Agenesia Renal Unilateral (Rim Único)...Ajuda :( | De Mãe para Mãe

Agenesia Renal Unilateral (Rim Único)...Ajuda :(

Responda
30 mensagens
aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Olá,

Sou nova neste forum em termos de escrita...mas venho sempre ler os vossos comentários sobre todos os assuntos sobre os quais me questiono e deixem-me dizer que são fantásticas.

O que me traz aqui a "escrever" para vocês... é porque estou grávida de 22 semanas e a semana passada na eco morfologica das 21 semanas, o médico disse-me que o meu bebé só tem um rim... O mundo desabou sobre mim, nem queria acreditar o meu primeiro bebé... e o grande choque que foi...

Ele fez de tudo para m acalmar e mesmo a minha ginecologista m disse k tudo o resto estando bem...meu bebé poderia ter uma vida perfeitamente normal, e que existem mais casos destes ...pelo menos 1 em cada 1000.

Estou mtoo assustada e com mto medo... Amanhã vou fazer um ecocardiograma fetal , para ver o coraçãozinho do bebé se está tudo bem... dixem k nestas situações pedem sempre... Só espero trazer boas noticias...

Gostava que pudessem ajudar-me com alguma coisa k saibam ou casos que conheçam... Ja visitei o forum de bebés com problemas renais, mas nao vi nenhum caso cm o meu... Triste

Agradeço-vos do fundo do coração o tempo que possam dispender a responder-me...e desejo-vos as maiores felicidades do Mundo...

Bjinhus

Ana

tania noiva -
Offline
Desde 29 Dez 2010

´pelo que sei é possivel viver normalmente sem um rim. não ha de ser nada querida vais ver. mas imagino que tenha sido um choque quando o medico te disse. vai tudo correr bem. um beijinho e vai dando noticias.

David és o meu principe, a minha razão de viver amo te.
Na selecção das treinantes desde março de 2012
positivo a 18 de Maio de 2012 feliz
24/01/2013 nasceu mais um principe...

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Muito obrigada pela tua resposta... Tb espero k corra tudo pelo melhor...é o meu maior desejo...

Bjinhu

mimi.mimi -
Offline
Desde 01 Nov 2009

eu tenho só um rim, de nascença... e estou aqui já com 31 aninhos... é possível ter uma vida completamente normal...
beijocas

Sobre mimi.mimi

Ser mãe é indescritível... Filhota a mãe adora-te... Careta

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Olá Ana!
Enviei-te uma mensagem privada Sorriso
Espero que esteja tudo a correr a bem.
Posso informar-te, que em principio, esse diagnostico terá de ser confirmado quando o bebé nascer.
Fazem ecografia e depois cintigrafia.
Por enquanto aproveita a gravidez!
podes dizer-me se estás a tomar algumas vitaminas (centrum materna, ou algo do genero?
Bjs

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

A cada comentário que leio o meu coração enche um poukinho mais de felicidade e esperança... Por tudo isto mto obrigado...a todas!

