Olá a todas.
Acho que mais uma vez escrevo para organizar ideias e desabafar do que propriamente procurar ajuda, mas preciso de saber que existem outras mães a passar pelo mesmo para não me sentir tão horrível.
Tenho duas filhas, com apenas 26 meses de diferença entre elas. Quando a minha pequenina nasceu a irmã tinha apenas 2 aninhos, e nunca foi propriamente uma criança fácil. Nunca dormiu uma noite inteira, ainda acorda aos berros todas as noites (3/4 x por noite), têm imensos pesadelos, têm um registo de chorar imenso por tudo, é super asneirenta, uma personalidade vincada..
Não me quero desculpar, mas a verdade é que 90% da atenção é para ela.
Quando a mais nova nasceu, fiquei em casa com as duas sozinha 24h/7 (só tinha o pai à noite) porque a mais velha ainda não andava na escola e até então ficava na avó, mas quando a irmã nasceu deixou de querer ir para a avo. E se foi difícil aí com duas bebes de colo em casa, a verdade é que a mais pequena felizmente era só mamar e dormir e fui gerindo com muito cansaço mas fui.
Agora que voltei ao trabalho, que é super exigente e infelizmente sem um horário de 6horas na grande maioria dos dias, têm sido um desafio.
Já consegui colocar a mais velha no infantário (apesar de ter estado quase sempre doente em casa desde Setembro até agora) mas a carga está a ser tão grande que tenho falhado tanto mas tanto que me sinto horrível.
A gestão das miúdas está quase tudo por minha gestão (idas para a escola, recolha, levar a mais pequena na avó e ir busca-la) e ainda estou muito tempo sozinha com as duas, o que me leva a energia toda.
Como dormem pessimamente, não consigo ter serão nem que seja para descansar ou organizar a casa e a mente! Começo a deita-las às 21h e as vezes é meia-noite e ainda andamos os dois (eu e o meu marido) de quarto em quarto. A pequenina ainda mama imenso ( mais do que um recém nascido talvez) não dorme sozinha, não usa chupeta, não aceita leite nenhum (há outro post meu a explicar isso) Então adormeço a mais velha enquanto o Marido tenta adormecer a mais pequena depois de mamar e às vezes andamos horas nisto até as duas acabarem por cair no sono, que na maioria das vezes dura 1/2h, porque a bebé com 10 meses não dorme 2h seguidas sequer. E se não é a mais pequena é a mais velha que acorda com um pesadelo e está uma hora a chorar seguida até acalmar.
Estou exausta, e depois isto reflete-se no resto, principalmente na mais pequenina. Falho nas sopas das pequenas, há dias que nem sequer tento dar porque ou não tenho ou não tenho energia, não consigo ter tempo de fazer comida para ela, acaba por comer o que comemos em casa, fruta é tudo comprado porque não tenho tempo de cozer e dar-lhe. Não a estimulo nada e a miúda passa imenso tempo na cadeira ou no chão e não passa dali..
Não temos ajuda absolutamente nenhuma em casa nem na gestão das miúdas (tirando a minha mãe que fica com ela durante o dia) e ainda acabamos por fazer bastantes saídas ao fim de semana para ajudar os meus sogros que têm problemas de saúde e nem ao sábado e domingo temos para nos organizarmos.
Estou pronta para desmamar mas não consigo, estou com uma depressão pós parto em cima que já tinha ficado da primeira filha mas mal tratada e para ajudar um regresso ao trabalho horrível.
Queixei-me à médica de família, que me receitou Valdispert e mais nada fez. Estou a ser seguida no psicólogo, que me diz que nós precisamos é de dormir, mas isso eu sei!
Não me arrependo nunca de ter filhos tão próximos porque o amor entre as duas é maravilhoso e foi a melhor prenda que dei à minha filha mais velha, mas está a ser tão difícil.. Sinto tanta culpa por falhar com a mais nova.
Mães de dois, como é a vossa gestão diária? Também sentiram-se a falhar no segundo filho?