Tudo o que precisa de saber sobre a mala de maternidade | De Mãe para Mãe

Está aqui

Tudo o que precisa de saber sobre a mala de maternidade

A preparação da mala da maternidade representa mais um marco na jornada especial da gravidez e significa que, em breve, os pais irão conhecer o seu bebé.

Porém, para algumas mulheres e casais, esta tarefa também se revela um fator de stress. Felizmente, os hospitais, clínicas e maternidades minimizam essa vertente e facultam uma lista bastante completa e útil, que garante que as mamãs levam tudo o que precisam para o momento pelo qual anseiam.


Afinal, o que é uma mala de maternidade?

A mala de maternidade é a mala onde a grávida leva todos os itens necessários para os dias em que vai estar no hospital/na maternidade. É aqui que vão estar guardadas as primeiras roupinhas do bebé, as camisas de dormir da mamã e os produtos de higiene pessoal, entre muitas outras coisas.

A mala de maternidade pode ser, simplesmente, uma mala de viagem. No entanto, também pode ser um saco ou mochila comprado com esse propósito - poderá, posteriormente, ser usada como saco de fraldas (sim, vai acompanhar-vos durante bastante tempo!). O importante é que seja prática para os papás (uma palavra que ganha uma nova importância quando nasce um bebé!).

Existem diversas opções no mercado que oferecem a possibilidade de comprar a mala e os produtos adequados de uma só vez. É o caso da mala de maternidade da Baby Dove, por exemplo, que não só é bonita e prática, como inclui seis produtos suaves, com pH neutro para a pele e adequados desde o nascimento.

Mala de Maternidade Baby Dove


Quando deve preparar a mala de maternidade?

É importante que a mala de maternidade esteja pronta por volta das 30-32 semanas, mas a sua preparação deve ser feita com tempo para evitar esquecimentos. Algumas mamãs começam a preparar a mala de maternidade antes disso – e não há problema nenhum!

Aliás, é provável que, mais para o final do tempo de gestação, a mamã já não tenha paciência para fazer compras (no caso de faltar alguma coisa) e que não tenha a mesma mobilidade, ficando mais cansada em passeios curtos. Antecipar a preparação da mala da maternidade permitir-lhe-á desfrutar destas decisões sem chatices, podendo sair para escolher os produtos com toda a calma e revendo a lista para se certificar que não falta nada.


O que levar na mala de maternidade?

A questão que preocupa muitas grávidas e papás (sobretudo de primeira viagem), mas que não é nenhum bicho-de-sete-cabeças: o que levar na mala de maternidade?

As quantidades vão depender do tipo de parto (parto normal ou cesariana), pois isso influencia o número de dias de recuperação no hospital. É importante que, em primeiro lugar, a mamã consulte a lista fornecida pelo local de saúde onde o parto irá acontecer. Isto irá permitir-lhe perceber o que é realmente essencial e o que é dispensável – em alguns hospitais e maternidades, as mamãs não precisam de levar determinados itens, pois estes são cedidos pelo local.

É importante, também, que separe a primeira roupinha das restantes. Assim, sugerimos que faça a separação entre “essenciais para o dia do parto” e “essenciais para os dias de internamento”:

  • Para a mamã, no dia do parto: camisa de dormir, batom de cieiro (parto normal), cueca descartável/algodão.
  • Para o bebé, no dia do parto: conjuntinho de roupa interior, fatinho, carapins ou meias de algodão, mantinha, gorro, fralda descartável e fralda de algodão.
  • Para a mamã, nos dias de internamento: camisas de dormir ou pijamas, roupão, soutiens de aleitamento, cuecas descartáveis/algodão, chinelos de quarto e banho, produtos de higiene pessoal e documentos.
  • Para o bebé, nos dias de internamento: conjuntinhos de roupa interior (algodão), fatinhos, carapins ou meias de algodão, casaquinhos de algodão ou lã sem pelo, fraldas descartáveis e de algodão.

Não esquecer que, no que diz respeito às roupinhas dos bebés:

  • Os tecidos devem ser macios e naturais;
  • As peças devem ser adequadas à estação do ano;
  • Devem ser retiradas as etiquetas das roupas;
  • As peças devem ser lavadas com sabão neutro ou detergente próprio para bebé, sem amaciadores ou lixívias;
  • As roupas devem ser passadas a ferro dos dois lados.

Mala de Maternidade Baby Dove


Estes são os itens imprescindíveis na maioria dos hospitais ou maternidades. No entanto, aconselhamos que não se esqueça, também, de levar alguns snacks (barrinhas energéticas, bolachas de água e sal…), assim como o seu telemóvel (e carregador!) e a máquina fotográfica. O plano de parto, se foi elaborado, também deve acompanhá-la.

É importante também que, nos primeiros banhos dos bebés, sejam utilizados produtos adequados à sua pele sensível. Os produtos Baby Dove, por exemplo, são formulados com ingredientes naturalmente encontrados na pele do bebé e protegem o microbioma. São, por isso, adequados à pele do recém-nascido.

