Receitas de Natal!! | De Mãe para Mãe

Receitas de Natal!!

Responda
80 mensagens
Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Eu não sou muito virada pa cozinha...
Mas andei a cuscar na net e tirei umas receitas para este Natal... claro k o meu marido fartou-se de rir... (eu não tenho jeitinho nenhum).
Mas vou tentar... e ele vai ter de comer!!!

Cá vai:
Sonhos de Cenoura

30 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
250 g de farinha
500 g de cenoura cozida
sal, óleo, açúcar e canela q.b.

Comece por dissolver o fermento em leite morno. Adicione a farinha, depois a cenoura, previamente feita em puré. Tempere com uma pitada de sal, amasse bem e tape com um pano. Coloque em local aquecido e deixe levedar. Em seguida, com uma colher retire pedaços de massa e ponha fritar em óleo quente, virando-os de vez em quando. Retire com uma escumadeira e deixe a escorrer em papel absorvente. Passe-os por açúcar e canela enquanto estiverem mornos.

Filhós enroladas

6 ovos
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de manteiga
1 dl de aguardente
1 colher de sopa de açúcar
farinha
1 kg de açúcar para calda

Batem-se muito bem os ovos com a banha, a manteiga, a aguardente e a colher de açúcar. Em seguida começa a juntar-se a farinha e a amassar até se obter uma massa elástica e que se estenda bem. Deixa-se descansar um pouco. Põe-se o azeite ao lume.
Estende-se a massa da qual se cortam umas tiras com cerca de 7 cm x 20 cm. Pega-se com a mão numa das extremidades da tira de massa e segura-se a outra extremidade com um garfo comprido. Introduz-se o garfo com a ponta da massa no azeite a ferver e vai-se deixando cair e enrolando. Deixam-se fritar as filhós até estarem louras e passam-se depois por açúcar em ponto de voar (110º C), ficando muito brilhantes.

Espero k gostem da ideia... e k partilhem tb algumas coisitas... ai a balança!!

Beijinhos
Luisa

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

OI MINHAS LINDAS. RECEITAS DE NATAL N SEI NEM UMA MAS SE QUISEREM APRENDER A FAZER PRATOS TIPICOS INDIANOS ISSO SIM JA E COMIGO. BEIJINHOS A TODAS.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

anaisabel -
Offline
Desde 19 Jan 2007

Eu comprei o livro da Popota (sou fã daquela miúda).
Custa 2€ é para ajudar as crianças e trás montes de receitas de natal.
Nunca comprei um livro de culinária tão barato lol

bjs
Ana Isabel

Sobre anaisabel

Artigos personalizados para bebés e crianças
www.facebook.com/2pontinhos
[email protected]

anymafesta -
Offline
Desde 05 Set 2007

Sonhos com molho de chocolate

Ingredientes:

* 2 dl água
* 160 g farinha
* 30 g manteiga
* 4 ovos
* 1 pitada sal
* óleo para fritar
* açúcar
* canela em pó

Preparação:

- Levar a água ao lume com o sal e a manteiga, deixar ferver e juntar a farinha de uma só vez. Mexer bem até que a massa descole com facilidade do tacho. Retirar do lume e colocar numa tijela.

- Deixar arrefecer um pouco e juntar os ovos um a um, mexendo sempre.

- Colocar um tacho ao lume com muito óleo, deixar aquecer e deitar a massa às colheradas. Não colocar muitas colheres de massa de cada vez, senão ficam gigantes (sei de experiencia...)

- Deixar fritar lentamente até que os sonhos fiquem dourados.

Molho de chocolate

Ingredientes:

* Uma tablete de chocolate de culinária
* Um pacote de natas

Preparação:

- Preparar o molho de chocolate derretendo, em lume brando, uma embalagem de chocolate de culinária num pacote de natas, mexendo sempre.

- Ao molho podemos sempre juntar a gosto, nozes picadas, ou um pouco de vinho do porto...o que a imaginação mandar Sorriso

Bons doces Sorriso

Nusrat linda, eu estava interessada em aprender umas coisas contigo Sorriso Partilhas receitas?

