Barriga dura a maior parte do dia e não descansar é perigoso? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Barriga dura a maior parte do dia e não descansar é perigoso?

Seg, 11/06/2012 - 01:17
Ginecologia e obstetricia
Kita19 offline

Boa noite,

estou grávida de 29 semanas e já há algum tempo que venho sentindo a barriga dura algumas vezes (normalmente é em toda a barriga, mas por vezes também só em certas partes). Já na minha 2ª ecografia, a médica me recomendou descanso sempre que sentisse a barriga dura, mas nessa altura só me acontecia mais ao final do dia, quando estava mais cansada.
Ultimamente, desde que voltei a trabalhar depois de duas semanas de férias, sinto a barriga cada vez mais dura e durante grande parte do dia, normalmente sem dores, mas por vezes também tenho algumas dores passageiras. O problema é que, estando a trabalhar, não tenho hipótese alguma de descansar. Ainda por cima o meu trabalho é num centro de cópias, sempre de pé durante 4 horas e nesta altura com imenso movimento/stress. A maioria dos dias saio do trabalho com os pés a doerem imenso e claro, com a barriga tão dura que parece pedra.

Como sei que deveria descansar e não posso, tenho algum receio que possa ter complicações. Há algum risco de ter um parto prematuro nestas condições? Numa situação destas, não seria preferível/aconselhável o médico dar-me baixa para poder descansar e evitar possíveis complicações?

Agradeço desde já a atenção.

Cumprimentos,
Sandra Patrícia Miguel

Marcela Forjaz

Olá Sandra
A barriga dura pode traduzir um aumento do tónus uterino que pode corresponder apenas à tensão provocada pela maior distensão uterina embora por vezes associada a uma certa excitabilidade do útero. Medidas correctoras desta última são o descanso e uma boa hidratação. Na dúvida, quando está assim pode sempre fazer um tocograma que permitirá ver se terá também contracções ou não. O que diz de bom é que raramente tem dor associada...Exponha o seu caso ao médico assistente e ele, observando-a, avaliará a situação. Felicidades!

Mais perguntas

Seg, 19/07/2021 - 13:53
Ginecologia e obstetricia
Ana Isidoro offline

Bom tarde, tenho 32 anos, tenho duas filhas, com 11 e 7 anos.
Utilizei o dispositivo Mirena durante 7 anos. Retirei o Mirena no dia 19 de Maio de 2021, estando desde essa altura a tentar engravidar. Existe dificuldade em engravidar após retirar o Mirena? obrigado

Seg, 19/07/2021 - 11:21
Ginecologia e obstetricia
Analnunes offline

Bom dia, gostaria de saber se algum destes medicamentos que iniciei a dias interfere no efeito da pílula:
Fluomizin vaginal
Vernex forte 450 MG
Alprazolam 500mg
Sargenor

Agradeço desde já a vossa atenção

Ginecologia e obstetricia
Mary1212 offline

Bom dia. Estou com 20 semanas e tive a ecografia do 2 trimestre. A medica disse que estava tudo bem. Apenas disse que o bebé tinha o intestino um pouco brilhante. Ela disse que poderia não ser nada preocupante mas que ao mesmo tempo poderia significar algo.
Não fiquei sossegada.
Ja vi na net o que era e fiquei super aflita 😢
O que devo fazer? É normal acontecer?
Beijinhos

Qua, 12/05/2021 - 14:42
Ginecologia e obstetricia
Filipa P Mendes offline

Olá, gostaria de saber a opinião sobre pintar ou não o cabelo. Estou gravida de 8 semanas, e já ouvi falar que não há problema e que pode haver.
Já ouvi a recomendação de pintar sim mas com as tintas sem amoníaco, resorcinol ou parabenos.
É possível pintar? Há algum risco para o bebe?

Ter, 04/05/2021 - 16:32
Ginecologia e obstetricia
MMMCunha offline

Boa Tarde.
Estou grávida de 23 semanas e na eco do 2º trimestre foi-me dito que estou com o colo do útero curto (30mm). Comecei a tomar magnésio 2x ao dia e foi-me dito para evitar grandes esforços contudo continuo a trabalhar. Daqui a 1 mês irei reavaliar a situação.
Gostaria de saber que recomendações me dão nesta situação. E se um colo com 30mm é uma situação de alarme.
Obrigada

Seg, 25/01/2021 - 16:41
Ginecologia e obstetricia
Cátia Lourinho offline

Boa tarde,

Encontro-me grávida de 6 semanas e 5 dias, a minha empresa quer vacinar os colaboradores com a vacina contra a Covid 19, estando eu grávida posso ser vacinada?

obrigada,
Cátia Corado Lourinho