Adormecer um bebé | De Mãe para Mãe

Adormecer um bebé

Responda
12 mensagens
AnaAF -
Offline
Desde 02 Ago 2018

Olá mamãs.
Quando somos mães somos bombardeadas de opiniões que por vezes nos causam dúvidas...
O meu bebe tem 6 semanas e nunca adormeceu sozinho... Adormeço-o sempre ao colo (na maioria das vezes demora 1hora até ele deixar de chuchar e entrar no sono profundo) e só depois consigo que fique a dormir no berço.

As pessoas que já foram mães há mais tempo (avós...) dizem que lhe estou a criar o vício do colo e tal...

Qual a vossa opinião?
Algum truque para o adormecer fora colo?

Obrigada

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Há: deixá-lo crescer! Todos chegam lá, uns mais tarde outros mais cedo. Há bebés que desde cedo não querem colo, querem adormecer eles sozinhos na caminha deles, outros há que precisam de colo até muito tarde.
.
Vou dar o exemplo do meu: também demorava eternidades a adormecer, primeiro ao colo, depois aprendeu a adormecer na mama. Mas precisava de estar no colo até atingir um sono profundo de maneira que pudesse pôr na cama sem acordar. Agora não, adormece rápido (se estiver para lá voltado, mas isso é outra conversa), e embora não fique no sono profundo, quando ponho na cama vejo-o abrir o olho mas fecha logo e volta ao sono. E já algumas vezes adormeceu sem ser colo, assim deitado ao meu lado (mas aí demora muuuuito tempo pois os bichos carpinteiros não o deixam estar quieto muito tempo Careta ). E na creche adormece sozinho no berço.

Sobre CatiaS_S

Agosto 2016: Vamos tentar ter um filhote!
Set-Out 2016: Consultas, exames, análises; Folicil e Yodafar
Novembro 2016: Começam os treinos
10 Maio 2017: Positivo ao 5º ciclo Espertalhão
DPP: 11 Janeiro.....e se não quiser nascer, indução marcada para dia 17...
http://outroblogsobrematernidade.blogspot.pt/

Filipa N13 -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Eu acho que se um bebé pede colo, deveos de o dar.
Há bebés que precisam mais que outros... A minha filha mais velha não gostava de dormir ao colo, a outra precisava imenso desse conforto para adormecer...
Eu sei que por vezes pode ser cansativo estar a adormecelos nos braços 1h ou mais...
Já experimentou tranquilizalo com som? O som do secador de cabelo costuma proporcionar conforto, relembra-lhes o som no útero da mãe, acalma-os e conforta-os.
Todos os sons sempre na mesma frequência, considerados White Noises, têm esta característica singular.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Colo!!!!
Os bebes precisam de colo!
Nao ligue as "velhas do Restelo"
O meu esteve ao meu colo 24 horas por dia, 7 dias por semana nos primeiros 4 meses! Senao ele nao dormia nem parava de chorar.
So depois ele proprio comecou a ser mais independente, a adormecer sozinho.
Hoje em dia, quem me dera a mim que ele quisesse mais colo!!!
O colo NAO vicia!
Os bebes precisam de aconchego, proximidade da mae/pai.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Tenho uma amiga que a filha mais velha nunca quis colo desde que nasceu.
Era so po-la a larga na cama e ela ficava.
A mais nova so estando ao colo. So queria colo.
E hoje em dia é como o meu, independente e adormece sozinha tranquilamente.
Se ela pede/quer, da.
E aproveita.
Aquilo de dizerem que vai passar depressa demais e vais sentir saudades, apesar de agr ser cansativo.... é mesmo verdade!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Tenho uma amiga que a filha mais velha nunca quis colo desde que nasceu.
Era so po-la a larga na cama e ela ficava.
A mais nova so estando ao colo. So queria colo.
E hoje em dia é como o meu, independente e adormece sozinha tranquilamente.
Se ela pede/quer, da.
E aproveita.
Aquilo de dizerem que vai passar depressa demais e vais sentir saudades, apesar de agr ser cansativo.... é mesmo verdade!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Por cá é igual. Não ligo nada ao q me dizem. Não consigo fazer de outra maneira!!

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Tem um bebé normalíssimo, que quer o que a maioria dos bebés quer: estar junto á mae. É o normal, o esperado, o que deve dar.
Os outros tem sempre opinioes e acham sempre que estamos a fazer tudo de errado. Todos os bebés sao perfeitos e só o nosso é que é diferente do normal. É mandar essa gente toda passear. Tanto em relacao ao colo como em relacao a muitas outras coisas. Ignorar.

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

O meu dormiu ao colo até aos 6 meses. Não foi apenas adormecer, foi mesmo dormir... dia e noite! Agora tem 14 meses e não quer colo nenhum. Começou a adormecer sozinho na nossa cama aos 7-8 meses, depois passou para o berço e também adormece sozinho. Por isso não, o colo não vicia e dormir na cama dos pais também não. Dê o miminho todo que possa. Breve ele deixa de querer e vai acabar por ter saudades das dores nos braços! Vá, das dores se calhar não, mas de o adormecer ao colo sim Sorriso

AnaAF -
Offline
Desde 02 Ago 2018

Muito obrigada por todas as vossas mensagens. Sinto-me mais apoiada e compreendida!

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Mamã os bebés humanos são crias de colo. O leite materno tem pouca gordura comparada com outras espécies que mamam com menos frequência. Existem estudos para isso.
Ou seja é normal que os bebés queiram colo. Embora hajam bebés mais independentes.
Aconselho ler o livro “Os bebés também querem dormir” da Constança Ferreira e “Socorro! O meu bebé não dorme” da Clementina. Ambos os livros recorrem a estudos científicos e o primeiro descreve bem sobre a maternidade.
Confie no seu instinto. Não deixe influenciar pelos conselhos que não pareçam fazer sentido. É bem mais difícil dizer que fazer mas os nossos bebés dependem da nossa força e coragem para os proteger de conselhos que para a nossa intuição não faz sentido.
Na maternidade às vezes uma das coisas mais nos afetam são conselhos e críticas alheias com boa intenção porque podemos sentir inseguras num momento vulnerável, onde colocamos o nosso conhecimento em causa. Muita força!
Para as sestas experimente usar babywearing.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Ah minha querida, é preciso não dar ouvidos a essas tontices, porque são mesmo tontices...
Vamos lá ver, uma coisa são rotinas e bons hábitos, sim, devemos batalhar por isso mas com lógica, bom senso e com tempo, nada de pressas.
A minha filha com 6 meses adormecia ao colo, sempre, nunca me preocupei, e graças a Deus quem me rodeava não dizia essas coisas do vício do colo e afins. Lá para os 6 meses comecei a adormecer ao meu lado na cama grande, deitava-me com ela e ela adormecei e aí colocava na cama dela, ainda hoje é assim...
Importante é horários, rotinas, mesmo hora para dormir, mesmo local, cantar uma musiquinha, contar uma história, noto que com as rotinas bem definidas entendem muito bem a hora de dormir e o adormecer profundo é mais rápido o que nos facilita.
Dar muito colo sim, muito colo sempre que o bebé quiser, dar colo não é mau hábito, mau hábito é as pessoas quererem que os bebés sejam máquinas ou robots e incentivarem essa distância era mães e bebés com essas teorias, os nossos bebés querem nos sentir perto, querem o nosso cheiro, ouvir o nosso coração é isso que os acalma...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?