**********
Joana & Paulo
05//08/2006
**********

Teresa Cunha -
Offline
Desde 14 Set 2006

250 g açucar
3 colheres de sopa de farinha
4 a 6 gemas de ovos
1 l leite
2 paus de canela
1 casca de limão

1) misturar a farinha com o açucar
2)juntar ao preparado anterior as gemas e de seguida o leite( se não ficar homogénio, passar com a varinha mágica)
Juntar os paus de canela e a casca de limão, deixando ferver (tem que se estar sempre a mexer até retirar do fogão/placa)até engrossar.

Colocar num pirex(retirando os paus de canela e a casca de limão).Polvilhar com canela.
Dá para 6 a 8 pessoas.

Lá em casa desaparece num abrir e fechar de olhos.

BOM APETITE!!
Teresa
www.matrimonius.com
Braga

Matilde Uva -
Offline
Desde 31 Out 2007

E se passássemos o tópico para o fórum geral, uma vez que tb existe outro com receitas de culinária? Se aí ninguém levou a mal esse, o mesmo acontecerá com este, certo? De facto, as receitas de Natal nada têm a ver com bebés e gravidez, mas é mais uma oportunidade de entreajuda e todas agradecemos a partilha.

Que acham?

Eu adoro cozinhar e estou pronta para deixar contributo, neste ou noutro post sobre culinária!

Bj a todas (de uma noiva pouco participativa por falta de tempo, mas super atenta às vossas opiniões!)

Tita

Matilde Uva -
Offline
Desde 31 Out 2007

Numa panela grande colocar (tudo junto); 1 litro de leite gordo + 1 litro de água (eu costumo roubar um bocadinho) + 250 gr açúcar + 250 gr arroz + casca de limão + pau de canela.

Levar a cozer em lume brando mexendo de vez em quando para não agarrar. Deixar cozinhar até ao ponto em que se gosta - mais cremoso ou mais seco.

Dispor numa travessa e polvilhar com canela a gosto.

Não leva gemas, é super simples e é uma verdadeira delícia...

Bj

Tita

Matilde Uva -
Offline
Desde 31 Out 2007

É uma delícia!

Enroladinhos de banana, bacon e queijo

Cortar bananas maduras q.b. (ñ podem estar pisadas) em pedaços da largura das fatias de bacon.

Cortar esses pedaços ao meio e entre as metades de banana colocar uma fatia d queijo /fininha) dobrada.

Enrolar cada pedaço de banana + queijo na fatia de bacon e prender com um palito.

Derreter uma noz de margarina numa frigideira e alourar os embrulhos. Deixar alourar até o bacon ganhar um pouco de cor e o queijo derreter.

Tão bom... muito bom mesmo!

Matilde Uva -
Offline
Desde 31 Out 2007

Como já disse noutro tópico, não gosto do Natal, mas confesso-me adepta das iguarias inimigas da balança nesta época do ano.

Contudo, não é uma receita gastronómica a que vos deixo aqui, mas sim uma que deveríamos recordar e pôr em prática tb no resto do ano.

Aqui vai: Ementa Especial de Natal - Receita para um Ano Feliz

Tome 12 meses completos. Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja. Corte cada mês em 28, 30, ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhe todos ao mesmo tempo.

Prepare um dia de cada vez com os seguintes ingredientes:

- Uma parte de fé
- Uma parte de paciência
- Uma parte de coragem
- Uma parte de trabalho

Junte a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade. Misture bem, com uma parte de esperança, uma parte de meditação e uma parte de entrega.

Tempere com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de acção, e uma boa medida de humor.

Coloque tudo num recipiente de amor. Cozinhe bem, ao fogo de uma alegria radiante. Guarneça com um sorriso e sirva sem reserva.

Bj

Tita

paloma -
Offline
Desde 30 Nov 2007

ola nusrat..... a vida e mesmo assim com altos e baixos hoje perdes te alguem muito especial mas na vida e na morte nada acontece por acaso..............ao nascer ja temos um destino traçado, a morte, mas esse destino nao quer dizer que seja negativo pois nao podemos considerar a morte como algo tenebroso mas sim o descanso eterno de alguem que trabalhou, lutou, amou, sofreu, riu , chorou....... e depois de uma vida atribulada pode agora descansar em paz.........agora recorda-a como uma pessoa especial que so depois de cumprir a sua missao na terra e que pode descansar.............

