Tudo sobre os primeiros dentinhos do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

Tudo sobre os primeiros dentinhos do bebé

O aparecimento dos primeiros dentinhos não é um momento fácil e agradável para o bebé (nem para os pais!).

Os primeiros dentes dos pequenotes começam a surgir, geralmente, por volta dos 6 meses. No entanto, cada bebé tem o seu tempo, por isso pode acontecer antes ou depois desta faixa etária! Não há motivos para preocupações, já que a data de erupção dos primeiros dentes não tem qualquer relação com o restante desenvolvimento da criança.

Durante este período mais sensível, os dentinhos desenvolvem-se na boca do bebé, formam-se no interior dos ossos dos maxilares e deslocam-se progressivamente para fora dos mesmos. Em seguida, atravessam a gengiva e continuam até toda a coroa do dente ficar visível. Em geral, as erupções dentárias duram até aos 3 anos de idade: a dentição do bebé inclui então 20 dentes (10 por arcada dentária).

Durante todo o processo de desenvolvimento, são vários os sintomas que vão surgindo, sendo que estes variam de criança para criança. Se o seu pequenote apresentar alguns destes sintomas, talvez seja sinal de um dentinho que está a nascer:

  • Choro e irritabilidade, provocados pela dor;
  • Gengivas doridas e inchadas;
  • Salivação mais abundante (e tendência a meter os dedos ou objetos na boca);
  • Perda de apetite;
  • Bochechas vermelhas, muitas vezes apenas do lado da erupção dentária;
  • Dificuldades em adormecer, e, em alguns casos, sono agitado.

Ocasionalmente, os bebés podem manifestar outros sintomas, como é o caso de febre ligeira (inferior a 38ºC), dermatite da fralda, distúrbios digestivos (cólicas e diarreia), entre outros. Se for esse o caso, e estes sintomas se prolongarem durante mais de 3 dias, o melhor será consultar um médico para excluir qualquer outra causa.

Apesar de estas pequenas contrariedades serem desagradáveis, são normais. A erupção dentária é um processo natural durante o desenvolvimento do bebé.

Sabia que uma erupção dentária dura cerca de 8 dias* e que o seu bebé terá 20 dentes de leite por volta dos 3 anos de idade? Um pequeno cálculo: 8 dias x 20 dentes = potencialmente 160 dias durante os quais o seu bebé poderá viver momentos pouco agradáveis.

Para ajudar, aliviando os desconfortos do seu bebé quando os dentes estão a nascer, surgiu o medicamento homeopático

* Fonte Macknin ML & al Symptoms associated with infant teething: a prospective study, in Pediatrics. 2000; 105: 747 – 752

Camilia® é um medicamento homeopático indicado para os sintomas associados ao nascimento dos primeiros dentes. Através da sua ação local e sistémica, Camilia® vai atuar não só a nível da dor nas gengivas, mas igualmente na febre, diarreia, irritabilidade e sono agitado que o bebé possa sentir!

Camilia® é uma solução oral sem qualquer constituinte nocivo conhecido para o bebé, sem açúcar e sem sabor. A sua posologia recomendada são 2 a 3 unidoses por dia, sendo que o bebé deverá ser colocado em posição sentada e o conteúdo deverá ser vertido na cavidade bucal.

Para além de ser prático e higiénico, Camilia® oferece a solução ideal aos problemas mais comuns associados à primeira dentição. Traz ainda vários benefícios como:

  • Ação nos principais sintomas associados ao crescimento dos 1ºs dentes;
  • Ação local e sistémica;
  • Solução estéril, sem conservantes, sem álcool e sem qualquer tipo de constituinte nocivo para o bebé;
  • Efeitos secundários pouco frequentes que são breves e transitórios;
  • Higiénico: não precisa de massajar a gengiva;
  • Sem açúcar: não provoca cáries;
  • Prático: as unidoses são fáceis de transportar e administrar.

Para mais informações, consulte o nosso website Camilia: https://camilia.pt/