18 meses e não anda | De Mãe para Mãe

18 meses e não anda

Responda
10 mensagens
ARCCP -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Olá a todas,
Estou um pouco preocupada,o meu bebé tem 18 meses e ele anda agarrado a tudo, vai dando 6/7 passinhos mas só anda se tiver alguma coisa onde se agarrar, os pais,o sofá...
Eu acho que ainda é falta de confiança e segurança mas não sei o que fazer para lhe dar mais confiança. Ele já faz isto há cerca de 2 meses,julgo que já devia de começar a andar mesmo sozinho.
Algum conselho?

Filipasno -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Paciência mama Sorriso Quando ele ganhar confiança vai começar a largar-se e depois nunca mais para! Sorriso Cada criança tem o seu ritmo, não há pressa! Sorriso

Sobre Filipasno

Inicio dos treinos: Fev de 2014
Positivo: 29-08-2014 <3
AE - 12 de Setembro (7 semanas)
Positivo: 02-01-2015 <3
Eco 20-04-2015 -> Vem ai a nossa menina Iris <3
Iris nasceu a 9/9/2015 <3

Anita24 -
Offline
Desde 09 Jun 2010

É Preciso ter mm paciência:) olhe o meu mais velho tinha 19 meses e ainda não andava sozinho so agarrado, toda agente preocupada e a dizer que o menino tinha um problema pk com 19 meses já devia de andar sozinho e ainda bem que essas palavras foram ditas pk passado 2 dias de as terem ditas começou a andar sozinho Sorriso o do meio começou com 14 meses a andar sozinho e o mais novo tinha quase 19 meses quando começou porque tinha sido operado ao joelho 3 meses antes no qual dificultou a aprendizagem do andar, cada menino diferente, tenha calma que mais cedo ou mais tarde começa:)

Beijinhos

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Se existisse algum problema mais grave que o impedisse de andar ou equilibrar-se, nesta fase já se teria descoberto, até porque certamente já teria notado outras dificuldades.
É importante continuar a estimulá-lo, mas ele tem que andar ao tempo dele.
Há crianças que começam a andar cedo, há crianças que preferem gatinhar durante mais tempo, há outras que nem sequer gatinham, arrastam-se... cada um à sua maneira vai aprendendo a ganhar segurança. Não se preocupe, quando menos contar ele vai surpreende-la!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Se já deu 6/7 passos de forma independente então, por enquanto ainda não é caso para te preocupares.

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

A minha filha só começou a andar sem se agarrar agora aos 17 meses. na verdade começou a andar sem se agarrar a nada aos 16 meses, mas apenas durante 1 semana. Depois caiu e deixou de andar durante umas 3 semanas. Simplesmente não se sentia confiante. Às vezes bastava segurar só um dedo nosso para ela correr tudo. Sem dedo não se movia.
O que às vezes fazia era segurar a parte de trás da camisola para ela sentir que não precisava de dedo/mão, mas assim que percebia a manobra, parava e agarrava-se às minhas pernas. Basicamente não há nada a fazer a não ser esperar. Mais dia, menos dia vai começar a andar sozinho e depois ninguém o pára. A minha em menos de 1 mês já corre.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

lcaaugusto -
Offline
Desde 03 Jun 2013

Olá
a minha também tem 18 meses e não anda. Corre a casa toda agarrada a tudo, anda muito bem pela mão mas sozinha nada, nem sequer um passinho. Sobe e desce sofá, cadeira dela (é baixa). Estamos à espera que lhe dê o click. Estava mais preocupada se visse que não desenvolvia outras competências, mas ela faz tudo, só tem medo de se aventurar nos passos, pronto... aguardemos.

Endometriose IV-Adenomiose Difusa-Trombofilias-Oligateratozoospermia
1ª ICSI Gravidez Bioquimica, 2ª ICSI (-), 3ª ICSI (-)
Tec DO IVI 04/2016 (+)
https://www.facebook.com/MundoPiki/

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Não me parece preocupante , é mesmo falta de confiança. O meu só começou a andar com 15 meses e começou logo a andar bem e sem cair . Só aí percebi o pq dele ter andado mais tarde, pq queria sentir-se confiante. Ele é destemido mas ao mesmo tempo cauteloso.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A minha filha passou muito tempo a andar agarrada aos móveis e apoiada na mesa de actividades. Só em duas ocasiões a vi dar 2/3 passos de forma independente. Um dia fez-se o clic. Eu estava sentada no sofá e ela a brincar no chão. Levantou-se e andou, como se fosse a coisa mais normal... assim, vindo do nada.

Snowbride -
Offline
Desde 26 Jan 2013

Play mamã
O.meu filho ao começou a andar aos 18 meses.
Mas também stressei é um facto.
Na verdade o meu bebé era pesado e com um perímetro cefálico maior que o P97 o que.podera ter influenciado no atraso da marcha.
Hoje corre, mas continua um.matulao e por exemplo saltar é uma tarefa difícil para ele (é pesado mas é dele, não come papa, pão, bolachas. Só comida saudável e sopas, fruta e iogurte).
Este ano o.meu stress é a fala. Com 28 meses, não fala ainda...
Quando se é mãe perde se a paz de espírito.
Mas cálma. Ele vai andar. Há que lhe passar confiança e reforçar sempre que der uns passinhos.
O.meu começou a andar nas férias /Algarve (que coincide quando.os.pais têm maior disponibilidade).
Ânimo e força