2 anos!! Dificuldades comer!! Ajudem-me!! | De Mãe para Mãe

2 anos!! Dificuldades comer!! Ajudem-me!!

Responda
7 mensagens
Raquel81 -
Offline
Desde 23 Ago 2009

Olá,a minha filha tem 2 anos e 2 meses e ultimamente tem sido um castigo para comer. Ela sempre comeu muito bem a sopa onde ainda ponho carne e peixe porque depois 2 prato já não come tanto. Mas agora nem a sopa nem só outro prato quer. Outro drama é a fruta. Sei que por minha culpa ela só come fruta passada,mas é que já se engasgou algumas vezes e fiquei com medo. E passada lá foi comendo sempre. Mas agora nem passada quer e gostava que ela começasse a comer pedaços. Que dicas me dão? ir insistindo sempre tenho vindo a tentar,mas como não come quase nada, passo-a. Depois tenho de ouvir de toda a gente que a habituei mal, eu sei, mas agora preciso é de conselhos para inverter a situação.
Estou mesmo cansada, porque estes dias de Natal ela pouco comeu, só leite e papa e pão torrado (que adora). Mas agora está com diarreia, mais dificil ainda.
Por exemplo, com 2 anos, ao lanche, já devia comer uma sandes de queijo, fiambre não era? ela não come.
Ela ainda não está na creche, só vai para a pré em setembro.
Obrigada

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

O meu mais novo, de apenas 2 anos e 7 meses, tem o mesmo problema: deve ter enjoado a sopa, agora só come (mal e porcamente) o prato. Ele come de tudo, felizmente, mas é pouco.
Deve ser da idade. Ups!

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

TiGui -
Offline
Desde 03 Dez 2011

O meu pikaxu mais velho passou por essa fase quando fez os dois anos. Não comia quase nada. Foi uma pequena luta. O que fiz, foi, sentá-lo na sua cadeirinha da papa, à mesa connosco, com um garfo e uma colher para ele, para ele começar a comer sozinho. É claro que ao principio, era sopo por todo ele e no chão, mas resultou. Agora com quase 3 aninhos, só quer comer sozinho e não gosta que lhe dê a comida.
Tenta variar um bocadinho a fruta, alguma fruta que ainda não tenha comida e em vez de sopa, tenta já por no prato. legumes, carne ou peixe cortada em bocadinhos muito pequenos.
Espero ter ajudado!!!
Beijinhos grandes!!!!

Sobre TiGui

1º pikaxu - 04/01/2009
2º pikaxu - 18/06/2011

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

Olá linda!
Que dor de cabeça, não é? Mas tal como referiste não é ao dizerem-mte "habituaste-a mal" que te estão a ajudar, por isso não ligues a isso (pelo menos, tenta)!
O meu filhote tem quase 17 meses e já há algum tempo tempo que come sólidos.
Eu sempre tive medo que ele se engasgasse mas comecei por lhe dar as coisas partidas pequeninas e sempre vigiado. Ainda hoje o vigio porque enche muito a boca e tenho medo, mas ele bem se desenrasca. Se vê que tem a boca muito cheia, deita para fora.
Apesar de gostar mais da fruta passada (e come mais se for assim), há frutas que lhe dou partida (pêra, uvas, tangerina, banana, melão...).
Ao lanche come pão com queijo e fiambre. Comecei por dar-lhe em pão de forma e depois passei para o pão "normal". O que faço é preparar a sandes, aparar as côdeas (no caso de pão de forma) e cortar em cubos. Coloco num tupperware e ele depois vai tirando.
O Afonso adora comer sozinho. Dou-lhe uma colher para a mão e apesar de ainda se sujar muito, já leva bem a colher à boca.
Pode ser que a tua menina comece a gostar mais de comer se comer pela mão dela.

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

Yasbeatriz -
Offline
Desde 26 Jul 2009

a minha tem 27 meses (feitos hoje) e não quer comer sopa de forma alguma. O que faço é colocar os legumes e a carne/peixe num prato e ela come sozinha com garfo ou colher e fica sentada connosco a mesa.
Fruta ela come na mão desde os 9/10 meses e continua a comer assim (maçã, pêra e laranja, melancia, melão), agora anda a comer castanhas.
A minha come bem o 2 segundo prato, agora macarrão, arroz, batata, ervilhas, cenoura, carne e peixe etc
Não come iogurtes de forma alguma mas bebe o leite LA mas desde a uma semana esta a comer menos e a beber leite só 80-100 ml (gostoma beber 180 ml).
Podes é ir dando pedaços de pão para ela comer, batata e fruta na mão, a carne e o peixe já em pedaços pequenos. De inicio pode custar a se habituar mas depois vai começar a comer.

26-09-09 nasceu a minha linda princesa <3 AMO-TE MUITO

MBeatrizL -
Offline
Desde 24 Maio 2010

Também meti um post sobre isso, a minha filha tem agora 22 meses , e teve uma fase assim, á praí 2 meses. Não comia nada, e para piorar as coisas , o pouco que comia vomitava( de proposito ). Eu andava uma pilha de nervos, já nem sabia o que havia de fazer . . . Até que comecei a relaxar mais, a pensar q seria só uma fase e voilá ! Começou a melhorar gradualmente, começou a comer melhor, etc . Até que fui ao médico e ela disse-me que era normal . . . Até se fores ver no livrinho dela, na consulta dos 20 meses ( acho eu ) diz lá qualquer coisa sobre a anorexia infantil . . . Supostamente é uma fase que eles passam em que quase que 'gostam' de passar fome.
Procura na internet, eu já fiz uma mini-pesquisa, para te deixar um pouco mais tranquila: http://blog.opovo.com.br/educacao/anorexia-infantil-e-diferente-da-adole...
A minha bebé ficou super magrinha, até me fez impressão, mas pouco tempo depois já estava outra vez a comer imenso, e come montes de vezes ao dia!

As melhoras, e acima de tudo, muita calma e paciência !

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

eu ainda não entendo porque fazer uma criança(que não tem o aparelho digestivo como o nosso) a comer sopa e depois mais um prato...deve me fazer confusão porque aqui não somos habituados assim,é logo a refeição normal,sopa só em dias frios,quando não queremos fazer o comer "normal"!mas faz-me impressão,porque eu pelo menos,se comer um prato de sopa,já não consigo comer mais,ou nem como bem o 2ºprato,já fico cheia!agora,imagine uma criança....claro que nenhuma é igual a outra,ha crianças que metem tudo pra dentro,e ainda bem Careta mas penso que seja por ela estar adoentada,não é,esta com diarreia!o meu sempre come bem,mas qdo ficou com diarréia,nem leite bebia,nós queremos ve-los a comer bem,mas nessa situação é complicado...temos que respeita-los,pelo menos tente mante-la hidratada!
Já sobre o comer uma sandes,o meu não chega a comer uma,quando dou-lhe pão de grãos ou integral,ele come uma fatia e as vezes pede mais,mas sandes é dificil Preocupado

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso