Abortos de repetição - Dr. Jorge Lima | De Mãe para Mãe

Abortos de repetição - Dr. Jorge Lima

Responda
6 mensagens
PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Pela quarta vez aqui me encontro após mais um fracasso.

Para quem não está a par, estou desde novembro de 2011 a tentar ter o meu primeiro filho. Daqui a um mês já faço 39 anos e além de não conseguir engravidar naturalmente, quando finalmente algum tratamento resulta num positivo, acabo sempre por perder muito cedo. Os meus valores de beta-hCG costumam ser baixos e normalmente quando engravido começo sempre a ter pequenas perdas de sangue exatamente uma semana e um dia após a transferência dos embriões. De todas as vezes que engravidei, só na terceira é que se conseguiu visualizar saco gestacional. Na segunda não houve certezas, pois havia a possibilidade de a imagem vista na ecografia corresponder a um coágulo resultante do aborto.

Os nossos cariótipos são normais, tenho polimorfismo PAI -1 4G/5G heterozigótico que foi desvalorizado, hipotiroidismo desde os 17 anos tratado com Eutirox 100 e perfeitamente controlado, SOP acentuado que me leva a só ter menstruado uma vez, com 14 anos. A amenorreia foi sempre tratada com medicação. Como se pode ver há aqui um mix de situações que tanto pode justificar o insucesso como não ter relação nenhuma.

Fiz 7 transferências de embriões. As primeiras cinco com 2 embriões de cada vez, de muito boa qualidade. Na primeira o resultado foi negativo, na segunda tratou-se de uma gravidez bioquímica, na terceira chegou a suspeitar-se de gravidez ectópica mas afinal não era, a quarta foi negativa e a quinta resultou também em gravidez. As sexta e sétima transferências foram feitas com apenas um embrião em cada uma. A sexta foi negativa e esta última positiva, sendo que soube ontem que já terminou.

Numa aspiração que tive de fazer há um ano, na sequência do terceiro aborto, os restos de tecido foram enviados para análise e o cariótipo do embrião era 46 xx, ou seja, normal.

Foram experimentados diversos protocolos, inclusivamente já tentei com corticoides, aspirina 100, ácido acetilsalicílico 150, Lovenox 40 e azitromicina.

Estou determinada a consultar o Dr. Jorge Lima e gostava, por isso, que alguém me esclarecesse algumas coisas, uma vez que resido na zona do Porto e quero ser o mais ágil possível. Tenho na minha posse as análises às trombofilias, pois fi-las por minha conta. O resto está no meu processo no hospital onde sou acompanhada. O Dr. Jorge Lima valoriza a anamnese ou necessitamos de levar outra documentação formal? Estava a pensar criar uma tabela com a comparação de todos os protocolos realizados mas não sei até que ponto lhe interessaria. Tenho seguro Medis, as consultas dele têm acordo com a seguradora?

Estou a chegar às últimas hipóteses que restam, se considerar que não vai haver problemas na descongelação dos embriões.

Obrigada pela paciência em lerem isto tudo e me ajudarem a esclarecer as dúvidas.

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com

amadalena -
Offline
Desde 13 Maio 2009

Oh querida, li tudo e não te posso ajudar quanto às questões do Dr. Jorge Lima… Mas quero dizer-te que tens mesmo muita força (e deves continuar a ter) para aguentar tanta coisa. Desde 2011 Triste
Desejo-te toda a sorte do mundo e que esta ida ao Dr. Jorge Lima traga o teu tão desejado bebé...

Lurdinhas31 -
Offline
Desde 18 Out 2016

Ola querida primeiro que tudo sinto muito tudo o que tens passado e essa luta de tantos anos,e cruel o que uma pessoa tem de passar para conseguir ter um filho,compreendo te bem e sei o que sentes,apesar de ter 33 anos estou nesta luta a 3 e e so ver os anos a passar sem conseguir o que mais desejo.eu tenho abortos de repeticao e sou seguida pelo dr jorge lima no hospital cuf descobertas em Lisboa,ele tem acordo com varias seguradoras e ele e um optimo ser humano e exelente medico,convem levarares todos os exames que ja fizeste ate hoje para ele nao te mandar repetir tudo outra vez.muita forca bjinhooo

A procura do meu milagre desde agosto de 2015
03/02/2020 IIU (-)02/08/2020 Fiv lusiadas
10/2020 TEC lusidas (+)
Apos 6 abortos a luta continua
Fiv IVI 02/09/2021..4 blastocitos.TEC(+)

CSNCosta1 -
Offline
Desde 03 Nov 2016

Lamento muito o longo e penoso caminho que tens tido no caminho para maternidade. O dr. Jorge Lima tem acordo com várias seguradoras incluindo a médis. Na primeira consulta que tive com ele foi das consultas que tive até hoje em que o médico é que fez as perguntas praticamente todas e foi a consulta que tive em que o médico foi mais acertivo, não ficou dúvida nenhuma do rumo a tomar. Se puderes leva todos os exames que fizeste, se não faz um apanha de tratamentos. Como diz a Lurdinhas31 ele para além de ser um excelente médico é uma pessoa muito humana. Espero que dê agora em diante tudo corra bem.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Tenho ouvido falar mt bem desse médico e espero sinceramente que seja por aí o seu caminho.
Já agora, nunca chegou a fazer progesterona?

PatL -
Offline
Desde 18 Mar 2015

Obrigada pelas respostas. Vou tratar da marcação da consulta e tentar reunir o máximo de informação.
Todas as transferências foram feitas em ciclos programados, porque a amenorreia não possibilita efetuá-las em ciclo natural. Nessa circunstância realizei sempre suplementação de estradiol e progesterona, esta última introduzida 3 dias antes de cada transferência, a cada 8 horas. Falei com a diretora acerca da possibilidade de se monitorizar a progesterona por haver casos em que o Progeffik é insuficiente sendo necessário administrar por via intramuscular. Ela disse logo que lá no hospital isso não é feito.
Os níveis de vitamina D também foram avaliados e corrigidos.
Fiz histeroscopia com biópsia depois da qual tomei antibiótico durante 14 dias. O útero não tem malformações, o endométrio não tem problemas em espessar, aparentemente reina a harmonia cá dentro, até colocarem os embriões...

Não sei que mais possa estar a escapar.

Sobre PatL

Início-11/11 inexpl. 6 IO 2013/14 cancel
IIU-05/15 cancel; 08/15 cancel
FIV-02/16(SHO) 12 embr; 04/18(SHO) 4 embr
PGT-A-09/19(SHO) 3 eupl
TEC-05/16(-); 09/16(+) grav BQ; 01/17(-); 05/17(+) AE; 10/17(+) AE; 06/18(-); 11/18(+) grav BQ; 02/20(-); 07/20(-) Basta!
http://seiquechegaras.blogspot.com