Ajuda | De Mãe para Mãe

Ajuda

Responda
17 mensagens
Marta_86 -
Offline
Desde 08 Nov 2015

Olá a todas! A minha princesa nasceu no há 6 dias e a amamentação está a ser já uma fonte de frustrações Triste
Logo no hospital perceberam que a menina estava com fome (não parava de gritar e uma enfermeira confirmou que tinha o estômago vazio) portanto dei-lhe suplemento.
O problema é que, tal como no meu filho, não tive uma subida de leite nada marcada e por isso mesmo mantendo a mama antes de cada refeição ela mostra-se cada vez mais frustrada. Também não ajuda nada o facto de ter a auréola grande e ela ter a boca pequenina-está constantemente a adormecer à mama e sinto que tem sempre dificuldade em “abocanhar” corretamente a mama.
Sei que tenho algum leite porque o vejo na boca dela e deixa-me triste dar-lhe suplemento quando rejeita a mama após mamar 20-40min e depois aperto o mamilo e continua a sair leite Triste
Já tentei tirar com a bomba mas só consigo sujar o fundo do copo e claramente não é suficiente, até porque ela vai rapidamente começar a pedir mais leitinho.

Já tentei deixá-la à mama à vontade (tipo uma hora na mama) mas ela no final berra até ter o suplemento à mesma...

Alguem tem algum conselho ou experiência semelhante? Conhecem alguma CAM que tenha ajudado numa situação parecida e ajude na zona de Loures?

Não consegui amamentar o meu filho e deixa-me tão triste saber que provavelmente vou “falhar” novamente.

Obrigada!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Olá,
eu tive o mesmo problema, tentei os mamilos de silicone mas não resultou. Optei de vez pela bomba. Nas primeiras semanas não saía quase nada mas depois comecei a ter até de mais… Acabei por dar sempre dos dois leites, meu e adaptado, no início senti alguma frustração mas depois, tal como o pediatra me disse, tinha o melhor dos 2 mundos! Dava sempre o adaptado à noite (ela dormie muito mais) e fora de casa (não tinha que sacar da mama, coisa que me deixou sempre desconfortável) e o outro ia dando durante o dia e portanto ela ia tendo acesso aos meus anticorpos na mesma… E correu tudo bem!... Tem que ver o que é melhor para as duas, descomplicar e aceitar que nem sempre as coisas correm de feição, há que saber dar a volta!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

*Mas alerto que é bastante cansativo estar sempre a extrair leite nos momentos livres e toda alogística de limpeza da bomba… Comecei a ser mais feliz quando comecei a fazer stock e podia programar melhor as extrações.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Ahhh e não falha nada! Não temos esse controlo sobre o nosso corpo, está aquém e não depende de nós! Há de conseguir dar a volta à sua maneira e isso não tem nada de falhar mas sim de conquistar uma solução.

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Olá Marta. Eu não sou especialista em amamentação e também tenho muitas dúvidas, mas queria deixar a minha experiência.
Quando as coisas não correm tão bem (há dias em que lhe chamo o "louco da mama", não pára), quanto mais nervosa fico mais nervoso ele fica também.
Por outro lado, já tentou as enfermeiras do Centro de saúde? Aqui sabem muito sobre o assunto e ajudam. Às tantas pode ser a pega... a posição...
Quando dei à luz tinha duas mulheres no quarto que estavam com dificuldade e no final conseguiram!
E não há falhanços nestas coisas, há adaptações, porque cada bebé é único e tanto nós como eles temos que fazer o melhor por todos!
Boa sorte! ❤

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olá mamã. Parabéns pela menina.
Só te quero dizer que não estás a falhar em nada. Do meu filho amamentei em exclusivo até aos 4 meses, sem grandes dificuldades. Sempre pensei que seria igual com a minha menina. Mas a vida troca-nos as voltas e qd ela tinha 6 dias de vida fui parar ao hospital após uma convulsão e desmaio. Tinha a tensão alta e fiquei internada 1 semana...sem ela. Claro está que teve de tomar LA.Nunca mais consegui que ficasse bem só com o meu leite. Tal como tu também fiquei triste,mas como já aqui disseram o importante é que eles estejam saudáveis.
Nao desistas de dar maminha mas nao te sintas mal se tiveres de dar suplemento. E sim, pede ajuda às enfermeiras, elas dão sempre boas dicas.
Tudo de bom para vocês 😘

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Só conheço no Porto, mas é só para dizer que não falha em nenhum momento. Por vezes elevamos demasiado as expectativas e a vida é o que tem de ser. Temos de saber lutar e saber desistir.
Agora está na fase de lutar, procure realmente ajuda de uma cam, mas se não se der...massacre é que não é solução.

