22 semanas, ja ganhei 6 kg | De Mãe para Mãe

22 semanas, ja ganhei 6 kg

Responda
11 mensagens
Cléo Dias -
Offline
Desde 23 Mar 2020

Bom dia meninas, estou gravida pela primeira.
Tenho 1,75m e pesava 74kg quando descobri a gravidez no primeiro mês.
Tenho um obstetra super rigido que me disse que ate ao final de gravidez nao devia passar dos 8kg.
Mas nos primeiros meses com os enjoos foi muito dificil pois so passavam quando comia, em vez de sentir fome, ficava enjoada e tinha de comer para passarem, nessa altura ate aos 3meses engordei 3,5kg, a medica de familia disse que ja tinha engordado muito entao comecei a comer sopa ao almoco e jantar antes do prato principal. Como um lanche a meio da manha e a meio da tarde, e a noite faço refeiçoes mais leves. A noite evito os hidratos ou como muito pouco e substituo por legumes.
Contudo neste momento estou de 22 semanas e ganhei 6kg (estou com 80kg), sinto que nao comi nada de mais para justificar este peso, ate tenho feito caminhadas.
Estou preocupada e nao sei o que mais posso fazer para controlar o peso. Ja ponderei voltar ao ginásio, mas com a situação do covid tenho medo.
Sei que o ganho de peso tem a ver com o crescimento da placenta, do utero, liquido amniotico, bebê, peito e sangue.
Mas esse crescimento é gradual? Desenvolve-se em diferentes alturas em diferentes mulheres? Ainda vai crescer muito mais? O que posso fazer? Eu so quero ter uma gravidez saudável e reconhecer me no pos parto.

Joana123 -
Offline
Desde 31 Maio 2016

Bom dia!
Não acho 6kg dramático, vinha aqui dar a minha experiência do pós-parto. Na minha primeira gravidez engordei 30kg (tinha 55, fiquei com 85), 10 deles com a gravidez em si (ou seja, quando cheguei a casa da maternidade tinha menos 10kg) e os restantes à conta de comer como uma desalmada e não fazer um bacalhau de exercício. Quando me senti disponível para perder peso (que não foi logo, foi só depois do meu primeiro filho já ter um ano) perdi os 20kg restantes em quatro meses (e uma nutricionista toda general). Da minha segunda filha cheguei aos 95, perdi os 10 da praxe, comecei a esforçar-me teria ela uns seis meses (nutricionista e desta vez também PT) e seis meses depois estava nos 55 outra vez (e mantenho). Nunca deixei que fossem generais com o meu peso na gravidez: os meus filhos estavam saudáveis (nasceram ambos com 3500g), eu mexia-me bem, as análises estavam boas, enfim, é tudo muito relativo. Na minha segunda gravidez ainda fui para o yoga, mas era mais para a conversa do que propriamente para o exercício Espertalhão Enfim, na minha opinião a gravidez já é tão complexa e difícil (para mim, que detesto estar grávida) que adicionar o factor 'paranóia do peso' dá asneira. Mas isso sou eu, que depois não me importo de perder 20 ou 30 kg Careta

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Mas só pode engordar 8kg por algum motivo em especial? A média é de 12kg e é perfeitamente normal. 6kg com 22 semanas não me parece assim tanto. E se tem tido cuidados com a alimentação, ainda menos problemático me parece.

Desde 23 Ago 2020

Só dá gravidez em si é normal engordar 14 kilos, não percebo os 8 sinceramente
Eu engordei 6kg só nos primeiros 2 meses sem exagero e antes de engravidar pesava e continuo a pesar 47 kg

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

Eu engordei 8kg e ouvi a medica de família disser que o miúdo estava a passar fome porque engordei pouco 🤦‍♀️
Isto não há quem entenda.
O normal são 12 a 16 kg na gravidez. 6kg, ainda por cima sendo alta não me parece nada de mais.
Faça uma alimentação equilibrada e não se preocupe com isso.
Sopa antes do prato faz bem. Ginásio também não iria. Eu fazia (e ainda faço) caminhadas de 45min a 1hora. Faz muito bem e ajuda a controlar o peso

Ana Banana 33 -
Offline
Desde 07 Ago 2020

eu faço 22 semanas e engordei 9 kg...exactamente porque no 1º trimestre só nao enjoava se estivesse a comer. Tenho muita tendencia para engordar, sempre tive, por isso é muito dificil nao engordar, principalmente porque estive de repouso absoluto umas semanas e agora apesar de nao estar, continup de baixa de risco, por isso nao vou trabalhar nem me mexo como habitualmente. Antes de engravidar treinava com uma PT e era muito activa. Agora tento fazer caminhadas, mas tenho que me mentalizar que vou engordar, e que depois de ter a minha Sofia logo dou o litro e volto ao meu peso normal. É o que é! Mas tambem fico muito mexida com o assunto pois já fui obesa e há alguns anos que tenho conseguido manter o peso... fico sempre com medo de descambar e nunca conseguir voltar atrás. Mas por outro lado, já o fiz 1 vez, posso voltar a faze-lo.