Xanita80 -
Offline
Desde 11 Maio 2007

O suposto seria menter a linha pr o grande dia Sorriso
MAs assim é impossivel LOLOLOLOL
Já guardei as vossas receitas todas Sorriso
Tenho de experimentar todas LOLOLOLOL

Beijocas...
------------------
Carlita
31 de Maio de 2008

Sobre Xanita80

Beijinho
------------------------------------------
DUM -> 14 de Maio de 2011
DPP -> 18 de Fevereiro de 2012

RitaMol -
Offline
Desde 06 Nov 2007

Bem miguitas só tenho lido praticamente os títulos e ainda não tive tempo para tirar as vossas receitas mas tb vou contribuir.

Jocas

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Boa ideia!! Mas tem de ser fácil (pelo menos para mim...lol).

Beijocas
Luisa

tramos -
Offline
Desde 09 Nov 2007

Isso é que era giro!!! É tão dificil encontrar pessoas que queiram dar as suas receitas ultra secretas.... Porque não pões algumas?

E a iniciativa receitas de natal parece-me muito bem. Também vou colocar algumas mas primeiro ainda tenho que ir às minhas fontes... LOL

Beijos

Tânia

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

N ME IMPORTO NADA DE VOS DAR AS RECEITAS ATE VOU GOSTAR. VOU ALMOÇAR E DEPOIS PONHO VOS AQUI UMAS RECEITAS. BEIJOKAS GRANDES PARA TODAS.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

Anabela -
Offline
Desde 09 Jan 2007

Olá anaisabel,

eu também comprei esse livro, lol, tem montes de receitas e ainda serve ara ajudar quem precisa, por isso é só coisas boas!

Deixo aqui o unico doce de Naltal que eu sei fazer...

Fatias Douradas

Corta-se uma forma de pão que convém que já tenha alguns dias em fatias, passam-se as fatias por leite morno e depois por gema de ovo, e fritam-se em óleo ou azeite.

Depois é só passar ou polvilhar com açucar amarelo misturado com canela...

É uma delicia e não custa muito a fazer.

Beijinhos a todas!

Anabela.

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Já tou a fazer um print destas receitas... tou a ficar com àgua na boca....

dcoelho - bem, a arvore ta um máximo...

Este natal vou fazer montes de doces... ehehehe

Beijocas

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Bem vou aqui deixar uma receitinha para as minhas kidas. É simples e muito muito boa e como o chocolate no natal sabe sempre bem, cá vai:

- 5 ovos
- 1 xicara de açúcar
- 1 xicara de chocolate em pó
- 1 e 1/2 xicara de óleo
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de água morna
- 1 colher (cha) de fermento em pó

* (bata tudo à mão e coloque em forno bem quente para assar)

Cobertura:

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 copo de açúcar
- 1/2 copo de leite
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

* (ferva e despeje quente no bolo)

Numa bacia coloque os ovos inteiros, misture com o açucar e bata bem. Em seguida, misture o chocolate em pó e também o óleo. Coloque a farinha e misture para não fazer "grumos". De seguida, coloque a água morna e o fermento em pó. Bata bem tudo e leve ao forno pre-áquecido por 15 minutos (varia de forno para forno, podendo demorar até 45 minutos).

Bejokas

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

E fotos alguém tem :)?
Para visualizarmos melhor...

Bjokas

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

A noite de 24 vai ser passada na minha casa (cm no ano passado). Mas como este ano vou estar de férias vou ser eu a preparar tudo com a minha irmã (vamos deixar a mamã e a minha sogra descansarem)...

Por isso, amiga, de certeza k te vou chatear!!!!

Vou experimentar as tuas receitas.... e como não tenho muito jeito!!!!

Obrigada,

Beijocas!

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Claro... dcoelho....

Xuta...