Marta_86 -
Offline
Desde 08 Nov 2015

Obrigada a todas pelo vosso apoio. Infelizmente todos os profissionais a quem pedi ajuda disseram me basicamente que não havia nada a fazer (vá pondo à mama antes das refeições, e variantes), incluindo as enfermeiras na maternidade (que quase me batiam quando pedi um copo para a alimentar na maternidade para não prejudicar a amamentação porque a menina podia engasgar, e deram me biberão), pediatras, centro de saúde etc. é muito desesperante porque vejo histórias de sucesso em todo o lado e sinto que a minha não vai ser (outra vez...).

A minha menina já quase não vem a mama, principalmente se estiver com muita fome, parece que não tem “paciência”, e sei que quanto menos ela mamar mais provável é de a amamentação acabar em breve...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Na zona de Loures: http://www.camsdeportugal.pt/result_pesq.php
.
Vai tudo correr bem, seja de uma forma ou de outra 😊

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

MisaL escreveu:
Só conheço no Porto, mas é só para dizer que não falha em nenhum momento. Por vezes elevamos demasiado as expectativas e a vida é o que tem de ser. Temos de saber lutar e saber desistir.
Agora está na fase de lutar, procure realmente ajuda de uma cam, mas se não se der...massacre é que não é solução.

Pode enviar por mensagem privada o contato da CAM no Porto? Não consegui amamentar em exclusivo no meu filho e queria estar prevenida caso tenha dificuldades desta vez. Obrigada

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Marta, o meu segundo filho chorava sempre depois de mamar, em todas as mamadas. Nunca pensei q seria fome, via-o engolir... associei q seria sono. Então, depois de ele mamar nas duas mamas, lá vinha a choradeira, punha-lhe a chucha e ele adormecia. Pq tb pode ser aquela sensação não imediata de saciedade... já experimentou? Se for mesmo fome não se irá calar , nem adormecer

Mummy3 -
Offline
Desde 10 Jan 2019

Olá Marta. Comigo aconteceu o mesmo, bebé super sonolento, maminhas com leite, perdeu quase 400g à nascença... Comecei a usar mamilos de silicone e reforçar 2x com biberão do meu leite. Mas queria tirar os mamilos e não conseguia, por isso contactei uma CAM. foi o melhor que fiz 😁. Em 3 dias consegui retirar os mamilos e agora só faz biberão 1x e com metade da quantidade que fazia antes. Conhecia na rede AMAMENTA Porto e sei que existe tb em Lisboa (https://lisboa.amamenta.net/) . Sinceramente não hesites em contacta las. Eu estava reticente porque achava que sendo uma coisa tão natural, eu deveria como saber amamentar o meu bebé. Boa sorte e muita persistência 💪 Beijinhos

Leonor mãe de 2 -
Offline
Desde 10 Out 2019

Mãe sei o que está a passar.
Da minha primeira filha, na consulta do primeiro mês, um pediatra recomendou que desse leite de fórmula à minha filha por não estar a engordar "o que deveria". Nunca mais fui a esse pediatra e amamentei até aos 5 meses em exclusivo. A minha filha até hoje (nasceu a 9 de março de 2014) está no percentil 50. Não é muito grande, mas é saudável. O meu filho nasceu a 5 de setembro de 2019 e prometi a mim msm que iria relaxar mais. A verdade é que o stresse não ajuda nada neste assunto. Faço 2 saquetas de promil por dia (1 delas à noite com o estômago vazio), ponho um puff da hormona oxitocina numa narina (alternadamente) cerca de 15 minutos antes de cada mamada e bebo imensa água. Sinto que estou mais confiante e relaxada. Há dias, nomeadamente do 15* dia e a completar o mês, em que o meu filho não saía do peito. Parecia que nunca ficava satisfeito!!! Estava a ficar ansiosa, contudo, com tanta insistência da parte dele, agora produzo a quantidade de leite que ele precisa. O meu peito não fica mais cheio, mas assim que ele põe a boca no mamilo o "milagre" acontence. Nos últimos 15 dias engordou 600gr e está com saúde. Não desista e tente relaxar. Lembre-se que os bebés têm necessidades diferentes. A minha filha era muito preguiçosa e o meu filho um comilão. Tenha em atenção o número de fraldas que suja porque é um bom indicador para tentar perceber se está bem alimentada e hidratada. Muitos felicidades.

Leonor Carvalho

zhaitan -
Offline
Desde 05 Nov 2019

Olá e parabéns pela bebé!

Aos quase 5 meses amamento em exclusivo a minha pequena mas admito que não foi nada fácil no início.

