Gravidez vs Gatinho | De Mãe para Mãe

Gravidez vs Gatinho

Responda
29 mensagens
RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Olá a todas, eu estou a tentar engravidar ja uns tempo e até penso que já possa estar gravida.

Entretanto tenho um gatinho bebé com 3 mesinhos para para mim é como se fosse meu filho, eu e o meu marido tratamo-lo como tal.

E uma amiga veio-me com uma histora de que enquanto tivesse gravida deveria me afastar do gato por causa da toxoplasmose ou lá k raio é.
Eu como fiquei apavorada, por adoro o meu bichano e era impossivel para mim ficar longe dele por 9 meses, fui investigar, e ao que parece não existe qualquer problema, uma vez que o meu gatinho é de casa, vive num apartamento por isso nem sequer contacto com a rua tem. pelo que nao caça ratos e nem come carne crua, por essa mesma razão é dificil estar infectado com a tal doença.

E mesmo que estive-se pelo que pude perceber só teria de me manter afastada do caixotinho onde o gato faz as necessidades dele.

Como houve um topico em que uma ginecologista falou, como já temos aqui tantas mamãs e gravidas gostaria de saber o que ja ouviram a respeito, se de facto é mesmo como eu li na net.

beijinhos a todas

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

MarciaMonteiro -
Offline
Desde 18 Jun 2007

Oi Rita!!!
Eu tb tenho gatos e já fiz todos os testes. Para meu bem sou imune à toxoplasmose mas mesmo k n fosse NUNCA pensava em ficar sem eles.
A única coisa que tens que ter cuidado é com a limpeza da areia que, caso seja possível, n deve ser feita por ti, isto se n fores imune.
De resto axo k n ha problema (pelo k diz o vet dos meus animais).
Essa ideia errada faz com que mtos gatos sejam abandonados na altura da gravidez mas as pessoas esquecem-se que está provado k as crianças que têm, desde cedo, contacto com animais são mais sociáveis e têm menos probabilidades de contrair alergias...

Goza o teu gatito e a tua gravidez descansada...
Em último caso questiona o veterinário do teu bichanito.

Mtas felicidades

Márcia

" Quem é mãe acorda todos os dias apaixonada!" <3 Joaninha

ana morais -
Offline
Desde 17 Fev 2007

a minha irma acabou de ter bebe e por acaso isso foi um assunto q ela comentou cmg q era himune á toxoplasmose. sinceramente nao te sei responder a pergunta mas acho q por mais respostas positivas ou negativas nada melhor do q ser a tua medica a dar essa resposta pq é um assunto serio por um lado é o bebe desejado e por outro é um gatinho amoroso lol adoro gatos.
beijos e desculpa nao ter ajudado

ana e mica

soniacarla -
Offline
Desde 20 Ago 2007

antes de mais parabens!!!!
eu vou ser mama em novembro e nao sou imune a taxoplasmose e cm tu adoro gatos, o que a minha medica me disse e que nao posso tocar nas fezes do gato pq e a partir dai que se apanha o virus, de resto podes mexer nele desde que depois laves mt bem as maos, para quem nao e imune nao se pode e comer enchidos crus tem de ser todos mt bem cozinhados bem como a carne nao pode vir mal passada mesmo que seja frango, a fruta deve ser toda mt bem lavada e saladas so em casa. sao pequenos sacrificios que valem a pena, e que esse virus nao faz mal as mamãs mas sim aos nossos filhotes que podem vir com problemas caso nao tenhamos certos cuidados,mas o melhor mesmo e falares com a tua medica e e ela informa.te de tudo
para ja curte a gravidez ao maximo pq e um momento lindo

beijos e mt boa sorte

_Su_ -
Offline
Desde 10 Out 2007

Bom dia meninas,

Eu estou a tentar engravidar desde Maio e também tenho uma gatinha que por sinal está grávida.
Nos exames que fiz antes de tentar engravidar descobri que nao sou imune à toxoplasmose, no entanto o que o medico me explicou é que nao devemos ter qq contacto com as fezes dos animais, do género, mudança da Areia é para esquecer, os maridos que o façam, relativamente às caricias, qnd tivermos a certeza q estamos mm gravidas devemos SEMPRE após darmos festinhas ao nosso gatinho, lavar cuidadosamente as maos, pq a toxoplasmose é do género uns bichinhos que são qse q invisiveis e que se alojam por vezes nos gatos.