Raquel Dourado -
Offline
Desde 02 Nov 2007

Olá aninh@!
Como eu te compreendo
Quando fiz a ecografia às 30 semanas a médica começou por e perguntar se eu tinha a certeza de que era um menino. Eu disse que pelo menos tinha sido o que me disseram às 20 semanas, mas que se fosse uma menina seria benvinda na mesma. A pergunta intrigou-me, mas ela disse-me “calma, eu é que ainda não cheguei a essa parte para confirmar”. Fez a eco toda, mostrou-me o meu pirralho, e no fim deu-me a notícia: “O seu bebé não tem o rim direito. Ou se tem ele é atrófico. Vou chamar outra colega para ver a opinião dela”. A outra colega veio e manteve a mesma opinião. A marquesa onde estava deitada fugia-me debaixo de mim, o desespero apoderava-se,… Não consigo explicar o que senti naquele momento. Por pouco não desmaiei. Quando consegui falar questionei logo o que é que eu tinha feito de errado. Disseram-me que não tinha feito nada de errado e que, a confirmar-se, ele poderia ter uma vida perfeitamente normal, que nestes casos quando não existe um o outro está desenvolvido a 200% e consegue colmatar essa falha, que muitas pessoas vivem só com um rim a vida inteira e não sabem,…
Seguiram-se horas, dias de angústia. Pesquisei na net, procurei a opinião de vários médicos. Todos me diziam o mesmo. Eu e o meu marido andamos semanas a chorar. Pior ainda que não contámos nada a ninguém porque não tínhamos certezas e não queríamos alarmar. Era um sofrimento só nosso. A minha médica mandou-me ir à urgência 15 dias depois para fazermos nova eco. Continuava a mesma dúvida. Ele também não colaborava e não se punha a jeito para mostrar  Então a médica disse-me que a única solução era esperar até ele nascer para lhe fazer uma eco e confirmar. Cheguei a perguntar porque é que não me tinha dito na ecografia morfológica das 20 semanas. Disseram-me que podia não ter sido detectável por a bebé ainda ser pequeno.
Confesso, que até ao final da gravidez sempre alimentei uma pequena réstia de esperança de que o rim pudesse lá estar.
O Leonardo nasceu a 7 de Dezembro de 2010, 4 semanas antes do previsto, pesava 3,788kg e media 50cm. Todos os testes à nascença com óptimos resultados, mas a ecografia tinha de esperar mais um mês.
Começou logo no dia seguinte a fazer um antibiótico. Na eco, confirmou-se a agenesia renal direita. A pediatra chegou mesmo a dizer-nos que tanto eu como o meu marido podíamos também ter só um rim. Não sabemos. Mais uma vez tudo o que já no haviam dito antes: pode fazer uma vida perfeitamente normal, temos de ter cuidado com desportos que requeiram grande esforço físico e cuidado com possíveis infecções urinárias.
O Leonardo continua a tomar o antibiótico, pelo menos até aos 6 meses, que é quando vai fazer novo exame. Se eventualmente estiver tudo bem, deixa de tomar.
É um bebé adorável que nos enche de alegria e felicidade. Amamo-lo muito.
Aninh@, desculpa ter sido tão longa mas, na realidade és a primeira pessoa com um “problema como o meu”. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que eu possa ajudar, diz. Desejo-te que corra tudo bem e muitas felicidades-

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Muito obrigado pela tua resposta...conseguis-te descrever na perfeição aflição k senti quando soube...O meu bebé só nasce em junho...mas tal como tu até ele nascer tho o meu coração nas mãos... Eu tho uma prima na familia com o mesmo "problema" e é perfeitamente saudável...mas qd é com o nosso bebé...por mto k t digam que vai correr tudo bem...Nada, mas nada do que nos possam dizer nos deixa mais descansadas.
Fui na terça fazer a eco das 26semanas e está tudo bem, mas o rim esquerdo (no caso do meu filhote é o esq.)continua inexistente.
Eu e o meu marido estamos um pouco mais conformados, até porque tal como o teu caso, já tivemos conhecimento de muitos... no entanto só quero ver o meu bebé...agarrá-lo e protegê-lo da melhor maneira que poder...

ESpero que tal como o teu seja...lindo, perfeito e saudável...

Obrigada mais uma vez pelas tuas palavras...

Beijinhus e que tudo continue a correr da melhor maneira...é o que te desejo do funfo do meu coração...

Mil beijus

Raquel Dourado -
Offline
Desde 02 Nov 2007

Aninh@!
Espero que corra tudo bem contigo e com o teu bebé.
Vai dando notícias.
Mais uma vez lembro-te de que se precisares de alguna coisa que te possa ajudar é só dizeres...
Beijinhos e muitas felicidades

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Ola, como estás?

Estou de 31 semanas, esta tudo bem com o bebé... é grande o k significa que estou com um barrigão... estou mto feliz e ansiosa com a chegada dele...estou msm desejosa...

Queria fazer-te uma pergunta, qto tempo ficas-t na maternidade?? ficamos mais tempo por causa do bebé so ter um rim?? Nos primeiros meses temos de fazer alguma coisa diferente?... eles têm de fazer exames, ecos...com regularidade nos primeiros meses...?

