2020, o ano de (muitas) mudanças na nossa familia | De Mãe para Mãe

2020, o ano de (muitas) mudanças na nossa familia

Responda
16 mensagens
carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Ola mamãs.
Isto vai ser longo.... Sorriso
Hoje venho partilhar com voces o que vai acontecer este ano na nossa familia!
Como sabem vem um segundo filho a caminho. Logo por aqui ja seria A mudança do ano!
Passamos de 3 a 4, dois filhos, o que para um casal é sempre uma novidade e uma grande mudança.
Para alem disso, temos o Henrique e tudo o que implica para ele: vai deixar de ter as atencoes so para ele, vai ter que partilhar, vem alguem ocupar o seu espaço/territorio.
E ja sabemos que isso cria sempre uma revolucao seja na criança, no casal ou na logistica. Mas tudo bem até aqui. Nada que nao soubessemos e para o qual nao nos estejamos a preparar (dentro do que nos podemos preparar em avanço).
Outra mudança que o Henrique passou agora no inicio do ano foi a mudança de berço para cama de criança. Que me surpreendeu e acabou por acontecer sem qq problema. é muito raro ele sair da cama e as rotinas mantém-se iguais. Digamos que foi uma mudança linear, rapida e vitoriosa.
Em breve, nao sei bem quando nem como, vou ter que fazer o desfralde. Ainda nem sequer iniciei esta mudança. Ele vai as vezes à sanita, senta-se fica la, etc, eu falo com ele a começar a explicar que tem que deixar a fralda e ir a sanita, mas ainda nao iniciei este tema a serio.
é algo que tenho que comecar a planear: quando e como.
Para alem disto, era suposto agora em fevereiro mudarmos de bairro, casa e o Henrique de ama.
No entanto isto nao se concretizou, acabàmos por vender a nossa casa nova, mal recebemos a chave, porque vamos mudar para outro sitio.
Eu e o marido recebemos umas propostas de emprego daquelas irrecusaveis.... em Espanha!
Vamos voltar a emigrar muito em breve. Vamos apenas esperar que a bebe apanhe as vacinas dos 2 meses para sair de França.
Conclusao....
O Henrique ja fala muito, e bastante bem em Francês.
Agora dentro de alguns meses vai aterrar noutro pais, onde so se vai falar Espanhol, e eu estou pensativa de como é que ele ira reagir.... Toda a gente me diz que ele ainda é novo, que se adapta sem problemas, e que vai aprender facilmente e rapidamente.
O meu coracao de mae esta inquieto. Nao consigo ver as coisas assim tao lineares. Custa-me chegar e "larga-lo as feras".
Ele vai falar mas ninguem o vai perceber, tal como ele nao vai perceber ninguem.
Algum conselho neste ponto?
Ele fala Francês, percebe perfeitamente Portugues mas fala muito pouco, e gosta muito de Ingles pelo que fala tb ja alguma coisa.
O que nos vamos fazer é mal saiamos de França, lhe cortar o Francês. Nos nao iremos falar mais a frente dele e vamos tentar diminuir os bonecos que ele vê na televisao gradualmente.
Depois em Setembro começa a escola.
Ate vou tentar que comece lentamente em Agosto, caso a escola esteja aberta.
Ja andamos a tratar da mudança do recheio da casa de França para Espanha, ja começamos a ver de casas, escolas/inscricoes, etc. O normal...
Estamos calmos. Contentes com esta mudança, que chegou inesperadamente e coindice com uma fase em que nos estavamos um pouco desiludidos com o percurso que a cidade onde moramos estava a levar.
Vai ser um ano cansativo, mas vai valer a pena!
Vamos ficar muito perto das nossas familias, e em vez de irmos a Portugal 2 vezes por ano e de aviao, poderemos ir de carro quase todos os meses!
Pronto!
é isto!
Ja agora, pergunto: Alguma mamã que viva em Espanha?

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Bem, antes de mais, parabéns pela família e toda a evolução que estão a ter.
Tenho primas cuja mãe é italiana, pai português e residem na Suiça onde se fala francês. Elas falam fluentemente as 3 línguas. Acho que faz bem em por agora cortar o francês para ajudar a adaptação ao espanhol (que vai ser fácil porque a fonética é semelhante à nossa), mas a médio prazo não o deixava esquecer o francês porque falar mais línguas é um ponto a favor do futuro do Henrique. De resto, não posso deixar de admirar a vossa coragem... Eu sou muito receosa das mudanças, se me aparecesse assim isso tudo de uma empreitada só acho que me dava um suricutico... Mas fazem muito bem e já diz o ditado "muda que Deus ajuda". Não tenho dúvidas que passado o reboliço verão que valeu a pena.