Bjokas

Sobre _Su_

Jocas *****su*****

Bekitas3 -
Offline
Desde 14 Set 2007

Já fiz todas as análises mas ainda não tive oportunidade de mostrá-las à minha médica porque a consulta so sera no dia 13. Porém, como ela disse que eu podia abrir(para confirmar se era positivo) abri.E começam a chegar as dúvidas e as opinões de toda a gente, todas diferentes e sem certezas. E eu fiquei nervosa.

No que respeita à txoplasmose diz em ambos os itens negativos. Em baixo tem no comentário: ausência de imunidade.

Logo apesar de estar neg-neg, vendo o comentário...não sou imune pois não?

É que tenho um gatinho em casa que amo mesmo !!!Tem mais de 10 anos!!É o meu menino!!E ficava mt triste se tivesse q me afastar dele. E tb tenho mais 2 cães!!

Eu tive a ler alguns dos vossos posts e pelo que percebi tenho que:lavar mt bem frutas e legumes;se não tiver confiança em quem os lava, nem devo comer; não posso comer fiambre nem derivados e não posso mudar a areia do meu gatito. Mas se eu lavar logo as maos n o posso fazer na mesma? e se não respirar (pleonasmo;)) enquanto o faço? é que por vezes vou ter msm q o fazer....

Depois, tenho outra coisa (que toda a gente diz aaahhhh.o que me irrita um cadito!).

acusou positivo uma coisa chamada citomegalovirus.

Alguem sabe o que é?Eu terei médica daqui a alguns dias mas, uma semana de espera, deixa-me um bocada cismática porque toda a gente opinia e eu não tenho certezas de nada!!

Desde 05 Maio 2010

Eu estou gravida e tenho um gato que é um dos amores da minha vida. Esta comigo ha 3 anos e por mais que me digam para o abandonar eu nao consigo. Tambem moro num apartamento. Fiz analises a rubeola e a toxoplasmose e sou imune. Ja apanhei o virus. Nao consigo me afastar dele. E as vezes sou eu que lhe mudo a areia. E ouve uma v ez que mudei a areia e depois fui fazer outras coisas e esqueci-me de lavar as maos. Tenho muito medo que o meu bebe nasca com algum problema por causa da toxoplasmose. Por favor alguem que me ajude. Que me diga algo. Obrigada.

DPP: 19 de Outobro 2010
"Vou ter um pilas!"

Hina -
Offline
Desde 11 Set 2010

olá,

ontem o médico tambem me disse para evitar o contacto com os gatos.

bem, eu tenho duas gatas em casa e ele disse-me para evitar limpar a caixa de areia (o que eu compreendo), fazer festinhas ou deixa-las lamberem-me a mão

Além delas tambem tenho uma cadela. A minha cadela fica no quintal e raramente vai à rua. As minhas gatas não vão à rua nem comem carne crua, isso significa que não existe perigo?

A minha dúvida, é se realmente não posso fazer festinhas nelas. é que a minha gatinha mais nova é uma mimada que adora festinhas e dormir ao pé de mim =P

Sobre Hina

Positivos: 15 de Setembro de 2010 e 5 de Fevereiro de 2013 Espertalhão

nokinhax -
Offline
Desde 02 Maio 2007

ainda á pouco tempo deu na televisao uma obstetra a falar nisso.
eu tb tenho dois gatos, nao sou imune e tento engravidar portanto estive com atençao.

ve o link http://sic.sapo.pt/online/video/programas/companhia-das-manhas/2010/8/se...

Sobre nokinhax

Ser Mãe é maravilhoso***
★ (¯`'•.¸(¯`'•. ¸*♥♥*¸. •'´¯)¸.•' ´¯) ★★**
O Mi veio conhecer os papás a 8 Junho 2011 e a Clarinha a 20 de Abril 2014★★
`'•.¸_) `'•. ¸_) ★(_¸.•'´ (_¸.•'´* ★★*`'•.¸_)★

Hina -
Offline
Desde 11 Set 2010

obrigada! Sorriso

fiquei mais descansada por saber que ainda posso fazer-lhe festinhas =D

Sobre Hina

Positivos: 15 de Setembro de 2010 e 5 de Fevereiro de 2013 Espertalhão

RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Olá Marcia e Ana,

Eu ainda nao estou gravida, mas ja ando a trabalhar nisso com muito afinco e penso que até ja possa estar Sorriso

Fico assim mais descansada, por saber que o que li se confirma, eu o que vou fazer é quando estiver gravida vou evitar mudar a areira do caixotinho dele, faz o meu marido esse trabalhito ehehehe Careta

Obrigado as duas
RitaM

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

SofiaG -
Offline
Desde 24 Jan 2007

Amiga,

Como sabes tb tou na corrida ;)Ganha pela minha amiga Ana Alves, heheheeh.