NSilva -
Offline
Desde 08 Ago 2007

Aqui vai uma receita bem pessoal :)))
Que serve sempre de entrada nos jantares la de casa e claro no NATAL Sorriso

Para 5/6 pessoas Sorriso

Crepes :

4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 avos
pitada de sal
1 colher de cafe de margarina derretida
raspa de limao
leite a quantidade de uma chavena de leite ( ou o necessário ate conseguirem a espessura parecida a das natas antes de serem batidas eheh ) è o que dá fazer a OLHO ehehehe

Depois do creme para os crepes, deverao fazer os crepes na frigideira (aderente) e apenas necessitam de passar um papel de cozinha com oleo para untar a frigideira. é mais facil de virar o crepe ( duas a 3 colheres de sopa em cada crepe .

Recheio :

20 camaroes descascados
1 posta de bacalhau Media/grande cozido e desfiado
espinafres ( existem quadrados congelados uso sempre 1 )
Cebola média bem picada
1 (meio litro) pacote de bechamel
Azeita qb
Pimenta preta e (sal se necessário)

Molho decorativo : vinho tinho fervido com acuçar ate ficar em calda

Modo de preparaçao :

Depois do refugado da cebola em pouco azeite, juntamos todos os ingredientes, bacalhau, camarao, espinafres e bechamel , se necessário adicionamos um pouco de farinha para ficar mais cremoso.
Depois rechear os crepes com essa preparado, colocar por cima de cada um a medida que serve a calda de vinho tinto caramelizado :))))))de forma decorativa Sorriso
É uma delicia Sorriso
Foto so agora pelo Natal ehehehehe
Nsilva

Grávidissa como estou acho que terei de ir fazer isto antes do natal so de escrever ja me vem agua na boca eheheh

Sobre NSilva

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

A MINHA SORTE E QUE EU POSSO COMER TD QUE N ENGORDO PK SE DEPENDESSE DE VOCES E DAS VOSSAS RECEITAS ESTAVA UM POTE AUTENTICO. EU JA ESTOU COM AGUA NA BOCA. AINDA BEM QUE PUSERAM CA AS RECEITAS ADORO SONHOS E RABANADAS E ASSIM JA POSSO SER EU A FAZER. AS RECEITAS INDIANAS AINDA QUEREM MINHAS LINDAS?

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Boa ideia, vou começar já este fds a experimentar...

Vou apontar as tuas dicas todas...

Como é k se faz sonhos recheados??

Quadrados de cenoura?? Tb quero sim...

Ai já tou a ficar com fome!!!

Obrigada linda!! Beijocas

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Claro k sim...

Vá Conta lá...

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

N SEI SE E IGUAL EM PRINCIPIO O MODO DE FAZER DEVE SER DIFERENTE DO NOSSO MAS DEPOIS DIGAM ME QUALQUER COISA.
LIMPA SE E LAVA SE MTO BEM O FRANGO E POE SE NUMA BACIA R TEMPERA SE COM MEIA COLHER DE CHA DE MASSA DE ALHO MASSA DE PIMENTAO, 3 COLHERES CHEIAS DE MASSA TOMATE, SUMO DE MEIO LIMAO, SAL AO GOSTO UM POUCO DE GENGIBRE E PIRI PIRI VERMELHO EM PO AO GOSTO. DEPOIS UNTA SE UM PIREX COM AZEITE E POE SE CEBOLA, TOMATE E PIMENTO AS RODELAS E POE SE PARA LA O FRANGO E MAIS AQUELE TEMPERO TODO E VAI AO FORNO POR 20 A 25 MINUTOS. ENQUANTO ISSO FRITA SE BATATAS AS RODELAS E DEPOIS POE SE COM O FRANGO E VIRA SE O FRANGO PARA ELE N QUEIMAR E DEIXA SE ATE VEREM QUE JA COZEU E SERVE COM ARROZ E SALADA. E DELICIOSO.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

Luisab -
Offline
Desde 27 Ago 2007

Deve ser bom....

Cá em casa é raro comermos carnes vermelhas, por isso é sempre bom ter uma receita diferente...

Essa vou experimentar amanhã...