Ddesculpa as minhas duvidas... mas vai ser tudo novidade...e s m poderes ajudar...

Beijinhus

E obrigada desde ja...

Sorriso

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Olá Aninha!
Apesar das tuas questões serem para Raquel, vou dizer-te a minha experiência.
O meu parto foi normal e fiquei no Hospital duas noites (3 dias). O meu filho fez uma eco logo no 1.º dia de vida, ainda antes de tomar banho Sorriso e confirmou-se a agenesia renal. Voltei ao hospital passado uma semana para uma consulta onde analisaram o resultado da eco e marcaram uma cintigrafia para fazer quando o bebé fizesse 1 mês.
Fizemos a cintigrafia e tivemos nova consulta (cerca de 1 mês e meio).
Depois regressamos à consulta de nefrologia pediátrica aos 6 meses, 12 meses e agora só irei aos 24 meses.
As consultas são sempre antecedidas de uma eco renal.
Beijinhos e aproveita bem os tempos de grávida!!

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Obrigada pela tua resposta... Sabes que vao surgindo duvidas que nao podemos tirar com toda a gente...porque os nossos bebés são especiais...logo ng nos sabe responder...

Muito obrigado pela tua resposta...

Beijinhus e Felix dia Da Mãe Sorriso

carla04 -
Offline
Desde 17 Dez 2010

Olá

A minha sogra nasceu só com um rim, só descobriu muito mais tarde e sempre fez a vida dela normal e sem qualquer problema ou limitação!

beijinhos e tudo de bom

Raquel Dourado -
Offline
Desde 02 Nov 2007

Olá!
Desculpa ter demorado a responder, mas tenho andado tão ocupada que nem sequer tenho ligado o computador…
Fico muito contente por estar tudo bem contigo e com o teu bebé. Agora ainda deves ter uma barriga maior….
Em relação às tuas dúvidas, não fiques preocupada. Não ficamos mais tempo na maternidade por os nossos bebés só terem um rim. Eu fiquei mais um dia porque o Leonardo teve icterícia neo-natal. O que também é uma situação normal, principalmente nas gravidezes de inverno.
Ao contrário do bebé da Ekia, que fez logo a ecografia quando nasceu, o meu só fez após 1 mês do nascimento.
Começou logo no 1º dia de vida a tomar um antibiótico (Trimetoprim). Tem que tomar todos os dias à noite, até aos 6 meses que é quando vai fazer um novo exame (que não sei o nome) e se estiver tudo bem deixa de tomar este medicamento. A partir daí, ainda não sei como vai ser. Depois vou dando notícias para podermos partilhar experiências.
Beijinhos e se tiveres mais alguma dúvida diz. Prometo que desta vez não demoro tanto tempo a responder. Beijinhos e tudo de bom.

aninh@ -
Offline
Desde 16 Fev 2011

Olá raquel, primeiro que tudo obrigada pela tua resposta...É bom ir recebendo noticias vossas, para saber mais ou menos o que me pode esperar Sorriso
Fui hoje fazer uma eco (34semanas e 3 dias), e está tudo bem, o liquido amniótico está bom e o bebé está enorme...está no percentil 90...
No entanto ele tem-m vindo a falar nas ecos que o rim do meu bebé tem uma ligeira dilatação... ele disse-m que nao era nada preocupante e só qd ele nascesse e se fizesse eco é k s poderia verificar melhor.
Como vos explikei inicialmente tho uma priminha, agora com 7 anos k tb so tem um rim, e segundo a mae dela, também lhe diziam sempre que o rim k tinha tinha uma ligeira dilatação... E ela está perfeitamente bem e saudavel... Segundo sei tal como o teu bebé raquel, ela qd era pequenina, tb tomou um antibiótico...não sei até aos qtos meses...

Como devem calcular...ja passaram todas pelo mesmo estou desejosa que ele nasça...desejosa de o ver e saber que ele está bem Sorriso

Obrigada mais uma vez a todas pelos comentários...

