3 abortos | De Mãe para Mãe

3 abortos

Responda
7 mensagens
Mia1212 -
Offline
Desde 11 Dez 2018

Olá,
É a 1a vez que escrevo num fórum, mas percebo (através das histórias que li) que acaba por ser uma plataforma de apoio.
Amanhã faço anos e não poderia estar mais triste, já que abortei pela 3a vez.
Gostava de partilhar a minha história, caso seja útil para alguém.
Engravidei pela primeira vez em Setembro de 2017, uma gravidez planeada, que felizmente aconteceu bastante rápido. Tudo corria bem até às 8 semanas começar a sangrar. Fui ao hospital e disseram-me que estava grávida de 4 semana e não 8 e mandaram-me embora. Como sabia perfeitamente que não poderia estar grávida de apenas 4 semanas, fui ao hospital privado uns dias depois e ai confirmou-se que já não estava grávida.
6 meses depois, em Maço de 2018 engravidei novamente. Feliz, mas não demasiado, porque depois de acontecer uma vez, uma pessoa não fica descansada. Às 8 semanas começo a sangrar e vou logo para as urgências. O médico confirmou que se tratava novamente de um aborto e mandou-me para casa.
Fui à médica de família que me pediu para fazer várias análises e o que descobri? Uma tiróide completamente desregulada, altos níveis de TSH. Fui à endocrinologista que me diagnosticou hiotiroidismo (tratável com euthyrox) e a doença auto-imune Hashimoto, que segundo ela não tem tratamento.
9 meses depois, já com a tiróide sob controlo (50 mg de euthyrox por dia) descobri que estava novamente grávida. Desta vez deixei-me ficar um pouco mais feliz, pois achava que as duas últimas perdas tinham sido culpa da tiróide, mas às 6 semanas comecei a sangrar.
Para a semana tenho uma consulta com a minha ginecologista para perceber os próximos passos. Estou super triste, amanhã faço 35 anos, sei que há quem engravide mais tarde, mas sentia verdadeiramente que este era o meu momento.
Alguém já passou pelo mesmo? Que exames são feitos depois de uma terceira perda? Eu vou fazer tudo através do privado porque tenho seguro, gostava se pudessem partilhar as vossas experiências. Alguém que tenha engravidado depois de 3 abortos? Algum conselho a nível emocional (sinto-me tão desgostosa que até tenho pena do meu marido me ver assim todos os dias).
Muito obrigada.

Lurdinhas31 -
Offline
Desde 18 Out 2016

OLa querida, primeiro que tudo sinto muito pelas tuas perdas.sei bem do que falas pois ja passei pelo mesmo infelizmente 4 vezes,eu acho que devias procurar um bom ginecologista e alguem especialista em abortos de repeticao,eu sou seguida no hospital cuf descobertas em lisboa pelo dr jorge lima que e especialista em abortos de repeticao,acho mesmo que antes de engravidares novamente deverias fazer alguns exames para se tentar determinar as causas dos abortos,eu fiz estudo das trombofilias,estudo do cariotipo do casal e histeroscopia e mais algumas analises harmonais,eu infelizmente nao a causa para os meus abortos mas estou confiante que numa próxima gravidez tudo ira correr bem.muita forca minha querida ququer coisa podes perguntar, infelizmente e aqui que muitas vezes tambem encontro apoio pois so aqui saberao o que todas nos sentimos.beijinho grande

A procura do meu milagre desde agosto de 2015
03/02/2020 IIU (-)02/08/2020 Fiv lusiadas
10/2020 TEC lusidas (+)
Apos 6 abortos a luta continua
Fiv IVI 02/09/2021..4 blastocitos.TEC(+)

