A ABNEGAÇAO POR DR GONZALEZ - MUITO BOM ESTE TEXTO RETIRADO DO LIVRO "COMER AMAR E MAMAR" AUTOR: DR GONZALEZ | De Mãe para Mãe

A ABNEGAÇAO POR DR GONZALEZ - MUITO BOM ESTE TEXTO RETIRADO DO LIVRO "COMER AMAR E MAMAR" AUTOR: DR GONZALEZ

Responda
2 mensagens
Desde 02 Jul 2009

COPY PAST

A abnegaçao- por pediatra Carlos González
"uma vez esquecidos os ditosos horários e implantada a lactancia a demanda, a maior parte dos problemas com a lactancia sao devidos a má posicao.
Como é possível que existam tantos bebês mal colocados ao peito?
Depois de ler uma larga e tediosa explicacao precedente, um se vê tentado de dizer: "pois, porque é tao difícil que ninguém explica". Mas nao é tao difícil. Todos os mamíferos mamam sem que ninguém lhes explique a posicao correta e assim o fizeram nossas antepassadas durante milhoes de anos.
Eu estava preocupado. Demorei anos em compreender realmente qual é a posicao correta, anos de ler livros, ver vídeos e escutar os expertos. Como o conseguiam, entao, na cova da Altamira? (tempo das cavernas).

González cita que os motivos de uma má posicao sao: interferências depois do parto, confusao de bicos artificiais, falta de modelos culturais e finalmente, a abnegacao.

O presente tópico se centra nesse último motivo citado, acho interessante, porque muitas maes (eu fui uma) afirmam: eu dou o peito, mesmo que saia sangue, mesmo que eu sofra. Entretanto, amamentacao nao combina com dor!!

Lendo o texto do pediatra, entendi de onde vem esse mito de que amamentar é sinômino de dor. Para terminar, o referido texto ainda rompe com um outro mito, de que a mae deve se sacrificar pelos filhos.
O mito da mae abnegada também contribui a que muitos bebês mamem em má posicao. Por que o bico do peito dói tanto? Um belisco no bico é muito mais doloroso que em qualquer outro ponto da pele. Talvez tem que ser muito sensível para poder reaccionar aos estímulos e desencadear os reflexos da ocitocina e da prolactina? Nao necessariamente. O que conhecemos como “tato” sao em realidade vários sentidos distintos, com distintos receptores e distintos nervos.O bico do peito poderia ser tao sensível à pressao ou ao contato, mas pouco sensível à dor.

Penso que a extrema sensíbilidade à dor serve para garantir que o bebê agarre bem ao peito. Por que davam o peito as mulheres das cavernas, por que dao peito os animais? Porque se recomenda o veterinario, porque ouviram que é muito nutritivo e protege contra as infeccioes? Está claro que nao. O primeiro motivo que levam as maes animais e humanas a darem o peito é, simplesmente, para que o bebê se cale. O choro é um som muito desagradável, que impulsa a mae a fazer algo para acalmar o bebê. Peito, braços, carícias, cancoes, seja o que seja, mas que se cale.

Que passava nos tempos da caverna quando um bebê mamava em má posicao? O bebê chora, lhe dou peito. Me dói, lhe tiro o peito. Chora outra vez, coloco o peito novamente. Me dói novamente, tiro o peito outra vez...e assim até acertar com a posicao correta: “anda, desta vez nao dói! Pois que mame todo o que queira...” a dor é um aviso do nosso corpo que a mae deve mudar de posicao, Assim, pode corrigir o problema antes que apareçam as fissuras, as mastites, os vômitos, as cólicas...
Mas, em tempos mais atuais, a lactancia sofreu conotacoes morais. Uma “boa mae” segue dando o peito, ainda que lhe doa. Uma boa mae se sacrifica e cumpre com o seu dever.

Uma “boa mae” nao escuta as mensagens do seu corpo e segue dando o peito em uma má posicao. Até que saem as fissuras- E quando já nao pode suportar a dor, a ansiedade e o esgotamento, quando se entrega e passe à mamadeira, os mesmo que lhe dizem: “nao te preocupes, com os leites modernos se criam igual de bem”, a suas costas comentarao: “ o que passa é que as maes de hoje nao aguantam tanto.”