Nas primeiras semanas sentia que ela ficava frustrada e com fome e tomou muito biberão.
Entre as dificuldades dela e as minhas mais os mamilos doridos estive por um fio para desistir. Ela parecia-me ficar bem com o biberão.
Continuei a dar-lhe mama mesmo que depois acabasse a dar biberão na mesma e tirava tb leite com a bomba. Sentia-me prisioneira da bomba, já não sabia o que era pior.
Quando estava prestes a desistir ficou tudo mais fácil. As dores começaram a passar, o leite a sair melhor e ela ficou cada vez mais calma e satisfeita com a mama. Já ela tinha um mês.
Desde que ela esteja a sujar fraldas e a ganhar peso semanalmente, está alimentada.

Isto tudo para partilhar que amamentar de facto não é tão fácil ou intuitivo como eu pensava.
Força e paciência, insista mas não se sinta culpada quando ou se não funcionar.
O leite materno sim é o melhor para eles, sabemos isso e é tão incentivado que acabamos a sentir-nos culpadas se não corre bem.
Pense em vocês as duas (em si tb!), e se não funcionar, não funcionou, sem culpas.

Às vezes é difícil mas passa.

Que corra tudo bem e dê notícias.

Claudia Fontão -
Offline
Desde 05 Nov 2019

Olá Marta,
tem aqui algumas ideias de especialistas:
https://www.parentland.pt/search/?geodir_search=1&stype=gd_place&spost_c...

Claudia Jesus

Joanafsantos -
Offline
Desde 04 Nov 2019

Ola marta!
Nao falhou, nem vai falhar, está a tentar dar o melhor ao seu bebé, a maia não é obrigada. Passei por situação semelhante mas não dei suplemento, comecei logo a tirar com a bomba. No inicio sai pouco porque o estômago doa pequenotes é uma ervilhita também! Faça da bomba sua amiga.. É difícil mas compensa.... E sempre que tiver que dar LA não se sinta mal, força! 💪🏻

Joanafsantos

Leonor mãe de 2 -
Offline
Desde 10 Out 2019

Olá mamã.
Procure ajuda com os profissionais de saude.
Nas aulas de preparação para o parto recomendaram-me Promil, um puff de oxitocina na narina (de forma intercalada) +/- 15 minutos antes de cada mamada e cerveja preta sem álcool. No hospital e no centro de saúde pedi ajuda às enfermeiras para rectificar a pega.
A amamentação ao segundo filho está a correr melhor do que ao primeiro.
Não é assim tão simples como se pinta!!! É uma luta diária para não desistir.
Só posso recomendar que continue a amamentar enquanto mãe e filha consigam obter prazer nesse acto. Tente colocar a menina ao peito quando ambas estiverem calmas. Se for motivo de stresse então mais vale repensar.
Temos que ser felizes na maternidade, mãe e bebé. Acho que é o mais importante.
Continue a tentar mamã mas, acima de tudo, seja feliz.

Leonor Carvalho

Outros tópicos relacionados

Espasmos
O meu bebé com 5 semanas costuma ter uns espasmos num pé, numa mão e tremeliques no lábio de baixo. Será normal??
Quem já ouviu falar e resultados
Boa tarde alguém já ouviu falar do chá uxi amarelo e unha de gato+?? Resultoi
Dor nas pernas frequentes com 5 anos
Ola mamas. Queria uma opiniao a minha princesa esta com 5 anos e ja alguns meses eque se queixa com dores nas pernas. Sera normal ? Alguem ja passou pelo mesmo? E que ela chora mesmo com as dores e ultimamente tem se agravado
Clinica iera, alguém já ouviu falar?
Ola meninas, em janeiro quero começar o novo tratamento então estava a pesquisar as clinicas no privado e encontrei esta da iera lisboa, alguém sabe me diz alguma coisa sobre essa clinica, as taxas de sucesso ,o atendimento, os tratamentos.....
Alternativa para casais com baixa reserva ovariana... Armazenamento de embriões?! Já alguém ouviu falar ou fez?
“Armazenamento” ou coleta de embriões: Como alternativa, as induções podem ser repetidas, isto é, os óvulos são coletados em duas ou três induções diferentes ( em meses seguidos ou não), fertilizados, congelados (vitrificados) e transferidos, de uma...
mamilo comprido
Ola meninas Estou a começar a tentar amamentar o meu menino e não esta a ser nada fácil. Tenho os mamilos muito grandes e ele não consegue fazer uma boa pega. Fica só a chuchar no mamilo em vez de abocanhar a aureola tb. Resultado em 5 mamadas tenho...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?