3 anos fala mal … Quando procurar ajuda? | De Mãe para Mãe

3 anos fala mal … Quando procurar ajuda?

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mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Olá mamãs , o meu Gonçalo fez 3 anos em dezembro e ainda não fala muito bem, nós em casa lá vamos entendendo mas quem não convive diariamente com ele não entende metade do que ele diz! Entrou em setembro para o jardim de infância e no final do 1º período fui falar com a educadora e ela disse para não me preocupar, que há crianças que falam melhor mais cedo e outras mais tarde, que para já não é motivo de preocupação. Mas ele lá não fala quase nada, segundo o que ela diz, por isso nem devem saber o que ele sabe dizer ou não!
A minha questão é se alguma mamã passou pelo mesmo e quando é que foram aconselhadas ou decidiram procurar ajuda?

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

Mas o problema principal é a articulação (não se percebe o que diz), o vocabulário limitado (uso de poucos vocábulos diferentes) ou uma sintaxe limitada (construção de frases muito básicas)? Ele consegue fazer frases com sujeito+verbo+complemento ("o cão brinca com a bola", "o menino come o pão")?

Ariana Perdiz -
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Desde 22 Set 2015

Olá mo—duarte.
A minha filha tem 4 anos. Com quase 3 anos percebi que ela falava mal e que falava pelo nariz.
Quando fui ao pediatra diz quais as minhas preocupações, pelo que, o médico perguntou se ela ouvia bem. Nunca tinha notado nada em relação à audição. Para descargo de consciência levei—a ao otorrino e no ouvido direito só ouvia 20% e no ouvido esquerdo só ouvia 40%. Fez vários tinpanogramas e foi operada de urgência com 3 anos. Aos ouvidos, garganta e adenoides. Fala muito melhor e já todas as pessoas entendem.
Quando fez 4 anos levei—a à terapeuta da fala e não precisa de continuar, até diz alguns fonemas que só era suposto dizer mais tarde.

Concluindo: verifica se o teu pequeno ouve bem porque pode ser disso. Desculpa o testamento.

Beijinhos qualquer coisa diz.

BagaLaranja -
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Desde 02 Abr 2014

Eles quando entram no infantário desenvolvem bastante o vocabulário. Como entrou há pouco tempo, pode ser que ajude.
E concordo que uma avaliação por um otorrino é muito importante. Se tiver algum problema, quanto mais depressa for descoberto e tratado, melhor. Acho que nesta idade problemas dos ouvidos até são comuns.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Olá,
Eu por acaso ainda esta manhã estava a ler sobre o assunto. No site mãemequer, a propósito de quando procurar ajuda, diz o seguinte:

3-4 ANOS
O padrão de fala é pouco inteligível aos interlocutores da criança (pais e o adulto estranho)
Não produz frases simples
Utiliza frequentemente palavras do tipo “isto” e/ou “coisa” em vez da designação correta
Tem dificuldade para compreender ordens simples, a não ser que sejam ditas de uma forma muito lenta e/ou acompanhadas por pistas visuais (gestos, apontar, olhar)

Mas como disse a BagaLaranja, eles entrando para o infantário desenvolvem bastante. Se daqui a uns meses não notares melhoria, faz um despiste auditivo, como sugeriram, e se tudo estiver bem com os ouvidos então sim, procura um terapeuta da fala.

vaniadacostasilva -
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Desde 28 Jan 2018

Depende muito do tipo de problemas na fala que o seu filho tenha. Se ele for capaz de entender e utilizar um vocabulário extenso e elaborar frases complexas, apenas com o problema de não dizer corretamente as palavras, ainda não me parece preocupante. Isso geralmente vai ao sítio com a entrada no infantário, uma vez que, como em casa todos os percebem, ele não precisa de se esforçar nesse sentido, enquanto que no infantário vai enfrentar essa necessidade. E mesmo que não veja evolução, não é nada que não fique resolvido com umas sessões de terapia da fala mais à frente. Se por outro lado, tem dificuldade em compreender o que os adultos lhe dizem, se utiliza sempre as mesmas poucas palavras ou não consegue elaborar frases complexas, eu procuraria ajuda. Com 3 anos já é expectável que haja um bom entendimento da língua. Nesse caso, apesar de poder não ser nada de significativo, convém despistar problemas auditivos, cognitivos ou de desenvolvimento. Claro que esse desenvolvimento também depende de fatores externos, nomeadamente a diversidade de vocabulário a que é exposto no seu dia-a-dia.