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Olá Carla!
A barreira linguistica não há de ser um problema para o Henrique.
As crianças têm uma grande facilidade de aprender, ainda mais na idade dele.
Conheço familias que são constituidas com mãe de uma nacionalidade, pai de outra e que residem num terceiro país onde o idioma é diferente e a menina fala perfeitamente os 3 idiomas.
A mãe fala com ela numa lingua, o pai noutra e na escola todos lhe falam noutra.
Vai correr tudo bem, desejo-te uma óptima mudança e sim, fica mais pertinho de Portugal, será mais fácil para as idas até "casa".
Um beijinho e que tudo se passe bem 😘

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Se ele vir desenhos animados, procurem no YouTube os desenhos que ele vê mas em espanhol. Por aqui ajudou bastante com o francês dado que em casa só se falava português. Mesmo que ele não aprenda a falar espanhol assim, quando se mudarem já reconhecerá a “música”, os sons e até mesmo algumas palavras. Não será tão largado às feras pois já terá algum conhecimento. Sorriso

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Parabéns pela mudança que será tão positiva para a vossa vida.
Relativamente ao menino, não creio que vá ter problemas, as crianças adaptam-se muito bem e conseguem falar e entender outras línguas mais depressa que os adultos.
A sugestão da Clara parece-me muito acertada, os desenhos animados são uma óptima forma de reconhecer os novos sons e até de os reter facilitando a adaptação final.
Desejo-vos tudo de bom nesta nova fase da vossa vida.

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Parece-me uma mudança muito positiva. A questão linguística não será problema para uma criança da idade do Henrique. Dentro de pouco tempo vai estar a falar fluentemente espanhol. Claro que ao início será mais difícil perceber as pessoas na escola, mas sendo uma língua tão próxima do português, não estará totalmente perdido (os meus filhos ainda nas férias de natal fizeram “amigos” espanhóis no hotel e la se jam entendendo todos, mesmo os mais pequeninos). A sugestão da clara é boa. Os meus filhos convivem diariamente com 2 línguas e, pelo menos semanalmente com uma terceira (o inglês) e sempre fizemos isso de verem televisão nas várias línguas e irmos variando a língua da história ao adormecer.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Muitos parabéns!
Não vivo, mas já vivi. E aposto tudo em como vais adorar Sorriso Para que cidade vais? Já não tenho lá grandes contactos, mas se conseguir orientar em alguma coisa, diz.
O menino numa nova língua, é absolutamente tranquilo, pior vai ser o desfralde. Ele ao fim de uma semana está integrado. As crianças comunicam mais do que nós numa linguagem específica, não necessitam exclusivamente de dizer palavras. Na sala da minha filha, tem 5 anos, há um menino que não fala e todos o entendem e sabem o que quer, o que está a tentar transmitir.... De todas as mudanças na vida do Henrique é a mais tranquila é a de mudar de língua.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Bemmm a mim tb me iria custar tanta mudança de uma vez só, mas parece-me tudo mt positivo , principalmente o ficarem melhor na carreira e o estarem mais perto da família
O Henrique não vai ter problema nas línguas. Façam isso q a clara miguel falou, comecem já a pôr desenhos animados em espanhol para se ir habituando
O desfralde faz só no verão!

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

MisaL escreveu:
Muitos parabéns!
Não vivo, mas já vivi. E aposto tudo em como vais adorar Para que cidade vais? Já não tenho lá grandes contactos, mas se conseguir orientar em alguma coisa, diz.
O menino numa nova língua, é absolutamente tranquilo, pior vai ser o desfralde. Ele ao fim de uma semana está integrado. As crianças comunicam mais do que nós numa linguagem específica, não necessitam exclusivamente de dizer palavras. Na sala da minha filha, tem 5 anos, há um menino que não fala e todos o entendem e sabem o que quer, o que está a tentar transmitir.... De todas as mudanças na vida do Henrique é a mais tranquila é a de mudar de língua.

Vamos para Sevilha. Bem pertinho da terra do marido (200km) e cerca de 400km da minha terra. Sorriso

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Obrigada pelas vossas palavras mamãs.
Vai ser sem duvida mais uma grande mudança. Positiva!
Assim espero que corra tudo bem com a adaptacao do Henrique.
A adaptacao dele é a minha UNICA preocupacao.
Eu e o pai ja falamos Espanhol (mais o Francês, Ingles e Portugues), e nos adaptamos-nos bem a qualquer sitio ou trabalho.
A bebé nao vai sentir nenhuma mudança, pelo que para ela é como ter nascido la.
é deixar rolar um dia de cada vez. Aproveitar que tenho ate Setembro para desfrutar dos meus filhos, antes de voltar ao trabalho!
Fingers crossed! Sorriso

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

Que bom e ficam bem mais perto de Portugal, um fim de semana prolongado e dá para ir ver a família. Eu estava a cerca de 1:30h, mas pertencia à Extremadura. Em Espanha conta muito a comunidade em que se está, pode ser bastante diferente estar numa ou noutra. O único problema nessa região é o calor do verão, chega aos 44ºC muito facilmente...ah, e há muitas baratas Sorriso Ou havia, já regressei há 10 anos.

