tb para nos porque défice de acido folico tb pode ser prejudicial a nossa saúde.


Se assim fosse, em muitos países com um pobre (já para não dizer inexistente) acompanhamento pré-natal, haveria uma percentagem incrivelmente maior de fetos com malformações congénitas.
Uma mulher com uma alimentação variada, que não restrinja nenhum grupo alimentar (como é o caso do vegetarianismo), nem nenhuma doença específica, não apresenta risco de carência de vitamina B9, presente num grande número de alimentos.
É importante a suplementação de ácido fólico o quanto antes, mas um adulto saudável com uma alimentação variada, dificilmente apresentará uma deficiência dessa vitamina.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Csantospinho escreveu:
Bom dia, obrigada a todas pelas vossas respostas. Anexo as últimas análises que a médica disse para fazer, no seguimento da minha queixa de não ter a M. Ela disse que estava tudo bem, que estes resultados são de uns ovários adormecidos pela pílula. Acham que ainda teria de fazer mais análises?

Nestas análises não tem as mais importantes pré natais que são as imunidades (DST, toxoplasmose, rubéola, CMV , etc). Piscar o olho
.
Também tenho ideia que as recomendações são 2 meses de suplementação antes de começar os treinos

ACS34 -
Offline
Desde 20 Set 2019

Sansa escreveu:

ACS34 escreveu:
DianaES escreveu:
Siminhas escreveu:
DianaES escreveu:A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª.

Pronto, e quando engravidou já estava suplementada... Nãó é como se tivéssemos que criar depósitios de ácido fólico no corpo... É muito importante que o bebé tenha acesso ao ácido fólico quando está a formar o tubo neural (que é muito no início), grande parte das pessoas nem precisava suplementar, mas por precaução suplementa-se e a partir do primeiro dia que tomamos passamos a ter muito mais que a ddr, logo o bebé desde início tem acesso...

Por incrível que pareça somos das populações com mais défice de ácido folico. Ficariam admiradas com a quantidade de pessoas que ao fazer analises aos folatos, de seguida tem que iniciar suplementação. Os níveis sericos ideais para construção do tubo neural demoram cerca de 3 meses a atingir. Não é na primeira toma que isso acontece até porque se a dose que se toma diaria for elevada o corpo elimina o excesso mas isso não significa que já se tenha atingido os niveis adequados. E não esquecer que o bebé precisa para ele mas tem que sobrar a quantidade adequada tb para nos porque défice de acido folico tb pode ser prejudicial a nossa saúde.

Se assim fosse, em muitos países com um pobre (já para não dizer inexistente) acompanhamento pré-natal, haveria uma percentagem incrivelmente maior de fetos com malformações congénitas.
Uma mulher com uma alimentação variada, que não restrinja nenhum grupo alimentar (como é o caso do vegetarianismo), nem nenhuma doença específica, não apresenta risco de carência de vitamina B9, presente num grande número de alimentos.
É importante a suplementação de ácido fólico o quanto antes, mas um adulto saudável com uma alimentação variada, dificilmente apresentará uma deficiência dessa vitamina.


É verdade que um alimentação variada seria suficiente. Mas também é verdade que a cozedura prolongada de determinados alimentos elimina grande percentagem do acido folico que neles existem. Além disso a absorção do acido folico pelo organismo é diminuida por alguns medicamentos, nomeadamente contracetivos orais (que muitas mulheres tomam) e pelo álcool (quem não bebe um copito de vez em quando enquanto não pensa em filhos😁). Daí que muitas vezes alimentação variada só por si não garante os niveis adequados de ácido folico e daí ser importante a suplementação atempada. Agora claro que se levar uma alimentação saudável e até já tiver deixado os contraCetivos há algum tempo o outra medicação que influencie e nem beber, a probabilidade dos niveis estarem baixos será menor mesmo que engravide sem ter feito os 3 meses.
Nasce muita criança por “acidente” e perfeitamente saudáveis mas se pudermos otimizar as variáveis porque não e se é recomendado é porque haverá estudos a apoiar😊

Sobre ACS34

Inicio de treinos Maio 2019 🙏🙏🙏
Positivo 20/11/2019😍- dois dias antes do atraso! Bebé a bordo, vai começar a maior viagem da minha vida!
14/04/2022 Novo positivo surpresa🤩🥰

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

ACS34 escreveu:

Sansa escreveu:
ACS34 escreveu:
DianaES escreveu:
Siminhas escreveu:
DianaES escreveu:A indicação que tive foi de tomar o folicil quando iniciasse os treinos...

O ideal é mesmo 3 meses antes do inicio dos treinos. Pois, pode acontecer como no meu caso de engravidar logo à 1ª.

Pronto, e quando engravidou já estava suplementada... Nãó é como se tivéssemos que criar depósitios de ácido fólico no corpo... É muito importante que o bebé tenha acesso ao ácido fólico quando está a formar o tubo neural (que é muito no início), grande parte das pessoas nem precisava suplementar, mas por precaução suplementa-se e a partir do primeiro dia que tomamos passamos a ter muito mais que a ddr, logo o bebé desde início tem acesso...

Por incrível que pareça somos das populações com mais défice de ácido folico. Ficariam admiradas com a quantidade de pessoas que ao fazer analises aos folatos, de seguida tem que iniciar suplementação. Os níveis sericos ideais para construção do tubo neural demoram cerca de 3 meses a atingir. Não é na primeira toma que isso acontece até porque se a dose que se toma diaria for elevada o corpo elimina o excesso mas isso não significa que já se tenha atingido os niveis adequados. E não esquecer que o bebé precisa para ele mas tem que sobrar a quantidade adequada tb para nos porque défice de acido folico tb pode ser prejudicial a nossa saúde.

Se assim fosse, em muitos países com um pobre (já para não dizer inexistente) acompanhamento pré-natal, haveria uma percentagem incrivelmente maior de fetos com malformações congénitas.
Uma mulher com uma alimentação variada, que não restrinja nenhum grupo alimentar (como é o caso do vegetarianismo), nem nenhuma doença específica, não apresenta risco de carência de vitamina B9, presente num grande número de alimentos.
É importante a suplementação de ácido fólico o quanto antes, mas um adulto saudável com uma alimentação variada, dificilmente apresentará uma deficiência dessa vitamina.

É verdade que um alimentação variada seria suficiente. Mas também é verdade que a cozedura prolongada de determinados alimentos elimina grande percentagem do acido folico que neles existem. Além disso a absorção do acido folico pelo organismo é diminuida por alguns medicamentos, nomeadamente contracetivos orais (que muitas mulheres tomam) e pelo álcool (quem não bebe um copito de vez em quando enquanto não pensa em filhos😁). Daí que muitas vezes alimentação variada só por si não garante os niveis adequados de ácido folico e daí ser importante a suplementação atempada. Agora claro que se levar uma alimentação saudável e até já tiver deixado os contraCetivos há algum tempo o outra medicação que influencie e nem beber, a probabilidade dos niveis estarem baixos será menor mesmo que engravide sem ter feito os 3 meses.
Nasce muita criança por “acidente” e perfeitamente saudáveis mas se pudermos otimizar as variáveis porque não e se é recomendado é porque haverá estudos a apoiar😊


Sim, absolutamente, se pudermos “optimizar as variáveis” tanto melhor, e é por isso que se faz a suplementação de 4mg diários, idealmente alguns meses antes.
Mas por vezes, a forma como se comunica a importância da suplementação de ácido fólico antes de engravidar, pode assustar algumas mulheres mais ansiosas, porque as leva a pensar que não planaram as coisas de forma responsável, e agora têm um risco “elevado” do feto apresentar problemas.