Steppy88 -
Offline
Desde 22 Set 2016

O aumento de peso é discrepante. Não é gradual. Há semanas em que se aumenta de repente e depois pára e depois volta a aumentar, etc. Há quem engorde 3 kg no 1T por excesso de fome ou quem perca também cerca de 3kg por conta dos enjoos. No 1T nao engordei nem emagreci. No 2T senti um aumento de peso repentino (cerca de 1kg por semana durante 4 semanas) e depois cerca de 200 ou 300g por semana, ou seja, estabilizou bastante... faço as caminhadas também mas ando a comer bem mais e tenho mantido, ou seja, o aumento de peso também tem uma grande componente hormonal envolvida, honestamente, acredito que parte disso esteja fora do nosso controlo. Em relação aos 8kg no máximo também não percebo... ora eu perdi 9.5 kg com o nascimento da minha filha... e no livro de grávida o que diz? O meu refere entre 12 a 14 kg.

Sobre Steppy88

Positivo a 22/9/2016 - DPP: 23/5/2017
Nasceu a AL a 26/5/2017 com 48 cm e 3170 g
Positivo a 15/11/2020 - DPP: 24/7/2021
Nasceu o EF a 6/7/2021 com 49 cm e 3080g

MartaSS -
Offline
Desde 17 Nov 2020

Por aqui 20 semanas e 7kg de aumento. Tenho nova consulta na próxima semana mas até agora ninguém me disse nada. Parece-me um absurdo esse limite de 8kg, quando imensa gente perde logo isso ou mais só com o nascimento. Parte do aumento de peso é retenção de líquidos e algumas reservas de gordura para a amamentação.
Se se está a alimentar bem então está tudo certo, continue. Se o seu obstetra a deixa desconfortável com um aumento bastante normal de peso, mude. É assim que se arranjam distúrbios alimentares e dismorfias corporais, que a prejudicam muito mais do que uns eventuais kg a mais.
Deve estar preparada para ver um corpo diferente no pós-parto.

Cléo Dias -
Offline
Desde 23 Mar 2020

Em relação aos 8kg tem a ver com o IMC em que no inicio da gravidez estava nos 26kg/m2 e segundo as tabelas já estou a cima do peso, então o que devo engordar é entre 7kg e 11kg durante toda a gravidez e como há risco de hipertensão/ diabetes o GO estabeleceu-me 8kg como o peso máximo.
Mas vocês tem razão não posso estar tao preocupada com a balança, o que importa é a saúde das duas, para já ainda não fiz o teste dos diabetes e ainda não há problemas com hipertensão.
Tenho novamente consulta no fim do mês vou ver o que ele me diz depois de ver os exames.
Obrigada por tudo

Micaela lourenco90 -
Offline
Desde 13 Nov 2020

Olá
Na gravidez engordei 35kg.. pesava 64kg .. sou pequena 1.59. Tive a gravidez toda de baixa..
Apos a minha filha nascer perdi 14kg nos 2 primeiros dias..ela nasceu com 3.200kg depois foi devagar mas quando meti na cabeça que tinha de perder peso perdi ..
Actualmente peso menos do que quando engravidei .. ui se não ouvi da médica e médicos mas como não ligava .. sentia-me muito bem..
Agora estou com 55kg kilos .. o que interessa é estar tudo bem ..
Tudo a correr bem .. beijinhos

SandyVi -
Offline
Desde 07 Jan 2018

Cléo Dias escreveu:
Em relação aos 8kg tem a ver com o IMC em que no inicio da gravidez estava nos 26kg/m2 e segundo as tabelas já estou a cima do peso, então o que devo engordar é entre 7kg e 11kg durante toda a gravidez e como há risco de hipertensão/ diabetes o GO estabeleceu-me 8kg como o peso máximo.
Mas vocês tem razão não posso estar tao preocupada com a balança, o que importa é a saúde das duas, para já ainda não fiz o teste dos diabetes e ainda não há problemas com hipertensão.
Tenho novamente consulta no fim do mês vou ver o que ele me diz depois de ver os exames.
Obrigada por tudo

Cléo, no meu caso nunca vomitei nem tive quase enjoos e quando os tinha resolvia-os com 2 ou 3 bolachas de água e sal. Às 20 semanas tinha mais 8 kg. O meu IMC é de 22,5 e, por isso, tenho mais 2 ou 3 kg de margem. Contudo, só para dizer q das 20 semanas às 36 (onde estou agora), só aumentei mais 4 kg e a muito custo, ou seja, quase nada quando a maior parte engorda mais no 3°trimestre!! No meu caso, o mais provável foi ter perdido massa muscular (treinava com muito peso para aumentar volume pois sou magra), porque a bebé está bem desenvolvida e leva-me tudo! Como, como e nada. Isto para lhe dizer q pode estabilizar entretanto. Uns quilitos a mais ou a menos também não é o fim do mundo. 😉

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?