Abrir uma loja online | De Mãe para Mãe

Abrir uma loja online

Responda
6 mensagens
Luisa1987 -
Offline
Desde 18 Maio 2021

Olá meninas.

A muito que quero ter algo meu.
Trabalho numa empresa mas confesso que já me cansa trabalhar para outros, entre outras coisas.
Estou a pensar abrir uma loja online... roupas ou accesorios ainda não sei bem.
Queria saber de algumas mamãs que eventualmente saibam mais a cerca deste assunto.
- ter uma loja online por exemplo no instagram é necessário algo oficial? Finanças, segurança social?
Por enquanto é só para tentar a ver se consigo vender algo.
- onde posso comprar.os artigos? Estava a pensar algumas coisas fazer a mão e outras eventualmente exportar da China e revender? Aliexpress por exemplo.
Posso?
Obrigada desde já pelas vossas dicas.

Anotski85 -
Offline
Desde 09 Jun 2020

Olá Luísa
.
Acho que deve ponderar bem essa decisão e pesquisar sobre i) burocracias e procedimentos vários, e II) mercado e estudo de viabilidade do negócio.
.
Pode parecer que basta abrir uma conta no Instagram e está feito. Mas não. Se vai ter fluxos de dinheiro a entrar e a sair (vai comprar produtos e vender), precisa de declarar esses fluxos. Fazê-lo informalmente, à margem da lei, não é naturalmente permitido. Pode ter problemas com as finanças. Por isso vai ter de formalizar a sua atividade e vai ter de saber qual a figura jurídica que mais lhe compensa (recibos verdes, empresária em nome individual, sociedade unipessoal, por quotas, etc). São diferentes, têm regimes de contabilidade diferentes e os seus impactos na atividade (nos custos e dedução de IVA e despesas são diferentes).
Depois tem de ver qual a legislação aplicável à importação de bens, que é do que se trata na compra no aliexpress. Há taxas alfandegárias? Ainda na semana passada li que essas compras vão passar a pagar um imposto qualquer, tem de ver isso com atenção.
Depois, a questão das contribuições sociais. Precisa de fazer descontos para a Ss para continuar a ter proteção. Tem de ver essas coisas, para não ficar completamente desprotegida em caso de doença ou acidente profissional, por exemplo.
E ao mesmo tempo tem de ver se a atividade vai ser rentável. Tem de estimar um determinado volume de negócios para conseguir cobrir os custos e ainda tirar um salário aceitável para si. Para isto precisa de saber um mínimo de contabilidade e gestão, não sei se sabe... Mas é importante fazê-lo antes de avançar, porque se entrar num mercado muito saturado pode descobrir ao fim de uns meses que investiu poupanças a importar produtos que depois não vão ter saída. Ainda perde dinheiro com a aventura empreendedora 😏

Muguet -
Offline
Desde 26 Jul 2020

Olá 👋🏻 Numa fase inicial, tente averiguar o mercado onde se quer inserir (roupas, jóias,..). Super importante! Pode sempre começar com um pequeno negócio no instagram ou noutra rede social (Facebook), sem estar registada como comerciante nas finanças. Pode expor os seus trabalhos. Duvido que as pessoas que vendem produtos feitos à mão por elas próprias no Facebook ou instagram, estejam registadas nas finanças 🙄 Eu faria isso, mais tarde se o negócio der lucros, então sim, acho bem registar a sua marca para se salvaguardar e abrir atividade junto das finanças e consequentemente ver a situação na segurança social e até pode conseguir ou não consiliar com o seu trabalho atual.
Sobre comprar na China, tenha super atenção a isso. Após 1 de Julho, infelizmente, tudo o que vem da China ou de fornecedores chineses mesmo que comprado em armazém europeu vai ter taxas de desalfandegamento - 23% IVA sobre o produto + outras taxas. Nem sempre fica tão barato. Pode ir ao site dos CTT verificar melhor essa situação.
Não sei quais são as taxas em PT para ser honesta. Eu vivo no Luxemburgo e posso dizer que aqui são 17% de IVA + 5 euros de taxas de desalfandegamento (taxas de processamentos e afins).
Numa encomenda super barata vinda da China (meia dúzia de euros, sai caro).

Ana1416 (não verificado)

Olá.
Trabalhar para os outros pode ser mau mas trabalhar para nós próprios é extremamente difícil.
Falo por experiência própria. Não basta ter uma ideia e abrir um negócio.
É preciso muito trabalho, sacrifício pessoal, horas e horas a trabalhar naquilo. Na minha área muitas vezes o próprio trabalho se funde com férias, lazer. Quando se trabalha por conta própria muito raramente está realmente de férias.
Para além de toda a burocracia, impostos.
Não concordo de todo com essa de criar uma página de Instagram e vender e não declarar nada. É ilegal.
Depois de onde veio essa ideia de loja on line a vender artigos da china? É porque agora toda a gente o faz?
É preciso perceber se é fiável o que na minha opinião não é tendo em conta que quer deixar o emprego.
Para ganhar uns trocos ok, agora como negócio acho uma péssima ideia.
Está infeliz no emprego ou não quer mesmo trabalhar para outros? Qual é a sua área? Eu sou da opinião que para se ter um negócio, empresa é preciso ou ser da área de gestão ou no mínimo ter formação na área se não é mais de meio caminho andado para o insusesso.
Desculpe ser pouco motivador.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

O que mais se vê agora são pessoas a vender em lojas de FB e Instagram. Mesmo as pessoas que têm lojas físicas tradicionais e os feirantes se voltaram para o mercado online. Por isso assim por fora, diria que é um mercado que está bem saturado para se começar assim de início. Teria de ter muitas conexões para criar alguma estabilidade de vendas digo eu 🤔🤔.
Seria algo a considerar como part time, mas não como fonte principal de renda.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Há uns anos conheci uma rapariga que fazia vendas de produtos para unhas de gel através de um blog, como extra, tinha um emprego. Na altura não se utilizava ainda muito as redes sociais.
A questão é que ela também fazia unhas de gel e sabia dar dicas às clientes (tinha uma carteira de clientes jeitosa). Resumidamente, tinha atividade aberta nas finanças e faturava os artigos (tinha um programa informático). Mandava vir produtos da Alemanha em quantidades grandes para obter bons preços, outros comprava nos armazéns chineses do Porto Alto (mais acessórios e utensílios)
É preciso também alguma disponibilidade para atender as clientes, preparar as encomendas e expedir, fazer as encomendas de mercadorias.