Beijinhus grandes

Aninh@

Marcia Formoso -
Offline
Desde 11 Maio 2012

olá Ana, passei por situação semelhante em 2008, durante a morfológica, verificaram um cisto no rim direito meu bb, mas a ginecologista me garantiu que estava tudo bem, como estava cursando enfermagem busquei saber mais sobre o assunto com professores e artigos. Descobri que se o líquido aminiótico não apresenta déficit, tá td bem, pois durante a gestação quem comanda é o bb, ele é quem filtra todo o líquido, este é o único meio de verificar a funcionalidade renal durante a gestação. Depois que meu bb nasceu, fizemos várias ultrassonografias pois não encontravam mais o rim, até que quando ele completou 1 ano fizemos uma tomografia, ai não restaram mais dúvidas ele tinha agenesia renal. O nefrologista fez algumas recomendações como: nada de pimenta-do-reino, pois é um grande formador de cálculos; evitar o máximo possível de "caldos" industrializados; estimular o consumo de água, muita água; evitar sucos em pó, guaraná natural e bebidas de coloração escura. Mas NADA é proibido, é mais uma questão de cuidados. No final de 2011, foi verificada a hipertensão, mais uma vez sentei para estudar e encontrei artigos que confirmaram que é um sinal comum em pessoas com agenesia, afetam de 25 a 89% das pessoas. Apesar de todos os medos, meu filho é super saudável, hoje já completou 4 anos, vai começar no judô e somos muito felizes, e agradeço a Deus pelo meu bb. Espero que isso te ajude e ajude a todas as mães que passam ou passaram e que talvez venham a passar.

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Olá Marcia! Parabéns pelo 4º aniversário do teu filhote! Obrigada pelas dicas da alimentação! A nefrologista do meu filhote nunca falou na pimenta, nem nos caldos, mas faz todo o sentido.

Ela apenas alertou para evitar o excesso de consumo de proteina (carne, peixe, leite, ovos). E também disse que deviam ser evitados desportos de contacto - karate, futebol, etc.. O
Judo é de contacto? O perigo é levar uma pancada na zona lombar, porque com os rins únicos costumam ser maiores que os normais e o perigo de lesão também aumenta.

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Olá a todas....estou aqui pela mesma razão que vocês... Há dois dias que não durmo nem como de jeito e só me apetece chorar... Estou dec21semanas e na quarta fiz a eco no HVFX tb me foi dito que a minha princesa poderia nascer sem o rim esq..pois a médica não o estava a conseguir ver... Vou repetir eco daqui a 2semanas pq segundo a médica ela precisa de crescer mais um bocadinho para confirmar.. Além disso tb está descrito no resultado da eco que o rim DT está com uma dilatação de 5mm ... Tb vou fazer ecocardiograma fetal mas não consigo entender a ligação!!!! Não tenho médica obstetra ..quero dizer vou a primeira consulta dia 25. Porque como tenho 40 anos tenho de ser seguida como gravidez de alto risco em Dezembro fui chamada para uma consulta mas quando lá cheguei a minha medicacestava de licença maternidade e só marcaram nova consulta com nova médica para mês e meio mais tarde Triste contudo sou seguida no centro de saúde..e fui a correr falar com a minha medica de família que e uma querida e me tentou acalmar mas eu sei que ela não e especialista ... Tenho muito medo do que aí vem... Sou um poço de dúvidas e receios.ainda não contamos a ninguém .. Vim aqui procurar algum conforto mas nem sei se estou melhor ou pior... E bom saber que os vossos bebés estão a crescer saudáveis... Mas e o bebê da Aninh@ como está?? Fiquei aflita sem saber se correu tudo bem... Alguém sabe me dizer se há riscos no parto ... Queria um milagre,....tenho tanto medo que o rim DT não seja saudável..... Tenho tudo menos descanso e alegria no coração ,.......

