Recusa da sanita | De Mãe para Mãe

Está aqui

Recusa da sanita

Ter, 26/09/2017 - 10:27
Pediatria
Mãe Blaze offline

O meu filho vai fazer 4 anos em fevereiro e continua a recusar ir à sanita fazer coco.

O xixi faz muito bem, de noite raramente faz na cama, nao usando fralda.

Para fazer coco, refugia-se num cantino e faz na roupa, após muitas vezes um longo período de insistência pois custa-lhe a fazer pelas fezes grandes.

Já tentei com tudo, livros brinquedos, estar junto dele a conversar, mas o tempo maximo que esteve na sanita foram 3-5 minutos.

Por favor, não sei o que fazer. Ele entrou este anos para o jardim infancia, as educadoras saõ impecaveis com ele, sem pressao tentam o mesmo que eu mas sem sucesso. É embaraçoso, é custoso, não é nada pratico... tenho pena dele.

Não haverá uma forma de ultrapassar esta situação, sendo que eu ultimamente já nem conswigo que ele se sente na sanita p/ se ir habituando? Muito obrigada.

Hugo Rodrigues

Bom dia,

Esse é um problema bastante frequente e que exige alguma "paciência" para se resolver. Uma estratégia que geralmente funciona bem e estipular um esquema de recompensas sempre que o seu filho conseguir fazer um coco na sanita/bacio. Deve ser algo concreto, que ele veja, para servir de motivação também para as vezes seguintes. Um exemplo é arranjar uns autocolantes ou balões e colocar numa caixa. Sempre que ele fizer um coco no loca, certo pode ir buscar uma recompensa. O mais importante é passar a mensagem de que é uma recompensa quando corre bem. Não se deve fazer o contrário, que é dizer que não tem nada se se portar mal, porque senão passa a ser um castigo e já não é tão motivador.
Cumprimentos

Mais perguntas

Sex, 29/12/2017 - 23:28
Pediatria
S.Seabra offline

Boa noite
Gostava que me ajudassem, tenho um bebé de 10 meses, que ainda mama, mas que de a uma semana para cá está a ter prisão de ventre, eu sou um pouco anti medicação, o que devo fazer para além das massagens para o ajudar??
Obrigado

Ter, 21/11/2017 - 13:41
Pediatria
martaremmer offline

Boa tarde,
tenho uma bebé de 7 meses que foi diagnosticada com Mastocitose- urticária pigmentosa, aos 5 meses. Fez logo a analise para verificar o nível de histamina no sangue, no sentido de perceber se estaria a afectar os orgãos internos. Felizmente os níveis eram baixos, logo foi descartada essa hipótese. Apesar de termos ficado mais tranquilos, sentimos que pouco sabemos sobre esta condição...Ela tem vários mastocitos, alguns dos quais com um relevo significativo.
O que gostava de saber é:
-pode dar comichão?
-existe tratamento?
Mais alguma informação que achem útil, agradeço.

Obrigada,
Marta

Pediatria
Márcia Maio offline

O meu filho de 32 meses queixou-se dores nas costas nos últimos dois dias. É normal numa criança tão pequena? Ainda por cima é muito ativo, é raro estar sentado, não vê muita tv... não é gordo... será razão de preocupação? Obrigada.

Qui, 03/08/2017 - 16:10
Pediatria
offline

Boa Tarde
Quais são os marcos de desenvolvimento mais importantes para uma criança de 2 anos? É normal a criança ainda não falar nada? É normal ter variações de humor muito repentinas? Sou mãe de "primeira viagem" e dou por mim muitas vezes com dúvidas sobre o que é ou não normal numa criança desta idade.
Desde já obrigada

Seg, 19/06/2017 - 16:00
Pediatria
Carinag03 offline

Boa tarde, estou gravida de 32 semanas e às 20 semanas foi detetado na minha bebe fenda palatina e labio leporino... como é feito o procedimento após o nascimento?

Qui, 22/06/2017 - 12:13
Pediatria
Sophia1977 offline

Bom dia.
Gostaria de tirar uma dúvida, se possível.
Tenho um bebé de 16 meses que de vez em quando treme o corpo todo.
Não é frio, até porque é um bebé que tem muito calor e transpira muito.
Hoje voltou a acontecer... É normal? Também ganhou o hábito de quando está na cadeira da papa, bater com a cabeça...
Desde já agradeço a atenção dispensada

Atentamente

Sofia