Maria2506 -
Offline
Desde 08 Jun 2017

Boa tarde Mia. Lamento e compreendo a tua dor e tristeza.
Eu tenho a sorte de já ter uma filha e é ela que me dá forças para enfrentar tudo. Eu tenho 37 anos, decidimos dar uma mano(a) a minha filha no ano passado. Também engravidei de forma fácil mas em Janeiro deste ano, já com 17 semanas, tive que fazer uma img por perda total de liquido amniótico, provocada por uma suposta infecção. Fiquei de rastos, um verdadeiro farrapo, passei mais de 6 meses sem conseguir dormir, vivi quase que obcecada. Até que em final de julho tive novo positivo, dá para imaginar a alegria. Mas ás 6 semanas comecei a perder sangue e foi confirmado o aborto. Fiquei sem chão, porque os médicos sempre me tinham dito que estava tudo bem e que a perda de liquido estava relacionada com a infecção e como tal podia engravidar sem qualquer problema. A desorientação foi tanta que desliguei de tudo e mesmo sem querer, no ciclo seguinte volto a ter outro positivo (final de Agosto). Que acabou exactamente da mesma forma ás 6 semanas.
Mas por estranho que pareça tudo isto serviu para me trazer um pouco a realidade e sair da obsessão em que estava mergulhada. Não tenho resposta para os abortos, as analises que fiz está tudo bem. Fui a vários especialistas e as respostas foram poucas. Encontrei uma médica na cuf que pelo meu historial optou por agir nos vários campos possíveis, assim que tiver positivo vou fazer progesterona + cartia + lovenox. Se isto vai resultar não sei, espero que sim, mas sei que vou continuar a tentar.
Não sei se o meu testemunho te ajuda muito, apenas que compreendo a tua dor.

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Lamento o que te está a acontecer, não te vás abaixo. Por aqui tento engravidar à mais de um ano sem sucesso (37 anos), tenho ovários micropolicisticos e como tal estou vários meses sem menstruação. Solicitei encaminhamento para consulta de apoio à fertilidade num hospital publico, ainda só fui a uma, terei de fazer exames em dias especificos.
Sugiro que procures ajuda em consulta de apoio à fertilidade mas no PUBLICO (ou em complemento com o particular), no privado os seguros não cobrem infertilidade, apenas ginecologia. A maioria dos ginecologistas não são especialistas em fertilidade pelo que podes estar a perder o teu tempo. Vai fazendo os exames que puderes no privado mas pede já encaminhamento para o publico também.

Mia1212 -
Offline
Desde 11 Dez 2018

Tenho consulta amanhã com a minha ginecologista. Alguem têm alguma recomendação de perguntas que deva fazer?
Depois de pesquisar vou pedir que me passe os exames standard (mencionados acima nos comentários), mas se existir mais algum que acha que deva pedir, digam-me pff! Obrigada pela força! 5 dias depois de escrever o post original sinto-me mais calma e positiva.

NSMR -
Offline
Desde 23 Ago 2010

Sinto muito por todas.
A minha caminhada também não tem sido fácil. Após um ano de espera na MAC, fomos enviados para a clínica Cemeare para fazer a punção e ICSI. Fomos muito bem tratados lá com o DR. Pedro Sá e Melo mas infelizmente as coisas não estão a correr bem. Conseguimos 5 embriões dos quais transferimos o primeiro fresco em Março 2018 que não resultou em gravidez, uma segunda transferência foi feita em Julho com um positivo mas com 5 semanas sofri um aborto espontâneo e em Novembro fizemos nova transferência desta vez com dois embriões tudo estava a correr bem e quando fiz as 7 semanas e 4 dias fui fazer a primeira eco e fiquei em choque quando a médica disse que era uma gravidez anembrionária.
Disse me que ou esperava para que tivesse um aborto natural ou me davam uns comprimidos para expulsar. Fiquei sem chão sem saber o que fazer!
No mesmo dia disseram me para ir ao hospital da minha zona e ao fazerem a eco foi me dito o mesmo , tive que decidir e deixei que me dessem a medicação, foi tão difícil meu Deus! Na imagem só se via o saco gestacional mas acho que uma pessoa fica a pensar será que não havia mesmo nada , será que fiz bem em fazer o que que me aconselharam?
Estou com 37 anos e cansada disto e a perder a esperança e o que me resta de fé.
Peço desculpa mas precisava de desabafar.
Boa sorte a todas com a vossa caminhada !

Sobre NSMR

Sofia Madeira

Mia1212 -
Offline
Desde 11 Dez 2018

Olá a todas,
Obrigada pelos vosos comentarios e apoio!
Já fiz todos os exames e veio tudo normal, com excapcão dos exames da tiroide. Tenho os anti-corpos (Anti Tgab) altissimos (3000). O ginecologista pediu-me para marcar uma consulta com a uma nova endocrinologista. Vamos ver... até tenho medo de engravidar novamente, pois sei que a cada aborto estou a reduzir as minhas hipóteses de ter um bebé.