STRSM

ekia -
Offline
Desde 30 Jun 2009

Não vale a pena sofrer por antecipação.. 1º têm de confirmar que o rim não está mesmo lá. Até pode estar. A "parva" da minha obstetra na altura dizia que via os 2 rins! E só lá estava 1. O contrário pode acontecer. O ideal seria confirmar no privado.. o Centro Ecográfico de Entrecampos é muito bom. Ou no público na MAC. Ou no HSFX com a Dra. Patrizia.. entretanto pensa que não podes fazer nada. É um sofrimento, lembro-me bem quando me disseram que o meu filhote só tinha um rim.

alegna m -
Offline
Desde 29 Out 2013

Boa noite..passei so para dizer para nao sofrer tanto por antecipaçao..sei bem que nao e facil mas e o melhor..o meu bebe nasceu com um rim nao funcional..antibioticos exames tudo e mais alguma coisa..ao fazer um ano o rim foi retirado..ja passou mais um ano e ele faz uma vida perfeitamente normal..antes tivesse nascido so com 1 nao tinha feito cirurgia tao cedo.pense positivo mama

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Boa noite e obrigada Alegna M e Ekia pelas palavras... Já se passaram umas semanas repeti a eco as 23 e confirmou se a agenesia renal mas afinal é DT e não Esq ,existe uma manchinha mas dificilmente será o rim ,a médica acha que ele não desenvolveu .. Mas tb afirma que só quasnrda a bebê nascer e com a eco na altura é que haverá 100% certeza... O rim que existe já está normal e tenho líquido amniótico o que tb é bom sinal ... Houve algumas divergências entre as duas ecos que me deixaram de pé atrás com medica 1° era a falta de rim esq depois já era a DT nos relatórios trocou se toda mas enfim... A verdade é que na imagem só aparece um ... Mas tenho andado muito mais calma com está situação não posso fazer nada para mudar o que as estrelas ditaram para a minha feijoquinha... Tenho que ser forte para poder receber e cuidar da minha menina em tudo o que ela precisar.... Tenho esperança que vai correr tudo bem ... Já a sinto mexer e bem Sorriso acho que vai ser bailarina pela dança que as vezes sinto na barriga Sorriso

STRSM

carla sofia2013 -
Offline
Desde 03 Out 2013

Olá mães..
Como estão as vossas crianças... A minha Matilde tb tem agenesia renal dta.
Já fez duas cintigrafias, ecos e por ai fora... e está confirmado.
Fez em Nov. 2015 uma infeção urinaria e a medica mandou fazer uma cistografia, que acusou algum refluxo, vamos na segunda-feira a uma urologista pediátrico para saber segunda opinião, pois no relatório da cistografia fala em Refluxo grau II, mas a nefrologista diz que como ela só tem um rim, quer ouvir outra opinião para saber se faz algum tratamento ou cirurgia... Vamos ver...
Não vou mentir... finalmente encontrei outras mães com quem falar disto, porque normalmente falo com outras pessoas e só dizem que vai ficar tudo bem... eu quero e sei que vai ficar tudo bem, mas este grupinho de mães, tem outra experiencia, e falamos todas com conhecimento de causa...
Um grande beijinho para todas vocês...

A Matilde veio encher a minha vida de Mimo Sorriso
Carla Lourenço

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Carla Sofia, espero que nao seja nada de especial e que naoseja necessario cirugias... a minha feijokinha so nasce daqui a 2 meses mas ate hoje nao faco a minima ideia do quenos espera.... a medica OB nao me sabe explicar nada em relacao aos procedimentos pos parto....diz que depois fazem eco para confirmar a falta do rim.... e depois???nem me sabe explicar se sera seguida no hospital Vila Franca ou noutro...so me diz para manter calma depois tudo se encaminha .....como foi quando nasceu a sua princesinha? Ela é seguida onde? o queé isso de refluxo grau II ? ela faz alguma medicacao ?
Eu compreendo e bem quando fica feliz por poder saber de outras mamas a passar pelo mesmo ou com conhecimento efetivo de causa.... eu tb so oico vai correr tudo bem .... ha mt gente que so tem rim e vive bem... parece respostas de quem nos quer acalmar mas nao sabe bem como .....nao é por mal eu sei tb é uma grande verdade.... mas eu so penso é na quantidade de pessoas que conheco que teem 2 e nao trabalham.... trabalho numa clinica de hemodialise mas nem ai consegui respostas das poucas pessoas com quem falei sobre o assunto tb nao falei com mta gente la tenho estado de baixa...
Bom boa sorte para o exame segunda ... Sorriso

