Adoção - quanto tempo de espera ? | De Mãe para Mãe

Adoção - quanto tempo de espera ?

Responda
7 mensagens
neuzinhab -
Offline
Desde 29 Maio 2014

Olá,

Estou a pensar em adoptar, visto estar a ser muito difícil conseguir engravidar... Quem já consegui adotar, quanto tempo demora todo o processo?
É seguro, quer dizer, ouço hitórias de aparecerem os pais biológicos e ficarem com as crianças...
Será que é mesmo assim, ou uma vez adotado é nosso filho para sempre?
Alguém me ajuda?

Obrigada

Calcifer -
Offline
Desde 08 Maio 2014

Olá! Desde já lamento a dificuldade e dou-te também os parabéns pelo passo! A adoção é uma coisa muito benéfica e estarás a salvar uma vida que precisa do amor que tens para dar! :) Não te posso ajudar relativamente ao tempo em que tens de estar á espera, mas posso sim aconselhar-te em relação ao teu medo do aparecimento dos pais biologicos, eles abandonaram aquela criança, talvez por necessidade ou negligência, mas aqui o importante é que tu vás acolher aquela criança e que ela seja feliz no teu lar, que tenha as condições mais que necessárias para uma vida feliz e saudável, que tenha uma boa educação e disciplina e uma saúde vigiada, feito isto, acho que venha quem vier, ninguém te pode tirar o teu filho, pais não são os que fazem, são os que criam :) Se estiver errada alguem que me corrija..

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olha as crianças que estão disponíveis para ser adotadas ou estão á um determinado tempo (não sei qual ) abandonadas pelos pais e estes perdem os seus direitos, ou então, e preferencialmente os projenitores assinam um documento consentindo a adopção.
A criança adoptada está um ano á guarda dos pais adoptivos e passado esse ano é ouvida (quando sabe falar) por técnicos competentes e é avaliada a situação de integração em que se encontra, o juiz decide a entrega definitiva aquela familia.
Agora desde que é feito o preenchimento da papelada até que possas ter o teu filho, em tua casa, infelizmente decorre muito tempo, não te sei dizer quanto

Adriana M -
Offline
Desde 28 Maio 2014

Olá! Uma vez decretada a adopção não há como os progenitores alegarem seja o que for! A adopção e decretada 6 meses após a criança viver com a nova família! O tempo de espera varia consoante o que os candidatos pretendem, sendo que o tempo de espera e mais longo se pretenderem um bebe. A avaliação das técnicas aos candidatos demoram em média um ano.. Informa te na segurança social ou na Sta. casa se fores de Lisboa. Boa sorte!

AninhaCMC -
Offline
Desde 20 Maio 2014

Eu adotei há dois anos e posso dizer que é o grande projeto da minha vida. A minha filhota é simplesmente maravilhosa! Esperámos apenas dois anos, o que considerámos ser pouco face àquilo para que estávamos preparados. Recebemo-la com três anos, cheia de energia e saúde. Hoje, parece que está connosco desde sempre. Não passei por uma gravidez ou um parto, mas o dia em que vi a minha filha pela primeira vez superou qualquer experiência.
O processo envolveu alguma angústia e ansiedade, mas, felizmente,as técicas que nos acompanharam foram excelentes e ajudaram-nos imenso.

quero ser mamã -
Offline
Desde 15 Out 2014

ola,ja pensas te em engravidar com doaçao de óvulos~?tens que idade?eu ja fiz e tou á espera do beta amanha...

quero ser mamã

Bakuarela -
Offline
Desde 24 Maio 2015

AninhaCMC escreveu:
Esperámos apenas dois anos, o que considerámos ser pouco face àquilo para que estávamos preparados. Recebemo-la com três anos, cheia de energia e saúde. .
.

Olá, acho que foi bem rápido face ao que se costuma ouvir... sabem o motivo? em que zona do país foi?
Desculpe as perguntas mas adoptar também está nos nossos planos.

Sobre Bakuarela

Mãe a tempo inteiro do Vinny e co-autora do blog www.sweetcaos.com