Adaptação a creche - 2 anos | De Mãe para Mãe

Adaptação a creche - 2 anos

Responda
5 mensagens
VlBvC -
Offline
Desde 04 Jan 2017

Ola, a minha filha tem 2 anos e entrou este mês pra creche.Tem ido só de manha e depois vem almoçar a casa pra ser de forma gradual mas ela chora todos os dias. Segundo a educadora só a pouco tempo e que deixou de chorar durante o tempo em que la está. Eu tenho tentado sempre falar com ela mas ela nunca quer ir. Hoje ainda nem se tinha levantado da cama e já estava a dizer que não queria ir. Já tou a ficar sem idéias
de coisas pra lhe dizer. Eu trabalho por turnos e quando ela ficar la o dia todo não sei como vai ser. Algum truque de como falar com as crianças? Alguem trabalha por turnos?

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Ajuda falar sempre positivo, nunca demonstrar angústia, não chorar à frente dela. Despedir-se sempre, sem fugir, dar-lhe um beijo dizer para se divertir e que logo, logo chega para a ir buscar.
Quanto às adaptações, eu não sou a favor, acho uma segunda penalização, mas sei que há teorias a favor. O que penso é, se a menina vai ficar 7hs no infantário porque a vamos habituar a ficar 3hs?! Se a mãe a vai buscar antes do almoço, ela vai criar essa rotina quando a interiorizar a mãe deixa de aparecer antes do almoço e só vem ao fim do dia...eu acho mais doloroso. Concordo que se vá buscar mais cedo, de vez em quando para almoçar, mas não me faz sentido habituar a uma rotina que não é para se habituar.
Depois há crianças que não gostam mesmo, eu detestei cada um dos dias dos 6 meses em que estive num e não fui maltratada nem nada do género.

tutti_frutti -
Offline
Desde 23 Ago 2010

É duro mas passa. O meu foi aos 3 anos e também acordava a dizer que não queria ir. Demorou 1 mês e meio, depois passou. É normal, uma adaptação. Coragem, discurso positivo e um sorriso nos lábios.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Aii.
O meu talvez va em Fevereiro (senao so em setembro ja com mais de 3 anos).
E eu ja ando a desesperar! Chorão
Nao sei mesmo.
Ate agora na ama ele fica sempre bem e contente, mas é diferente.
Força!

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Tudo isso é normal e passa com o tempo. As minhas entraram no ano em que fizeram 3 anos (a mais velha ainda não tinha os 3 anos feitos) e ao início também foi assim. Agora com o regresso às aulas depois das férias (na terça da semana passada) a mais nova, agora com 4 anos, voltou à choradeira de manhã. Ainda hoje começou a chorar em casa e quando a deixei no colégio continuava a chorar, mas agora quando a fui buscar para almoçar em casa já estava óptima e voltou sem dramas para a parte da tarde. Há-de voltar a passar com o tempo. Quanto à adaptação, também me parece mais vantajoso ficar logo de uma vez, mas não tenho essa experiência porque no primeiro ano as minhas filhas iam só de manhã (não por uma questão de habituação).

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?