STRSM

carla sofia2013 -
Offline
Desde 03 Out 2013

Sonia TRS Machado escreveu:
Carla Sofia, espero que nao seja nada de especial e que naoseja necessario cirugias... a minha feijokinha so nasce daqui a 2 meses mas ate hoje nao faco a minima ideia do quenos espera.... a medica OB nao me sabe explicar nada em relacao aos procedimentos pos parto....diz que depois fazem eco para confirmar a falta do rim.... e depois???nem me sabe explicar se sera seguida no hospital Vila Franca ou noutro...so me diz para manter calma depois tudo se encaminha .....como foi quando nasceu a sua princesinha? Ela é seguida onde? o queé isso de refluxo grau II ? ela faz alguma medicacao ?
Eu compreendo e bem quando fica feliz por poder saber de outras mamas a passar pelo mesmo ou com conhecimento efetivo de causa.... eu tb so oico vai correr tudo bem .... ha mt gente que so tem rim e vive bem... parece respostas de quem nos quer acalmar mas nao sabe bem como .....nao é por mal eu sei tb é uma grande verdade.... mas eu so penso é na quantidade de pessoas que conheco que teem 2 e nao trabalham.... trabalho numa clinica de hemodialise mas nem ai consegui respostas das poucas pessoas com quem falei sobre o assunto tb nao falei com mta gente la tenho estado de baixa...
Bom boa sorte para o exame segunda ...

Mandei Msg PRivada...
Beijinhos Sonia...
Vai correr tudo bem...

A Matilde veio encher a minha vida de Mimo Sorriso
Carla Lourenço

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Ola mamas... por aqui ja falta pouco tempo para a minha feijokinha nascer...n dia 19 fiz eco com tracado biofisico estava super enervada e anciosa....mas gacas aDeus correu tudo bem....estava tudo dentro de valores normais Sorriso o desenvolvimento tem sido bom esta no percentil 58 e pesava ja 2,458kg ... ando mais calma mas de vz em quando la vem este aperto no coracao.... mas tenho muitos dias que nem me lembro da falta do rim..... ela mexe que se farta a barriga esta barrigao ando com as maleitas do 3 trimestre ....tudo tao normal Sorriso mas esta noite acordei a meio da noite com isto na cabeca Triste nunca mais nasce para fazer os benditos exames...... acho que no fundo vivo a espera de um milagre de ultima hora ......

STRSM

alegna m -
Offline
Desde 29 Out 2013

Bom dia.o meu piolho ja vive so com um rim a um ano e graças a Deus tem tudo corrido muito bem..sem medicaçao nem nada.apenas consulta e ecografia de ano a ano..o corpo abituou se a ter so um rim e akele faz o trabalho dos 2..vai ver que consigo vai ser igual.tenha fe..beijinhos

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

alegna m escreveu:
Bom dia.o meu piolho ja vive so com um rim a um ano e graças a Deus tem tudo corrido muito bem..sem medicaçao nem nada.apenas consulta e ecografia de ano a ano..o corpo abituou se a ter so um rim e akele faz o trabalho dos 2..vai ver que consigo vai ser igual.tenha fe..beijinhos

Obrigada pelas palavras...eu tenho muita fe de que vai correr tudo bem....mas a anciedade destas ultimas semanas vira e volta bate a porta.... espero embreve vir dar boas noticias Sorriso

STRSM

Mary dos Santos -
Offline
Desde 23 Jun 2014

Boa tarde a todas... Como todas vocês, é o meu primeiro post no grupo, e com o coração apertadinho.. Fiz a ecografia morfológica ontem no HSFX, e a Dra tambem me disse que a minha menina só tinha o rim direito.. Mandou-me fazer um ecocardio e nova ecografia para daqui a 3 semanas... Também mencionou que tenho o liquido amniotico normalissimo, e que isso significa que o rim visivel estava a trabalhar bem... No entanto eu fiquei apavorada Cara séria O pai também nasceu só com um rim, pelo que se pensa ser genético... Até é mau pensar nisto, mas é possivel perder o bebé à nascença por causa desta condição? Como nos podemos preparar para todo esse reboliço? Já temos um menino de 2 anos e meio, que felizmente, nasceu super saudavel e sem nenhum problema... Agradeço desde já a todas pelos vossos testemunhos <3

