Susana Oliveira | De Mãe para Mãe

Susana Oliveira

Responda
5 mensagens
FLOR_E -
Offline
Desde 26 Dez 2007

Bom dia para todas,

Sabes-me dizer alguma coisa relativamente ao uso da fluoxetina na gravidez?
Já começas-te a fazer o desmame da venlafaxina? já podes engravidar?
Pelo que li a gravidez ou a menopausa podem tratar uma depressão? ou percebi mal o que escreves-te?

Gostava de consultar a tua psiquiatra, mas ela é um bocado cara e neste momento não tenho condições para lá ir.

Tens confiança nela? Há quanto tempo é que andas a ser seguida por ela? e fazes tratamento com antidepressivo há muito tempo?

Se me poderes esclarecer....

Obrigado

vaniachabi -
Offline
Desde 21 Mar 2007

ola
olha realmente ha consultas um pouco caras. Porque nao recorres a um hospital publico. Sempre podes ir a uma urgencia e eles depois encaminham-te para as consultas dessa especialidade. Estares assim é que nao podes continuar. acho-te mesmo triste. Procura ajuda.

beijinhos

Susana Oliveira -
Offline
Desde 14 Set 2006

Olá!
Sim, pode tomar-se fluoxetina na gravidez. Pelo que ela me disse, só a venlafaxina está proibida e é por enquanto, por ser um medicamento com pouco tempo ainda e não haver muitos estudos. Mas nota que estou a falar de doses aceitáveis e não "doses de cavalo" ok?

Já comecei o desmame da venlafaxina, mesmo sem saber se estou grávida ou não, só lá para domingo é que saberei. O período deveria aparecer na 6ª, vamos a ver...
De facto não tenho passado muito bem, a ausência do medicamento está a fazer-me náuseas e vertigens, mas aguenta-se bem! Piscar o olho

Quanto à gravidez ou menopausa "tratarem" uma depressão, leste bem. Não se trata de "tratar" mas de, devido a esses factores existirem alterações hormonais no nosso organismo que nos regulem a bioquímica cerebral e, consequentemente, a depressão desaparecer.
Contudo a incidência de depressão pós-parto é maior em mulheres com quadro depressivo anterior (não esquecer).

Aproveitando a sugestão que a outra subscritora (desculpa, não me lembro do teu nome) te deixou de ires a um hospital público, lembrei-me que a minha médica dá consulta no júlio de matos. O problema é apenas ser mais demorado. Pede ao teu médico de família que te escreva uma carta para lá dirigida a ela (Inês Bandeira e Cunha)para te marcarem uma consulta.
Sou seguida por ela há 5 anos penso eu. Foi a primeira psiquiatra a que fui, a conselho de vários amigos, e nunca me arrependi, ela faz-me as vezes de psiquiatra, psicóloga, voz da consciência... Nunca senti que exagerasse nos medicamentos, bem pelo contrário, programa tudo ao pormenor, desde inícios de tomas a desmames, conjugações de fármacos... Mas também não tem qualquer preconceito em receita-los quando acha adequado.
Tratamento com antidepressivo fiz na adolescência e parei e com regularidade faço há 10 anos, mas só com ela as coisas estabilizaram ao ponto de me sentir totalmente bem neste momento (manendo sempre o alerta para algum sinal de desconforto, obviamente). Portanto...SIM, confio muito nela Sorriso
~
beijoca boa,
susana

FLOR_E -
Offline
Desde 26 Dez 2007

Obrigado pela tua resposta!!!

Eu voltei a tomar a Fluoxetina 20mg 1 vez ao dia, e tomo o ansiolitico Sedoxil 2 vezes ao dia pois neste momento tenho muita ansiedade.

Já tomei o Efexor XR 75, á coisa de 3 anos atrás, e foi-me muito dificil fazer o desmame.

A coisa que eu mais quero é ficar bem .....ninguêm imagina o sofrimento que isto causa.

A tua médica deu-te autorização para engravidares mesmo estanro a fazer o desmame da medicação? não tomas nenhum ansiolitico?
Vais andar a gravidez toda sem medicação? Como é que a tua médica vai fazer a prevenção de uma possivel depressão pós-parto?

Eu tenho andado a ser seguida pelo Neurologista Antonio Tomé.
Nunca fui a um psiquiatra.
Tenho tido consultas de psicoterapia no hospital Julio de Matos com a Drª Margarida Alegria, vou falar com ela para ver se arranjo consulta com a tua médica.

Desejo do fundo do coração que tudo corra bem contigo!!!
Moras aonde?
Eu sei que não se pergunta mas que idade tens?

** A TODAS AS MENINAS DO FORUM PEÇO DESCULPA PELOS MEUS
PROBLEMAS E NÃO ME LEVEM A MAL **

Beijos

Susana Oliveira -
Offline
Desde 14 Set 2006

Estou com alguma pressa portanto vou responder assim, desculpa:

P: A tua médica deu-te autorização para engravidares mesmo estanro a fazer o desmame da medicação?
R:sim, como te disse não há provas de que os antedepressivos contribuam sequer para más formações no feto, portanto toda a autorização Sorriso

P:não tomas nenhum ansiolitico?
R: já não. com ansiolíticos é que não podes engravidar! Esses são perigosos para a criança.

P:Vais andar a gravidez toda sem medicação?
R: Depende. Se não estiver a aguentar passo a fazer uma dose pequena de sertralina (zoloft). Se estiver tudo bem ou +-, não faço medicação

P:Como é que a tua médica vai fazer a prevenção de uma possivel depressão pós-parto?
R: aqui sim, ao menor sinal de desconforto, por volta do 7º mes começo a tal dose pequena de sertralina (zoloft) que se prolongará mesmo após o parto. Há apenas cuidados a ter na amamentaçao, por exempl, nao dar mama nas duas horas seguintes à toma, ter leite armazenado para poder dar á criança se necessário e rejeitar as primeiras porçoes de leite na 1ª toma depois da meedicação, antes do bébé mamar.

Olha, se tens alguém conhecido no hospital, tanto melhor Sorriso Espero mesmo que consigas!

Moro em Queijas e tenho 30 anos menos 14 dias Sorriso Não faz mal perguntares Piscar o olho

Beijinho grande
susana

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?