Abono | De Mãe para Mãe

Abono

Responda
5 mensagens
__maria_oliveira -
Desde 30 Maio 2022

Olá mamãs

A segurança social está-me a pedir uma declaração de responsabilidade parental para ter direito ao abono. Já aconteceu a alguém? Não tenho a mesma morada fiscal que o pai mas nunca pensei que fosse preciso um papel de parentalidade regulada para isto.

Obrigada

Desde 23 Ago 2020

Se a morada dos pais do bebe é diferente têm que regular as responsabilidades parentais sim mesmo tendo um relacionamento, podem ir a aula conservatória fazer isso caso estejam de acordo ou a tribunal
Se estão juntos podem colocar a mesma morada se estiverem a viver os dois mas ainda não tiverem mudado

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Sim, é necessário para tudo legalmente, até para matricular na escola.
A questão não é não terem a mesma morada fiscal é ter feito o pedido como família monoparental. Mesmo não tendo a mesma morada, se colocar os dados do pai no seu agregado, os seus rendimentos, o seu IRS...não colocam problema.

Mãe de bebé -
Desde 07 Mar 2022

MisaL escreveu:
Sim, é necessário para tudo legalmente, até para matricular na escola.
A questão não é não terem a mesma morada fiscal é ter feito o pedido como família monoparental. Mesmo não tendo a mesma morada, se colocar os dados do pai no seu agregado, os seus rendimentos, o seu IRS...não colocam problema.

Olá Misal!
Eu por acaso não tive que apresentar nada, o pai da minha filha por motivos profissionais ainda não pode sair da área que reside, então vivemos em Distritos diferentes. Não temos nada regulado, não vivemos na mesma casa, nada no IRS, nadinha de nada... Estará para vir alguma coisa para eu regularizar? Tendo em conta que a minha filha já tem 1 ano e 5 meses 🤔

MisaL -
Desde 17 Abr 2019

Eu também não tive a mesma morada durante 3 anos e não se passou nada, mas não requeri nada como "mãe solteira". Nós estávamos juntos, mas como a casa era arrendada e pensávamos em comprar não me apetecia andar a trocar documentos e não mudei, era eu que tinha a morada diferente.
O problema é quando declaras que estás sozinha, aí tens de apresentar a prova. Imagina que queres pedir um apoio qualquer, abono, inscrição na IPSS, etc, tens de apresentar a "prova" (a regulação do poder paternal) em como estás sozinha.

Mãe de bebé escreveu:

MisaL escreveu:Sim, é necessário para tudo legalmente, até para matricular na escola.

Olá Misal!
Eu por acaso não tive que apresentar nada, o pai da minha filha por motivos profissionais ainda não pode sair da área que reside, então vivemos em Distritos diferentes. Não temos nada regulado, não vivemos na mesma casa, nada no IRS, nadinha de nada... Estará para vir alguma coisa para eu regularizar? Tendo em conta que a minha filha já tem 1 ano e 5 meses 🤔

Palhaço

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?