Abono pré-natal | De Mãe para Mãe

Abono pré-natal

Responda
10 mensagens
alucia11 -
Offline
Desde 04 Fev 2020

Bom dia companheiras de gravidez Sorriso

Antes de mais, espero que a vossa gravidez esteja a correr bem.

Criei este tópico porque preciso de ajuda. Fiz o pedido de abono pré-natal mas não me foi atrubuído, pretendo reclamar mas não sei como. Passo a explicar: eu e o pai do meu bebé estamos separados, quando estávamos juntos vivíamos em casa dos pais dele (meus ex-sogros). Separamos-nos em Fevereiro, então vim viver sozinha. Tentei fazer a alteração da minha morada fiscal mas como em Março entramos em Estado de Emergência, não consegui de imediato. Tentei várias vezes fazer marcação na cidade onde moro, mas não consegui e tive de ir a uma outra C.R.Civil (a 40km de minha casa) para fazer o novo CC (na mudança perdi a carta com os códigos e tive mesmo de fazer um CC novo).
Acontece que quando fiz o pedido do pré-natal a SS assumiu que eu vivia em casa dos meus ex-sogros e todos entraram para o agregado familiar, sendo-me atribuído o escalão 6.
Fui a SS explicar a minha situação e disseram-me para fazer uma exposição e aguardar.
Foi-me novamente recusado o abono pré-natal.
Estou neste momento a viver sozinha, de baixa porque estou com gravidez de risco e sem abono que seria uma grande ajuda para mim.

Alguma de vocês de sabe dizer se posso reclamar? Onde o posso fazer? Ou o que devo fazer?

Na SS disseram-me que o que importa é que a data em que submeti o requerimento (Abril) legalmente ainda vivia naquela morada e o meu agregado familiar era aquele e que nada posso fazer, mas não me conformo.

Se alguém me puder dizer se há alguma coisa que possa fazer, digam-me pf.

Beijinhos e felicidades para todas

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Olá
Faça uma exposição por escrito à segurança social, mas estou em crer que só se pode fazer uma reclamação. Como já fez uma e foi recusado, penso que não há direito a nova avaliação.

Jq93 -
Offline
Desde 15 Mar 2019

Mas agora já tem a morada fiscal alterada? Deve dar para pedir novamente o abono, preencher de novo os papéis com a nova morada, já tentou?

Desde 31 Jan 2020

Entendo, mas os rendimentos sao sempre do ano anterior querida, não terá a haver?
Peça reavaliação do escalão , pode ser que resulte

alucia11 -
Offline
Desde 04 Fev 2020

MisaL escreveu:
Olá
Faça uma exposição por escrito à segurança social, mas estou em crer que só se pode fazer uma reclamação. Como já fez uma e foi recusado, penso que não há direito a nova avaliação.

O que fiz não foi uma reclamação, foi uma exposição, mas acho rídiculo não me ter sido atribuído. Conheço tantos tantos de casais e pessoas que conseguem e eu que estou sozinha não consegui.

Muito obrigada pela sua resposta.

Beijinhos

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Mas o caso é o mesmo, por norma há uma validade da resposta e não voltam ao processo até lá. Não perde nada em tentar voltar a fazer uma exposição, logo vê se reapreciam ou não.

alucia11 escreveu:

MisaL escreveu:Olá
Faça uma exposição por escrito à segurança social, mas estou em crer que só se pode fazer uma reclamação. Como já fez uma e foi recusado, penso que não há direito a nova avaliação.

O que fiz não foi uma reclamação, foi uma exposição, mas acho rídiculo não me ter sido atribuído. Conheço tantos tantos de casais e pessoas que conseguem e eu que estou sozinha não consegui.
Muito obrigada pela sua resposta.
Beijinhos

alucia11 -
Offline
Desde 04 Fev 2020

Jq93 escreveu:
Mas agora já tem a morada fiscal alterada? Deve dar para pedir novamente o abono, preencher de novo os papéis com a nova morada, já tentou?

Bom dia mãmã Sorriso

Sim, já fiz um novo pedido e na página aparece "PENDENTE". Não me dão resposta nem de uma forma nem de outra.

Beijinhos

alucia11 -
Offline
Desde 04 Fev 2020

Ines.Ferreira.19903 escreveu:
Entendo, mas os rendimentos sao sempre do ano anterior querida, não terá a haver?
Peça reavaliação do escalão , pode ser que resulte

Bom dia Sorriso

Não, os rendimentos são inferiores, pois agora estou sozinha e recebo apenas o salário mínimo.
Por isso mesmo acho "rídiculo" não me ter sido atribuído, pois estou sozinha e recebo muito pouco.

Beijinhos e obrigada pela sua resposta

Jq93 -
Offline
Desde 15 Mar 2019

alucia11 escreveu:

Jq93 escreveu:Mas agora já tem a morada fiscal alterada? Deve dar para pedir novamente o abono, preencher de novo os papéis com a nova morada, já tentou?

Bom dia mãmã
Sim, já fiz um novo pedido e na página aparece "PENDENTE". Não me dão resposta nem de uma forma nem de outra.
Beijinhos

E já fez há muito tempo? Se está pendente ainda há a hipótese de vir a ser deferido, acho que não há razão para não acontecer. Às vezes podem demorar até aceitar, ainda para mais com tudo isto do covid.

Desde 31 Jan 2020

alucia11 escreveu:

Ines.Ferreira.19903 escreveu:Entendo, mas os rendimentos sao sempre do ano anterior querida, não terá a haver?
Peça reavaliação do escalão , pode ser que resulte

Bom dia
Não, os rendimentos são inferiores, pois agora estou sozinha e recebo apenas o salário mínimo.
Por isso mesmo acho "rídiculo" não me ter sido atribuído, pois estou sozinha e recebo muito pouco.
Beijinhos e obrigada pela sua resposta


Sim querida, mas saio a do ano passado que contam