Não sou imune, e tenho a minha Nina, mas não há problema, os nossos gatinhos, não andam na rua e não comem ratos, como tal, não ha problema.

Evitamos mexer na caixinha das necessidades, só isso.
E não comer saladas e legumes crus fora de casa, nem carne mal passada.

Beijos

Mafalda SofiaG

Sobre SofiaG

Mafalda Sofia Garrett

Carla Sousa -
Offline
Desde 27 Mar 2007

Antes de teres dores de cabeça, o melhor é fazer os testes pra saber se és imune ou não! Disseram o mesmo quando a minha mae engravidou da minha maninha, tinhamos um cão, a verdade é que o cão continuou lá em casa e a minha irmã nunca teve problemas por causa dele. E se n fores imune tenta so não andar com o gatinho ao colo, sei que é complicado, mas é uma das soluções!!

Beijinhos
Carla & José
08/12/2007

Beijinhos

Treinante desde Junho
Positivo 30 de Dezembro

MarciaMonteiro -
Offline
Desde 18 Jun 2007

Olá Rita.
Essa parte tb n é assim tão má...
9 meses sem limpar o caixote...
Pode ser k ele se habitue e n te deixe fazer mais. LOL

O meu é preguiçoso nesse aspecto e como n sou imune n me safei..
Eu tenho 4 gatos e axo k vamos ser uma grande familia.
Vou começar a tentar engravidar lá para Janeiro ou Fevereiro...
Dp conto se consegui.
Beijinhos e felicidades...

P:S. A última e mais peste está nessa foto

" Quem é mãe acorda todos os dias apaixonada!" <3 Joaninha

RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Pois é meninas voçês estão a confirmal tal e qual o que eu li.

primeiro tenho de saber se sou imune ou nao, caso nao seja, é só uma questao de nao mexer no caixotinho de meu rukinha Careta

Fica o trabalho sujo para o meu marido, e eu fico com as festinha ehehehehe Careta

RitaM

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

Dina -
Offline
Desde 27 Nov 2006

Rita, não te preocupes. 1º faz o teste da toxoplasmose. Se te der positivo, significa que já contactaste com o toxoplasma e por isso és imune. Se não fores imune, só precisas de ter alguns cuidados, principalmente com a carne crua ou mal passada e com vegetais e frutas crus, que têm que ser muito bem lavados. A outra fonte de toxoplasma é a terra ; por isso, se cuidares de plantas, tem que ser com luvas. Finalmente, os gatos. Eles são os unicos animais que podem passar o "ovo" de toxoplasma nas suas fezes. Mas só o fazem no máximo durante 15 dias após contagio. Eles podem infectar-se com toxoplasmose atraves da carne crua (incluindo os ratinhos que podem apanhar se andarem lá fora...)ou pelas fezes de gatos infectados. Se ja tiveres o teu gato ha pelo menos 1 mes e se não come carne crua e não vai lá fora, relaxa. Se o tens há menos de 1 mes, tudo bem também. só tens de não mexer no caixote ou usar luvas. Sou veterinária e mesmo lidando todos os dias com animais doentes, a maior parte das minhas colegas e funcionárias, não são imunes á toxoplasmose. e é tb interessante saber que a maior percentagem de pessoas que são imunes, ou seja, que ja tiveram toxoplasmose, nunca tiveram gatos!(dados de um trabalho de mestrado).

RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Muito obrigado dina pela tua resposta tão completa fico muito mais descansada.

Obrigado mesmo de qualquer forma vou fazer o teste para saber se sou imune, mas mesmo que nao seja fico feliz por saber que nao preciso de me afastar do meu menino Espertalhão

Bejinhos e novamente obrigado

RitaM

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

MARUSKA -
Offline
Desde 24 Fev 2007

eu sou obstetra e sinto-se segua para te esclrecer e confirmar muito do que já foi dito.
1º tens que saber se és imune à toxoplasmose. Se sim, ok, relaxa...a toxoplasmose não te vai chatear; se não és só tens que ter alguns cuidados.

