15 meses e nem uma palavra | De Mãe para Mãe

15 meses e nem uma palavra

Responda
5 mensagens
Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Olá mamãs,
Sei que acabará por falar, mas a ausência de qualquer palavra ou tentativa de dizer alguma tem-me deixado pensativa, por vezes vocaliza uns sons mas não evolui para nenhuma palavra.

Também não diz adeus, bate palmas ou aponta para os objectos.
Começou a andar bastante cedo, já corre e é uma criança sorridente, sei que possivelmente sabe fazer estes gestos, mas não os faz e se pedimos para fazer ri-se e fica-se por ali.

Alguma mamã na mesma situação?

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

A minha filha era assim. Disse «papo» aos 12 meses. Era o gato. E pronto. Até aos 20 meses, mais nada. Nem um simples mamã. Dizer adeus e palminhas acho que até fazia uma vez por outra, muito raramente... já nem sei. Aliás, só gatinhou aos 12 meses, só andou aos 15. Não fez nada cedo!
Agora posso dizer-lhe que ultrapassou a maioria dos coleguinhas da mesma idade. Fala imenso, tem um grande vocabulário e faz frases complexas, com verbos bem conjugados e concordâncias. É um bocado trapalhona na dicção, mas há de lá chegar. Sorriso Segundo a educadora, todos os parâmetros de desenvolvimento estão muito bem.
Não se fixe muito em marcos específicos e veja se ele faz outras coisas equivalentes. Eu nunca me preocupei em demasia porque achava mesmo que ela, apesar de não falar, compreendia perfeitamente tudo e podia não dizer adeus, mas fazia torres de cubos e encaixava caixas, por exemplo...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A minha filha tem quase 17 meses e diz “da” e “mamamamama”. Vocaliza imensos sons, mas nada de concreto.
Aponta, bate palmas e diz adeus, mas também já fez isso mais tarde do que a maioria.
No entanto, percebe muita coisa. Obedece a ordens, tipo “vai pôr isto no lixo” ou “fecha a porta”.
É muito curiosa e quer observar tudo. Um destes dias, viu-me a arrumar a roupa da cesta para o gaveteiro. Então agora, de fez em quando faz o mesmo. Pega, seja lá em que for, e arruma numa gaveta qualquer, ao calhas 😂
É super desenrascada e é muito aventureira. Em muitos aspectos está muito desenvolvida e por isso ainda não me preocupo com a linguagem, porque vejo que está a desenvolver primeiro outras habilidades. Quando as dominar, poderá então, dedicar-se a falar 😉

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã, o não falar não é, só por si, o que me chama mais a atenção no seu relato, mas sim o não apontar. Aos 15 meses ainda está dentro do esperado, mesmo assim, mas o que eu aconselhava era, se ainda não apontar daqui a uns meses, a levar a um pediatra do desenvolvimento por descargo de consciência. O não dizer adeus e não bater palmas também teriam mais peso, para mim, do que o não falar. Vou mandar-lhe mp.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Obrigada a todas pela vossa ajuda.
Cada criança tem naturalmente o seu ritmo e personalidade, o meu coração de mãe diz-me que é uma questão de tempo e que em breve ele começará a comunicar mais, mas claro também é bom estarmos atentos a alguns sinais.

No que respeita à imitação penso que lentamente começa a imitar comportamentos nossos, por exemplo, tentar abrir torneiras, desenroscar a tampa de garrafas de água, deitar objectos no lixo… situações do dia-a-dia que nos vê fazer, o que me faz acreditar que se tivesse para aí virado já conseguiria bater palminhas, dizer adeus, apontar.

Espero que seja apenas um traquina muito preguiçoso e de personalidade forte que só faz o que quer quando que Sorriso vou estar atenta à sua evolução mas sem desesperar Beijinho