carlaper -
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Desde 11 Out 2011

Olá,
como já tinha dito noutro tópico eu procurei ajuda para a minha filha por volta dessa idade. Achei que o facto de não se expressar bem a estava a prejudicar e a interferir com a sua auto-estima e confiança. Despiste auditivo já tinha feito mais cedo, por volta dos 2 anos e estava tudo ok.
Acho que não perde nada em ser avaliado por uma terapeuta da fala.

MartaSofia83 -
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Desde 11 Set 2017

Também acho que está na altura de procurar ajuda.

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Vou tentar responder a tudo...
O problema é não se entender bem o que ele diz, mas penso que o vocabulário também é limitado. Como uma das mamãs referiu ele usa muito "aquilo" e "isto" e aponta para o que quer. Eu bem puxo por ele para ele dizer o nome mas às vezes parece que se esquece...mesmo com coisas que eu sei perfeitamente que ele sabe dizer.
Frases simples ele consegue construir... mas parece-me que anda sempre tudo à volta do mesmo...
Ordens simples depende , por vezes faz logo outras vezes parece que estou a falar chinês, mas a educadora referiu que ele é capaz de seguir ordens simples...
Desde que entrou para o jardim que lhe pergunto sempre o que fez, o que comeu, com quem brincou e por aí fora e ele praticamente não responde a nada...
Para fazer o despiste auditivo como fizeram, foram diretamente a um otorrino?
Quando eles falam mal por ouvir mal há algum problema especifico na fala?

Ana Svensson -
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Desde 23 Abr 2017

É difícil dar uma opinião sem conhecer o caso concreto, mas havendo algum problema também me inclino mais para a dislexia. Compreendo perfeitamente que esteja preocupada, eu também estaria, mas pode até nem ser nada. De qualquer forma, o melhor é mesmo falar com a professora e, a partir do que ela lhe disser, decide se deve procurar já outro tipo de ajuda.

Ana Svensson -
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Desde 23 Abr 2017

tópico errado

Ana Svensson -
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Desde 23 Abr 2017

Neste caso, se está a ficar preocupada com a situação, não custa procurar uma opinião mais especializada, nem que seja apenas por descargo de consciência. Para despiste auditivo, eu iria directamente ao otorrino. Também pode primeiro falar com o pediatra sobre a situação.

vaniadacostasilva -
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Desde 28 Jan 2018

mo-duarte escreveu:
Vou tentar responder a tudo...
O problema é não se entender bem o que ele diz, mas penso que o vocabulário também é limitado. Como uma das mamãs referiu ele usa muito "aquilo" e "isto" e aponta para o que quer. Eu bem puxo por ele para ele dizer o nome mas às vezes parece que se esquece...mesmo com coisas que eu sei perfeitamente que ele sabe dizer.
Frases simples ele consegue construir... mas parece-me que anda sempre tudo à volta do mesmo...
Ordens simples depende , por vezes faz logo outras vezes parece que estou a falar chinês, mas a educadora referiu que ele é capaz de seguir ordens simples...
Desde que entrou para o jardim que lhe pergunto sempre o que fez, o que comeu, com quem brincou e por aí fora e ele praticamente não responde a nada...
Para fazer o despiste auditivo como fizeram, foram diretamente a um otorrino?
Quando eles falam mal por ouvir mal há algum problema especifico na fala?

Sendo assim, sugiro mesmo que procure ajuda médica. Comece por falar com o pediatra e ver a opinião dele. Vai ver que não é nada de mais Sorriso

BagaLaranja -
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Desde 02 Abr 2014

A minha também nunca conta nada do infantário. Normalmente inventa, diz que não comeu nada, ou comeu só pão com manteiga, ou arroz com batatas, ou brincou com quem lá não estava. Parece que é mal geral, os outros também não contam o que fizeram.
Eu fui directamente a um otorrino, que fez vários testes. Ela anda sempre com o nariz entupido e aquilo afecta-lhe os ouvidos, mas nada de muito grave. Depois ainda fui a outro otorrino, só para ter a certeza.

lilifaria -
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Desde 28 Jan 2018

O meu também não fala muito bem mas nós percebemos e não estamos preocupados ainda. ALgumas crianças com pouco mais que 1 ano já falam bem outras aos 4 ainda tem dificuldades. Cada uma tem o seu tempo.