2ºnão só os gatos mas também os cães pode ser portadores (mas muito mais os gatos. Podes na mesma brincar com ele, dar-lhe miminhos e festinhas. Até podes mudar o caixote, desde que depois laves muito bem as mãos. Mas mais vale prevenir e por isso... o marido que mude o caixote... só faz é bem! eh eh eh

3ºmas a toxoplasmose não vem só com os gatos... por isso atenção:
-saladas sempre muito bem lavadas e só em tua casa ou locias de confiança. legumes e frutas rasteiras são fonte de contágio; por isso têm que ser sempre bem lavadas. Quando não és tu a lavar... mais vale não comer, oou então optar pelos legumes cozidos.
-carnes cruas podem ser fonte de contágio... por isso a carne sempre muito bem passada e lembra-te: fiambre, chouriço, presunto, mortadela, salsichas e afins são carne crua!!! estão proibidos.

qualquer coisa mais posso ajudar...
[email protected]

RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

Olá monica, pronto se eu ja estava descansada agora então já estou mesmo no relex, muito obrigado pelas explicações e dicas.

penso que este topico vai ser muito util para futuras mamas que tenham gatinhos em casa, porque é incrivel a quantidade de pessoas que por ignorancia abandonam os seus gatinhos porque pensam que vai fazer mal ao bebé.

inclusivé até em alguns foruns sobre gravidez assustam as gravidas com esta questão.

Por isso novemente obrigado a todas e assim que tiver noticias sobre o meu estado venho cá dizer Careta

beijinhos grandes a todas
RitaM

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

RitaM -
Offline
Desde 06 Mar 2007

olá sonia felicades para o teu bebé espero que corra tudo bem.
no entanto ainda nao tenho a certeza se estou gravida ou não apenas suspeito que sim e preocupei-me com esta questão

bejinhos e que corra tudo bem

RitaM

Sobre RitaM

Para a minha amiga secreta
" és uma menina muito querida, tens os cabelo castanho com madeixas loiras os olhos são castanhos ou verdes. Ainda não tens a estrelinha mas deste ciclo não passa Sorriso "
As Minhas Queridas Madrilhadas: Mia30 ; da Anjo da Guarda e Danimar Espertalhão
André o terrível a animar as nossas vidas desde 02/06/2008

Dina -
Offline
Desde 27 Nov 2006

Mónica Melo:queria só melhorar algo que disse no seu post. Disse, e bem, que os cães são portadores. Mas não especificou que eles não são transmissores! Ou seja, quem tem cães não pode apanhar através deles a toxoplasmose, nem mesmo das fezes! E os gatos, quando portadores, só passam nas suas fezes os oocistos do toxoplasma 15 dias após o 1º contacto com este parasita.

Lúcia -
Offline
Desde 09 Nov 2006

eheheh...
bons treinos

Sobre Lúcia

Artigos lindos para Batizados de sonho.
https://www.facebook.com/girafaquecontavaestrelas

23/06/2007 - Muito bem casados
Eduardo e Simão - Chegaram no dia 21 de Agosto de 2011

RitaSousa -
Offline
Desde 24 Jan 2007

É mesmo verdade! Eu sou imune e acredita que nunca tive gatos aliás eu devo ser das poucas pessoas que tem medo de bichanos!!

Também estou a tentar engravidar e tenho um cachorrinho pug lá em casa! Por enquanto é ele o bébé...

Rita&Fernando
26-05-2006 (civil)
26-05-2007 (igreja)

diba -
Offline
Desde 28 Set 2007

olá a todas.
Eu trabalho com animais á 7 anos incluindo gatitos e tambem tenho uma gatinha e 4 cães em casa.
Durante a minha gravidez não deixei de tratar dos animais, apenas tive o cuidado de quando tratava lavava logo as mãos. Normalmente o perigo maior de apanhar toxoplasmose é com as saladas mal lavadas, pois para mal dos meus pecados durante a minha gravidez um desejo fortissimo que tive foi as saladas de galinha dos restaurantes chineses, mas tudo correu bem.. pois tentei fazer em casa...(alface, galinha desfiada e acucar)
Em relação aos gatinhos só há problema se andarem na rua e se não tiverem as vacinas em dia e depois de lavar a caixinha deles lavar logo muito bem as mãos
Espero ter ajudado.
Beijocas para todas

Sobre diba

-------------------------//----------------------------------
Tenho comigo as maiores riquezas do Mundo....as minhas meninas lindas, Ina e Joanica.

