Viajar durante a gravidez | De Mãe para Mãe

Está aqui

Viajar durante a gravidez

Mulher grávida ao por do sol

Embora não sejam as últimas férias, pensar em fazer férias durante a gravidez é muito comum, especialmente durante a primeira. Normalmente, durante o segundo trimestre é quando se pensa em viajar porque é a altura mais serena da gravidez, pois quer o enjoo quer o cansaço são menos frequentes. Se está grávida e vai viajar, de avião, de carro ou de outra forma, deve sempre ter em atenção alguns cuidados.

Se vai viajar de carro

Se vai fazer uma viagem de carro e está grávida, deve ter atenção ao tempo da viagem e planear uma paragem a cada 2 horas. Nessas paragens deve caminhar um pouco e espreguiçar-se para por o sangue em circulação.

Relativamente ao cinto de segurança, pode ser um pouco incomodativo, mas deve usá-lo na mesma, tendo o cuidado de colocar a faixa horizontal por abaixo da barriga e nunca por cima.

Se vai viajar de avião

Antes de decidir marcar a viagem de avião, saiba que a maioria das companhias aéreas não aceita transportar grávidas com mais de 34 semanas. No entanto, deve sempre confirmar esse facto com a própria companhia aérea.

Deve sempre conversar sobre a viagem com o seu médico assistente, porque em caso de pressão arterial alta ou de antecedentes de partos prematuros, viajar de avião pode ser um risco.

Também deve ter em consideração que durante a gravidez existe um risco mais elevado de troboflebite ou trombose venosa, porque durante a gravidez o sangue forma coágulos mais facilmente. Durante um voo com mais de 2 horas de duração, a cerca de cada duas horas levante-se e caminhe um pouco. Opte por um lugar no corredor para se poder levantar mais facilmente. Em complemento, use meias de contenção elásticas, porque ajudam a reduzir o risco de uma trombose venosa.

Beba bastante água para evitar a desidratação, e leve sapatos bem confortáveis porque inevitavelmente os seus pés incharão. Para evitar os enjoos maiores, opte por um lugar sobre a asa do avião.

Viaje sempre nas companhias de aviação maiores, porque têm cabines pressurizadas, e evite aviões pequenos ou jatos privados. Se vai viajar em aviões pequenos, evite altitudes superiores aos 2.1 quilómetros de altitude. 

Se vai viajar de barco durante a gravidez

Viajar de barco durante a gravidez não tem grandes problemas sendo geralmente seguro. O único senão é para as grávidas que sentem muitos enjoos, pois o movimento do barco acentua esses enjoos, podendo ser uma viagem menos confortável. Para ter uma viagem de barco mais confortável deve:

Informar-se se existe médico a bordo, no caso de surgir alguma complicação.

Rever a rota e os pontos de paragem e verifique se existe acesso a um ponto médico caso seja necessário.

Certificar-se que os medicamentos para o enjoo são aprovados pelo seu médico.

Uma boa alternativa para evitar os enjoos é usar nos pulsos ligaduras elásticas de acupressão, que são boas a reduzir os enjoos, e uma boa alternativa à medicação.

Se viajar para outros países

Se viajar para outro país deve precaver-se antes. Pergunte ao seu médico se necessita de alguma vacina extra, e se a pode tomar durante a gravidez.

Faça um seguro de viajem e se o seu cartão de crédito já lhe oferece um, certifique-se de que cobre problemas relacionados com a gravidez, bem como o possível cancelamento da viagem.

Leve sempre consigo uma cópia do seu cartão de saúde e boletim de grávida, incluindo os exames pré-natais, grupo sanguíneo, alergias, e contactos do seu médico assistente.

Quando ingerir alimentos seja muito criteriosa, optando sempre por água engarrafada e por alimentos bem cozinhados, evitando gelados, fruta descascada, sumos naturais e bebidas com gelo.

Mais alguns conselhos para aproveitar a sua viagem

  • Vista-se confortavelmente, com roupas de tecidos naturais como o algodão, e use calçado confortável.
  • Leve os seus exames e documentação médica consigo.
  • Planeie bastantes paragens para se espreguiçar, usar o WC e descansar.
  • Use sempre o cinto, e tome atenção às regras de segurança.
  • Leva a sua almofada favorita consigo.

Desfrute da sua viagem, e se for o caso, das suas férias!