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

No final do 1o periodo fui falar com a educadora e ela disse para não me preocupar, que pelo menos por enquanto não estava nada preocupada com o desenvolvimento dele e referiu para não andar a fazer comparações pois os miúdos são todos diferentes e cada um tem o seu tempo.
Ordens simples ainda ontem experimentei: vai a despensa buscar a vassoura e não foi. Mas depois queria calçar uns sapatos ao robot e eu disse:vai buscar os sapatos que estão na janela do quarto de banho e ele foi logo a correr e trouxe logo!!!
Estava a brincar com robot e disse: O robot está doente! E eu perguntei o que tinha e ele respondeu : tem dói-dói, da beijinho. Eu dei e ele disse:põe pomada.
Depois dizia: quero calçar o robot. Depois de calçar: ta calçado o robot!
Só que nao se entende bem o que diz! Mas nem é que não diga algumas letras ou que as troque, porque ele diz bem carro ou seja diz a letra C, mas no outro dia dizia puidado em vez de cuidado.
Sentei-me com ele a ver o mickey e ele ia respondendo ao que eu perguntava. Mas sempre que tento conversar sobre o que fez durante o dia ou faz de conta que não ouve ou fica a olhar pra mim com cara de quem não sabe!!!

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

Não parece haver, realmente, um atraso significativo. Eu arrepio-me é quando os pais desvalorizam o facto de uma criança aos 3 anos não fazer uma frase, ou não usar a 1ª pessoa...o que é não é, de todo, o caso do seu filho.
Não é um link de consumo rápido, mas anexei uma brochura sobre linguagem e comunicação no jardim de infância que pode ser útil a mais pessoas. Depois de uma parte mais teórica (que pode saltar) tem referenciais para avaliar o desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar e exercícios que pode fazer com ele. É uma brochura para educadoras, mas que os pais podem seguir.

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

Ah, e sobre o que se passou no infantário, não se preocupe. Deve ser muito rara a criança que conta seja o que for que se passa lá, é geral. As minhas, embora falassem muito bem, nunca diziam nada ou então respondiam-se por monossílabos.

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Por exemplo na frase que ele disse o robot está doente, eu entendi mas de certeza que outra pessoa não entendia. Ele disse: o obo ta Oente.
Quando são palavras que já conheco lá vou entendendo mas quando são coisas novas nem eu entendo bem!
se calhar também não ajuda muito o facto de ele no infantário não falar quase nada. Ele brinca muito com os outros meninos e gosta muito de ir para o infantário mas a educadora diz que ele fala mesmo muito pouco. Por exemplo todos os dias fazem a chamada de manhã e cada dia é um menino diferente que tem de dizer o nome dos outros. Ela diz que ele sabe o nome de todos e aponta mas não diz.
Ele é muito tímido com os adultos, senão conhece nem olá diz. Já com as crianças brinca com todas, conhecendo ou não.

shicat -
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Desde 25 Set 2013

Não me parece que tenha razão para grandes preocupações. Pode não se perceber bem, mas ele constrói frases e percebe as ordens - se calhar, quando lhe convém. Vá vigiando, fale com o pediatra para ficar descansada, mas será uma questão de tempo.
Ele falar pouco no infantário pode ser apenas feitio - a minha filha conversa com os adultos, mas tem muita dificuldade nas atividades de grupo e aí é preciso puxar muito por ela para ela colaborar e falar. E também não é muito de dar explicações sobre o que fez. E, quando dá, vai para ali muita coisa inventada. lol E, apesar de ter um vocabulário bastante abrangente, omite partes de palavras, troca sons (o sim é sempre tim, assim como o xilofone é tilofone... coisas desse género).

Ansha -
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Desde 13 Abr 2016

Ele tem muito ranho e fala anasalado?