Everblue -
Offline
Desde 22 Maio 2007

Já agora, fica este folheto para poderem ler e passar às amigas... ainda há demasiados abandonos de gatos por causa de gravidezes das donas, infelizmente...
o que não se compreende é que, quando se adopta um animal, é para toda a vida...ora, se o animal pode durar alguns 15 anos, as pessoas não pensam que nesses tempo vão querer ter filhos? aiai...

http://www.felinus.org/fileDump/7_Toxoplasmose.pdf

Elsa & Filipe
07/06/08

Sobre Everblue

Elsa Oliveira
Gonçalo e Guilherme - 10 Setembro 2009! http://oblogdofeijoca.blogspot.com

Madrinha e afilhada da Tekuxa e princesa Leonor, da Manina e princesa Lara, e da MLuís e príncipe Gustavo! Afilhada da Kikas07 e do príncipe Guinho!

NSilva -
Offline
Desde 08 Ago 2007

Alo, tb estou gravida de 11 semanas e tenho uma Gata...
Antes de maos Bekitas3 nao estás inume a toxoplasmose terias de ter positivo ou valor superiores ao da tabela na parte de inumidade pois tens ai dois valores ( dedudo ser igual a minha) mas se tens esse cometário nao estás mesmo imune, a tua vida muda um pouco, mas sem dramas claro... Areia do Gato esquece mesmooo ( podes perguntar ao teu médico se com luvas e mascara poderás faze-lo )nao poderás comer legumes crus em qq sitio, so onde sabes com confiança que é bem lavado e carne mal passada tb nao deverás comer, jardinagem tb nao , pois tudo que implica areia nao é bom para ti neste momento... deves sempre lavar bem as maos sempre que mexeres no gatinho e claro em carnes cruas... mas de resto curte bem o teu bixinho, é mais facil apanhar toxoplasmose em comidas mal lavadas e cruas do que brincar com o gatinho..
Nao te consigo ajudar na outra questao, pesquisa aqui na net.
Beijos e aproveita bemmmmm Sorriso
Na quarta-feira fui fazer um check-up anual que faço sempre no emprego e vi o meu BEBE :)))) que coisa mais linda ve-lo dentro de nós Sorriso nao existe palavras para exolicar.... chorei bem ehehehe agora estou ansiosa para ir dia 10 a eco das 12 semanas ( afinal esta eco de quarta-feira foi so uma espreitadela de nada Sorriso

beijossssss a todas

Sobre NSilva

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

Dolphina -
Offline
Desde 20 Ago 2007

Vamos por partes...

Aparece-te negativo nas análises pq eles testam a presença de anti-corpos. Como n os tens é pq n estiveste exposta à toxoplasmose.

N te desfaças dos animais pq n é necessário!!! Eu n sou imune, sou alérgica, e tenho 3 gatas (uma aquisição recente voltou a activar-me a alergia...)

Lava bem os vegetais e evita comer fruta com casca. N comas saladas fora de casa, para prevenir. qt à carne mal passada, uma amiga minha q está grávida e adora carne mal passada, e tb n tem imunidade, perguntou ao médico dela q lhe disse q, desde q congelada previamente, pode-se comer carne mal passada (quem gostar, obviamente, o q n é o meu caso). de qq forma, mais vale perguntarem pq cada caso é um caso...

Qt ao citomegalovírus, se bem me lembro, é bom acusar positivo-significa q já foste exposta mas criaste anti-corpos. N tenho bem a certeza mas acho q são esses vírus (alguns tipos) q podem causar o cancro do colo do útero, por isso é bom termos imunidade. (pf alguém me corrija se estiver enganada, mas acho q a minha ginecologista me disse isto há uns tempos atrás)

Bekitas3 -
Offline
Desde 14 Set 2007

Obrigada por me tentarem elucidar. Na quarta feira decidi fazer uma pesquisa na net e o resultado não foi lá muito bom. Assim, decidi ir à noite ao hospital para algum médico me ler as as análises. Como sou dadora de sangue aproveitei e fui. No fundo tirar cismas (é que vi coisas na net que estavam erradissimas). O médico explicou-me que o facto do citomegalovirus estar positivo não era nada de mal e que quanto à toxoplasmose deveria ter os cuidados básicos( que no fundo voces falaram). Bem, fiquei mais tranquila,não totalmente saciada da minha curiosidade( acho que vou bombardear a medica de perguntas).Mas tranquila....

Obrigada

NSilva -
Offline
Desde 08 Ago 2007
Sobre NSilva

Natacha e Ines ( nascida a 10 de Maio )...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?