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Mary dos Santos escreveu:
Boa tarde a todas... Como todas vocês, é o meu primeiro post no grupo, e com o coração apertadinho.. Fiz a ecografia morfológica ontem no HSFX, e a Dra tambem me disse que a minha menina só tinha o rim direito.. Mandou-me fazer um ecocardio e nova ecografia para daqui a 3 semanas... Também mencionou que tenho o liquido amniotico normalissimo, e que isso
significa que o rim visivel estava a trabalhar bem...
No entanto eu fiquei apavorada O pai também nasceu só com um rim, pelo que se pensa ser genético... Até é mau pensar nisto, mas é possivel perder o bebé à nascença por causa desta condição? Como nos podemos preparar para todo esse reboliço? Já temos um menino de 2 anos e meio, que felizmente, nasceu super saudavel e sem nenhum problema... Agradeço desde já a todas pelos vossos testemunhos <3

Olá mama... Como compreendo o teu sofrimento, a tua surpresa e aangustia. Ainda há 17 semanas passei pelo mesmo... Na aaltura estava com 21 semanas tb fiz eco fetal nas descobertas marcado pelo hospital vfx , e repeti a eco as 24, onde se confirmou a agenesia renal tb dta ... Com o tempo fui me habituandoa iideia de que nada posso fazer por
Agora .. Com o tempo acabei por esquecer um pouco mas os primeiros tempos chorava dia e noite... Tentava entender o pq... No nosso caso não há conhecimento de ninguém com estr pproblema .... Aqui encontrei mamas que me deram alguma paz de espírito e tu tn vais acabar por encontrar mas leva tempo.... Estou com 38 semanas e cada vez que penso que as minha princesa está quase as nascer fico em pugas depois cai a ficha e as dúvidas voltam .... O que sserá que ai vem ??? Como vão ser ? Eu as 33 semanas fix eco para traçado biofísico para saber se estava tudo bem com o desenvolvimento da bebê e só dai para a frente e que cconsegui começar a aproveitar a gravidez que tem sido uma montanha russa .... Tb sou seguida em vfx com a dra Luciana... Foi com e LK a que fizeste a eco ? Hoje era dia dela fazer eco,ela e uma querida boa médica .vais ver que estáttudo bem ... E uma semaninha de cada vez... A minha filhota de 3 anos tb e super saudável e eestá tb hade ser.... Sorriso não desespere já ... Há aqui mamas que confirmam ter bebés que apesar de exames de rotina são criançad super normais e os nossos tb serão vais ver ...há que manter as fé .... Vamos falandoe eesclarecendo dúvidas ... Bjs e tenta acalmar esse coração apertado

STRSM

Sonia TRS Machado -
Offline
Desde 09 Ago 2012

Mary dos Santos escreveu:
Boa tarde a todas... Como todas vocês, é o meu primeiro post no grupo, e com o coração apertadinho.. Fiz a ecografia morfológica ontem no HSFX, e a Dra tambem me disse que a minha menina só tinha o rim direito.. Mandou-me fazer um ecocardio e nova ecografia para daqui a 3 semanas... Também mencionou que tenho o liquido amniotico normalissimo, e que isso
significa que o rim visivel estava a trabalhar bem...
No entanto eu fiquei apavorada O pai também nasceu só com um rim, pelo que se pensa ser genético... Até é mau pensar nisto, mas é possivel perder o bebé à nascença por causa desta condição? Como nos podemos preparar para todo esse reboliço? Já temos um menino de 2 anos e meio, que felizmente, nasceu super saudavel e sem nenhum problema... Agradeço desde já a todas pelos vossos testemunhos <3

PS: Desculpa as calinadas na escrita .....nao tenho mesmo maozinhas para escrever no telemovel !!!!!

STRSM