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Por norma não, só quando entrou para o infantário é que andou muito tempo constipado. Mas não fala anasalado
A dormir é que tem uma respiração pesada e manda uns roncos que às vezes até me assusta...

Ansha -
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Desde 13 Abr 2016

mo-duarte escreveu:
Por norma não, só quando entrou para o infantário é que andou muito tempo constipado. Mas não fala anasalado
A dormir é que tem uma respiração pesada e manda uns roncos que às vezes até me assusta...

Lembrei-me disso pq crianças q andam sempre mt ranhosas tb não se percebem tão bem.

Cat Chloé -
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Desde 30 Mar 2011

O meu filho desde o ano passado que anda a ser acompanhado de perto pela pediatra pelo facto de estar atrasado na linguagem. Ele percebe tudo, já diz muita coisa, já se explica o que quer mas só fala quando quer o que para nós é frustrante e para ele também deve ser! Noto que ele quer falar e explicar-se mas por vezes inventa e não se percebe nada. Uma coisa que não ajuda cá em casa é o facto dele ter o vício da cura e não ajuda nada! Tentamos evitar que ele ande com ela, apenas para dormir. Em Maio vamos novamente à pediatra ver o que nos diz.

Cat Chloé -
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Desde 30 Mar 2011

O telemóvel escreveu cura! É xuxa que quis dizer!

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

O meu nunca usou xuxa por isso o problema não pode ser esse...
Quando quer alguma coisa arranja maneira de se explicar ou então se vê que não consegue aponta... Já vai falando mais e diz frases, ainda que simples e que por vezes não se entendam bem!
O seu consegue construir frases?
O meu só fala do que quer...
Ainda ontem lhe perguntei: Então, brincaste muito na escola? E ele respondeu logo: Nada!
É como quem diz lá vem a chata com as perguntas do costume!!!

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

mo-duarte escreveu:
O meu nunca usou xuxa por isso o problema não pode ser esse...
Quando quer alguma coisa arranja maneira de se explicar ou então se vê que não consegue aponta... Já vai falando mais e diz frases, ainda que simples e que por vezes não se entendam bem!
O seu consegue construir frases?
O meu só fala do que quer...
Ainda ontem lhe perguntei: Então, brincaste muito na escola? E ele respondeu logo: Nada!
É como quem diz lá vem a chata com as perguntas do costume!!!

Eu não sei se deu uma vista de olhos na brochura que pus anteriormente, mas tem lá muitas sugestões de atividades que pode pôr em prática com o seu filho para desenvolver a linguagem. Insistir em perguntar-lhe como correu a escola não é uma delas...por aí não consegue avaliar nada.

BagaLaranja -
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Desde 02 Abr 2014

A minha também não brinca com ninguém e não come nada Piscar o olho

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Sim ,dei. Mas é muto extenso e ainda não tive tempo de ler tudo com atenção.
No entanto, uma das estratégias lá referida já tenho implementado, que é tentar completar as frases dele acrescentando mais coisas...
Parece-me que um dos problemas é ter um vocabulário reduzido, por exemplo, ontem queria encher um copo com água e como estava pouco cheio dizia: É muito pequenino!
Porque tinha pouca água, não era por ser pequeno!
Tinha lá um diálogo onde um menino para convencer outro lhe dizia que se o deixasse brincar com ele o deixava ir à festa! Ele de certeza que não era capaz d dizer isso. Pedia para brincar e se lhe dissessem que não era capaz de começar a chorar. Não sabe argumentar.
No entanto noto que ele já usa algumas formas verbais, nem sempre corretas, mas diz por exemplo: foste tu, ou fui eu.

guialmi -
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Desde 13 Jul 2013

O facto de o seu filho ter procurado uma forma alternativa de dizer que o copo estava pouco cheio é excelente! Vai ver que é em pouco tempo o desenvolvimento da linguagem vai ser notório. Os três anos trazem uma evolução significativa da linguagem, nos meninos ainda se nota mais.

mo-duarte -
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Desde 23 Jan 2013

Estes últimos dias tenho reparado que tem evoluído muito. Hoje de manhã quando se levantou não se calava! Os avós também comentaram que já entendiam melhor o que ele diz!