Beijocas

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

EU ADORO ESSA RECEITA E UMA DELICIA E OLHEM Q EU N SOU MTO DE COMER CARNE N GOSTO MTO. VOU VOS DAR OUTRA QUE TINHA POSTO NO OUTRO POST QUE E O CARIL DE COCO C/ GAMBAS OU COM FRANGO.
1º COMO JA SABEM LAVAR E LIMPAR MTO BEM O FRANGO OU CAMARAO.
2º NUMA PANELA POE SE CEBOLA E TOMATE PICADO E POE PARA O FRANGO OU O CAMARAO E SAL E DEIXA SE COZER.
3º QD JA ESTIVER COZIDO POE SE AGUA BEMMMMM QUENTE NUMA TIGELA E POE SE 4 COLHERES DE SOPA DE COCO EM PO MAS TEM QUE SER MESMO EM POE MEXEM BEM PARA N FICAR GRANULADO DEPOIS POE TD PARA DENTRO DA PANELA E MEXE SE ATE FERVER.
4º QD VEREM QUE JA ESTA A FERVER DESLIGAM O LUME E POEM SUMO DE 1 LIMAO E ESTA PRONTO A SERVIR E TB SERVE SE COM ARROZ.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

nusrat -
Offline
Desde 31 Out 2006

MINHAS LINDAS OUTRA COISA QUE COSTUMO FAZER MAS E PARA COMER A NOITE QD ESTOU SENTADA A VER A NOVELA LOL E MANDIOCA COM LIMAO E PIRI PIRI ATE ME DA AGUA NA BOCA.
POEM A MADIOCA A COZER NUMA PANELA COM AGUA E UM POUCO DE SAL QD VIREM QUE JA ESTA COZIDA TIRAM E POEM NUMA TIGELA COM SUMO DE LIMAO E PIRI PIRI VERMELHO EM PO. SIMPLES E MARAVILHOSO E DE CHORAR POR MAIS ACREDITEM.

NUSRAT & YASFIR
* 23-06-2007 *

Sobre nusrat

NUSRAT & SAMI & Dayyan
29-09-2008: As nossas vidas ficaram completas com a chegada do nosso anjo Sami...
29-12-2009: uma passagem de ano com um novo sabor... positivo
18-08-2010: mais uma vez mama de um anjinho lindo...
Agora so falta a menina para completar...lol....

tramos -
Offline
Desde 09 Nov 2007

Estou a ver que são todas muito prendadas!!! Quanto ao caril vou fazer amanhã. è amanhã a minha surpresa. Dei-lheo o toque que iria fazer uma surpresa mas disse-lhe que podia ser de sexta a domingo (para também não dizer tudo, né?). Vou aproveitar a tua dica. Espertalhão

Onde é que eu arranjo o côco em pó? A receita que eu tirei da net é com leite de côco e côco ralado.... dá na mesma?

Beijos

Tânia

PS - ainda não consegui falar com a minha fonte para colocar receitas de natal. Logo que fale coloco aqui, ok?

Mas entretanto cá vai uma especialidade minha.... a minha irmã simplesmente adora!!!

Tarte de leite condensado

1 lata leite condensado
4 ovos
1 pacote e meio de bolacha maria
75g de manteiga derretida
4 c.s. leite
1 limão

Base:
Moi-se a bolacha maria até ficar em pó. mete-se num recipiente onde se adiciona a manteiga derretida. Amassa-se com as mãos. Junta-se o leite e amassa-se bem. Numa forma de tarte espalhar a massa no fundo e laterais. Reservar.

Recheio:
Na batedeira juntar o leite condensado e as gemas. Bater muito bem. Adicionar o sumo do limão e respectiva raspa e voltar a mexer. Envolver cuidadosamente as claras em castelo.

Verter o preparado na tarteira onde está a massa à espera. Piscar o olho

Vai ao forno. A duração depende um pouco dos fornos de cada uma e dos gostos. Há quem goste da tarte mais mal cozida, outros gostam mais tostadinha. Aqui também se aplica a técnica do palito.

Bom apetite!!!

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Ok, isto está a ficar bom Sorriso
Deixo aqui uma muito simples de mousse que é uma delicia

Mousse de Chocolate com Baileys

Ingredientes

* 150g de Chocolate Tablete
* 4 Ovos
* 100g de Açucar
* Baileys

Preparação

Derreter o chocolate em banho maria. Bater as claras com metade do açucar até prenderem. Bater as gemas com o restante açucar, juntar um cálice de Baileys e o chocolate derretido. Misturar os dois preparados e levar ao frio.

Bom apetite Careta