agressividade em criança de 5 anos | De Mãe para Mãe

agressividade em criança de 5 anos

Responda
7 mensagens
Masni -
Offline
Desde 21 Dez 2017

Boa tarde, o meu filho tem 5 anos está quase a fazer 6 e é muito agressivo. Ele tem problemas em controlar a raiva desde que nasceu, eu sempre pensei que era uma fase e que depois passava com a idade mas a verdade é que continua igual ou pior.. Já tentei várias coisas mas nada funciona, ele está a tornar - se cada vez mais agressivo. No jardim de infância a educadora disse que raramente brinca com as outras crianças sem magoá - las e é frequentemente posto de castigo por causa disso. Com a irmã de 2 anos também é muito agressivo, tem que ser tudo feito à maneira dele... Eu já não sei como o posso ajudar a parar esse tipo de comportamentos antes que fiquem piores. Alguém que tenha passado pelo mesmo? O que me aconselham a fazer?

MaSoGue -
Offline
Desde 05 Fev 2017

Olá Masni, o que eu recomendaria seria que o seu filho fosse avaliado por um psicólogo. Pode inicialmente falar com a educadora dele e perguntar se têm algum psicólogo na escolinha. Caso tenho, peça então para o seu filho ser avaliado e se não ficar satisfeita procure um psicólogo externo. Caso não tenha possibilidades em pagar um psicólogo, exponha a situação ao pediatra do seu filho e pergunte se não há possibilidades de ele ser avaliado por um psicólogo. Isto para conseguir ter um olhar mais clínico da situação e começar a tentar ter respostas. Quando diz que já tentou várias coisas que não funcionam, isso também tem de ser revisto porque pode não ser a forma mais adequada para a situação, e um psicólogo pode dar-lhe algumas ferramentas. Um olhar clínico irá ajudá-la a perceber a origem do problema: dificuldade em lidar com os sentimentos o que leva a ter comportamentos agressivos, que mudanças ocorreram nos últimos anos na vida da criança, que tipo de relação é que os pais têm, que tipo de relação é que tem com os seus colegas de escola, outros fatores como televisão, computador (etc.), entre outros... A ida ao psicólogo também poderá ajudar a descartar a ideia de uma perturbação do desenvolvimento, já que refere que o seu filho não controla a raiva desde que nasceu. Esta ida ira reconfortá-la mesmo muito, ao inicio pode ser assustador, mas vai ver que vai ficar muito mais aliviada quando saber como deve lidar com o seu filho isto irá fazê-lo mais feliz. Força mãe.

Masni -
Offline
Desde 21 Dez 2017

Obrigada, sim, também acho melhor ele ser visto por um psicólogo já que o comportamento agressivo dele é bastante frequente e eu não estou a conseguir lidar com isso. Vou falar com a educadora segunda feira para me informar melhor. De facto, fico bastante assustada de ele poder ter algum problema porque não encontro nenhum motivo para ele reagir dessa maneira. Ainda há uns dias empurrou com força a irmã e esta só não se magoou por sorte, cada um tem os seus brinquedos já para evitar esse tipo de disputas mas ele arrancou -lhe um brinquedo dela da mão e quando ela começou a berrar pelo brinquedo ele empurrou - a. Preocupado

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Se acha que o comportamento agressivo do seu filho é excessivo e se não encontra razão para tal, nem consegue fazer nada que o consiga mudar, deve realmente levá-lo a um psicólogo o quanto antes.
Repare que no próximo ano lectivo (que começa já em setembro) ele irá entrar para a primaria, irá sofrer uma seria de alterações na vida dele para as quais ele poderá não estar preparado, o que só vai acentuar a sua agressividade e causar-lhe cada vez mais problemas na escola, quer na socialização com outras crianças quer na aprendizagem, por isso é importante atuar rapidamente, para que ele possa começar essa nova fase de uma forma mais pacifica.
Honestamente, até acho estranho que a educadora se queixe dos comportamentos dele e não tenha já recomendado a ida ao psicólogo, que dependendo da escola até poderá ser logo seguido na escola...
Seja como for, tente analisar essa hipótese e se possível, participar na consulta juntamente com o pai. O psicólogo depois de avaliar as várias vertentes pode ajudar-vos dando-vos as ferramentas certas para agirem com o menino consoante as situações.
Ás vezes é um processo longo mas que é essencial para a criança, para que não cresça com frustrações e outras coisas que o possam afectar a vários níveis.
Beijinho e força, que tudo há-de melhorar!

Isabel gc -
Offline
Desde 06 Jun 2018

Olá eu tenho um sobrinho com a mesma situação já tem 8 anos, aos 5 anos após um acidente dele com o meu filho mais velho a minha irmã, levou a um psicólogo, hoje em dia esta mais controlado, vai ao psicólogo, e por recomendação deste prática bastante desporto para acalmar e reduzir as energias. Não é fácil é um processo longo e eles as vezes nem compreendem o porque de serem assim mas não desista vai tudo correr bem !!

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Bom dia Masni, o meu filho é um pouco mais novo e também tem demonstrado alguns comportamentos agressivos com outros meninos e é posto de castigo com frequência. algo que nos está a deixar preocupados. Na próxima 4ª feira vamos reunir com a educadora e o psicólogo da escola. Estou ansiosa sobretudo quero ajudar o meu filho no que poder.

Vanessa R -
Offline
Desde 01 Set 2015

Lá tivemos a reunião com a educadora e o psicólogo da escola. Embora não tenham desvalorizado completamente alguns comportamentos "desadequados", atribuíram sobretudo a falta de maturidade e feitio à mistura. Nesta fase é por em prática algumas recomendações óbvias que fizeram e ir acompanhando a evolução.