carlabrito escreveu:

MisaL escreveu:Muitos parabéns!
Não vivo, mas já vivi. E aposto tudo em como vais adorar Para que cidade vais? Já não tenho lá grandes contactos, mas se conseguir orientar em alguma coisa, diz.
O menino numa nova língua, é absolutamente tranquilo, pior vai ser o desfralde. Ele ao fim de uma semana está integrado. As crianças comunicam mais do que nós numa linguagem específica, não necessitam exclusivamente de dizer palavras. Na sala da minha filha, tem 5 anos, há um menino que não fala e todos o entendem e sabem o que quer, o que está a tentar transmitir.... De todas as mudanças na vida do Henrique é a mais tranquila é a de mudar de língua.

Vamos para Sevilha. Bem pertinho da terra do marido (200km) e cerca de 400km da minha terra.

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

MisaL escreveu:
Que bom e ficam bem mais perto de Portugal, um fim de semana prolongado e dá para ir ver a família. Eu estava a cerca de 1:30h, mas pertencia à Extremadura. Em Espanha conta muito a comunidade em que se está, pode ser bastante diferente estar numa ou noutra. O único problema nessa região é o calor do verão, chega aos 44ºC muito facilmente...ah, e há muitas baratas Ou havia, já regressei há 10 anos.

carlabrito escreveu:

MisaL escreveu:Muitos parabéns!
Não vivo, mas já vivi. E aposto tudo em como vais adorar Para que cidade vais? Já não tenho lá grandes contactos, mas se conseguir orientar em alguma coisa, diz.
O menino numa nova língua, é absolutamente tranquilo, pior vai ser o desfralde. Ele ao fim de uma semana está integrado. As crianças comunicam mais do que nós numa linguagem específica, não necessitam exclusivamente de dizer palavras. Na sala da minha filha, tem 5 anos, há um menino que não fala e todos o entendem e sabem o que quer, o que está a tentar transmitir.... De todas as mudanças na vida do Henrique é a mais tranquila é a de mudar de língua.

Vamos para Sevilha. Bem pertinho da terra do marido (200km) e cerca de 400km da minha terra.

Baratas?????
Blhaaacccccc!
Espero bem que nao.
Na cidade onde estamos em França tb temos a chamada Canicule todos os anos, em que durante 1-2 estamos acima dos 40 graus de temperatura. Nao é nada bom, nao! Choramingas

Rubika -
Offline
Desde 14 Out 2019

Olá Carla!
Adoro Sevilha e durante a adolescencia passei muito tempo por lá, sou originalmente do Algarve e também tinha pouco menos de 200km de distância.

Lamento informar mas a história das baratas é verdadeira Gargalhadas
Sim e a canicule em Sevilha é bem pesada, pois não há mar, mas confesso que à noite sabia bem passear e estar um calorzinho bom.
Mas olha é super porreiro e mesmo para as crianças tens a Isla Magica que faz as maravilhas de miudos e graudos.
Que corra tudo bem Sorriso

Sobre Rubika

Eu SOP. Ele Oligo-Asteno-Teratozoospermia
2019: Nov FIV ICSI : 6 blastos;
2020: Jan: TEC Anulada; Fev: TEC (-); Jun: TEC (-); Oct: TEC (-); Nov: TEC Anulada;
2021: Abr: TEC (-); Jun: (-) Oct (-).

Enquanto tiver forças para continuar, vou até ao fim pelo nosso sonho!

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olha parabéns por todas essas mudanças e pela coragem de as fazerem, que não deve ser fácil. Acho que a mim fritavam mais uns pirolitos Tolinho
Tb concordo que não terás problemas com o menino, vai adaptar-se bem.
Muitas felicidades e tudo a correr bem.

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

A quem muda, Deus ajuda! ❤️😉

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

Olá Carla,

Antes de mais desejo a maior das sortes nesta vossa mudança de vida.
Fez dois anos em outubro que nos mudamos para Andorra, tinha a Maria 3 anos acabados de fazer. Durante os 3 primeiros anos dela eu fui mãe a tempo inteiro e de um momento para o outro mudamos-lhe todo o seu mundo.
Passado dois meses e ainda sem falarmos a língua oficial (catalão) a Maria entrou para a escola (pré). A adaptação custou 1 mês, ao final de um mês já tinha amigos e já não se importava de ir para escola.
Ao final de dois anos e pouco que cá estamos fala 4 idiomas (castelhano, português, francês e catalão), embora ainda faça grandes embrulhadas nas frases Gargalhadas Mas o mais importante é que é feliz. Temos um lar estável e isso reflete-se em si.
Beijinhos 😘