Em conclusao, durante milhoes de anos nao devia de haver quase problemas de posicao. Depois de um parto natural, quando o bebê estava nos braços da mae desde o primeiro segundo e nao se movia dali em meses (onde ia a estar, na cueva-nursery?), sem chupetas nem mamadeiras e com abundantes oportunidades para observar a outras maes com seus filhos. Quase todas os bebês mamavam bem. E em caso de problema, a dor avisava à mae para que a corrigisse de imediato. A natureza nao podia prever que nossa sociedade chegaria a fazer todo o contrário.

E por que nao idealizou a natureza um sistema mais simples? Se a ocitocina fosse um pouco mais efetiva, e todo o leite saisse a chorro sem esforzo para o bebê, este podía mamar ainda que estivesse mal colocado, e como nao tinha que fazer forá. Tampouco havia dor ou fissuras. La idéia é tentadora, mas nao pode funcionar. Se o leite saisse sozinho, o bebê nao tinha nenhum controle. Para que a quantidade e composicao do leite se adaptem às necessidades do lactante, é necessário que este mame de forma ativa. Por isso, o leite nao sae sozinho em nenhum mamífero, sempre tem que fazer um esforço. Por isso, as vacas, cabras e ovellhas tem que lhes ordenhar, nao basta colocar um balde debaixo e esperar.
Por certo, já que estávamos falando de abnegacao materna, me permito fazer um alegato contra o sacríficio. A palabra “sacrificio” tem várias definicoes e alguma delas nao está mal: “ato de abnegacao ou altruismo inspirado por a veêmencia do carinho.”. Mas também pode ser: “acao a que um se sujeita com grande repugnancia”, de modo que se presta confusoes.

Se sacrifica um alpinista para alcançar o cume? Se sacrifica o que estuda concurso para notario ou pratica horas e horas o piano? Nao estao fazendo algo que lhe repugna, estao fazendo o que desejam fazer. Eu nao quero subir numa montaña nem ser notario, e por isso nao o faço.

Se vc quer levar seu filho nos braços ou lhe dar o peito, façá-los. Se vc quer deixar de trabalhar por alguns meses ou alguns anos para cuidar do bebê, ou rechaçar uma magnífica oportunidade de trabalho no exterior para estar com sua família, facá-lo. Mas só se vc quer. Se naum quer, nao o faça. Dizer: “sacrifiquei minha carreira profissional para estar com meu filho” é tao absurdo como : sacrifiquei a realacao com meu filho por minha carreira.”. Nao sao sacrificios, sao eleicoes. Viver é elegir, os dias só têm 24 horas, e o que faz uma coisa nao pode fazer outra ao mesmo tempo.
Elija o que em cada momento te pareça melhor, e pronto. Quem faz o que quer nao está renunciando, está conseguindo, nao se sacrifica, triunfa.

O matiz é importante, porque quem faz um sacrificio, o faz, por definicao, com grande repugnancia. Nao se considerada pagado, acredita que lhe devem algo. Cedo ou tarde vc terá conflitos com os seus filhos. Em nesses momentos, quem acredita haver se sacrificado pensam: “parece mentira, depois de tudo que fiz por vc”, ou “por sua culpa, eu nao pude chegar a...” As palavras, uma vez pronunciadas, nao se pode voltar atrás. Em compensacao, os que sao conscientes de haver feito o que desejavam mais bem pensam: “que pena que depois de todos os anos de felicidade que vc me deu, agora tenhamos um conflito.” ou “ graças a vc, disfrutei do privilégio de ser pai!

GONZÁLEZ, C. (2009). Comer, amar e mamar.Madrid: Temasdehoy, p.292-294.

stardust -
Offline
Desde 26 Abr 2010

Adorei o teu texto e concordo inteiramente com o que escreves. Não acrescento uma vírgula!

Parabéns pela frontalidade e "abrir de olhos"!!!

Beijinho

PS: As "abnegadas mães" cobram. Com juros!Nada tem a ver com o que os nossos filhos merecem: amor incondicional. Por eles e por nós, porque só se pode dar o que se tem!