Baby Dove é uma marca aprovada por 98% dos pediatras Portugueses (estudo realizado pela IQVIA entre Setembro e Outubro de 2018 com 60 pediatras portugueses).


Sobre a mala de maternidade Baby Dove

A mala de maternidade Baby Dove tem todos os produtos que necessita para a proteção da pele do bebé e pode ser uma excelente aliada nos primeiros meses, até porque é suficientemente espaçosa para transportar todos os essenciais da mamã e do bebé.

A gama Sensitive Moisture, onde se incluem a maioria dos produtos que vêm nesta mala de maternidade, é indicada para peles sensíveis, não tendo qualquer fragrância. Desenvolvidos para ajudar a cuidar da pele sensível do bebé da cabeça aos pés, todos os produtos desta gama são suaves, hipoalergénicos e ajudam a minimizar os riscos de alergias. Com este cuidado, não há desculpas para não dar miminhos ao bebé.

Na mala de maternidade Baby Dove, vai encontrar os seguintes:

  • Gel de Banho Corpo e Cabelo para Pele Sensível

A pele do bebé é bastante delicada durante o primeiro ano de vida, sendo 30% mais fina do que a sua. Se o seu bebé tem pele sensível, precisa de um gel de banho que seja suave e gentil com a pele, mas também a hidrate. O gel de banho corpo e cabelo de Baby Dove é suave como água, com pH neutro para a pele, oftalmológico e dermatologicamente testado e aprovado sob controlo pediátrico, preservando o micriobioma da pele do bebé.

Conforme limpa, a sua espuma ajuda a recuperar a hidratação que a pele do bebé perde durante o banho, deixando-a bem cuidada e hidratada, e não tem fragrância, sendo adequado para peles sensíveis. A sua fórmula suave torna a hora do banho mais divertida, sem lágrimas, e deixa a pele do bebé macia, da cabeça aos pés.

  • Loção Hidratante para Pele Sensível

A loção para bebés com pele sensível deve nutrir suavemente, hidratar e ter um pH neutro para a pele. Esta loção hidratante de Baby Dove é adequada para usar nas peles mais delicadas, incluindo dos recém-nascidos. Deve ser aplicada depois do banho, com a pele seca, deixando-a macia, hidratada e pronta para receber miminhos.

  • Toalhitas para Pele Sensível

As toalhitas para pele sensível são suaves como água e não irritam a pele. Dermatologicamente testadas e aprovadas sob controlo pediátrico, estas toalhitas sem fragrância ajudam a remover as impurezas da pele, deixando-a macia e limpa. Com uma fórmula sem álcool são tão delicadas com a pele que são até adequadas para recém-nascidos. São também perfeitas para limpar as mãos e o rosto delicado do bebé. E para tornar as mudas de fralda e momentos de limpeza ainda mais fáceis, a embalagem mantém as toalhitas frescas, garantindo que a última está tão fresca quanto a primeira (tendo o cuidado de as fechar após utilização).

  • Sabonete Hidratação Enriquecida

A barreira natural da pele dos bebés é também muito frágil, o que permite à pele perder hidratação até 5 vezes mais rápido que a nossa. Suave e hidratante, o Sabonete Hidratação Enriquecida de Baby Dove dá à pele do bebé o cuidado que ela precisa.

Oftalmológico e dermatologicamente testado e aprovado sob controlo pediátrico, o sabonete Baby Dove não irrita a pele do bebé e tem uma fragrância muito suave.

  • Champô Hidratação Enriquecida

Não é apenas a pele do corpo do bebé que precisa de cuidados. Sabia que o couro cabeludo é uma das áreas mais sensíveis da pele do bebé? É por isso que o champô para bebés deve hidratar além de lavar.

O Champô Hidratação Enriquecida de Baby Dove vai além da suavidade e ajuda a repor a hidratação e os nutrientes essenciais que o couro cabeludo do bebé pode perder durante o banho, preservando o microbioma da pele.

Sem provocar lágrimas, com pH neutro, oftalmológico e dermatologicamente testado e aprovado sob controlo pediátrico, este champô inclui agentes de limpeza que ajudam os cabelos do bebé a ficarem hidratados e cheirosos.

  • Creme Muda Fraldas Hidratação Enriquecida

As assaduras podem aparecer rapidamente e isso não significa que os papás não sejam cuidadosos. É importante hidratar o rabinho do bebé em cada muda de fralda, para prevenir as assaduras e acalmar a pele, deixando-a macia e confortável. O Creme Muda Fraldas Hidratação Enriquecida de Baby Dove neutraliza rapidamente o pH da pele e forma imediatamente uma camada protetora que protege a pele delicada do bebé das assaduras.

Ideal para uso diário, dermatologicamente testado e aprovado sob controlo pediátrico, este Baby Dove Creme Muda Fraldas Hidratação Enriquecida garante-lhe uma ótima proteção para evitar assaduras.


Preparar a mala de maternidade não tem de ser um bicho-de-sete-cabeças, basta cumprir essa tarefa com calma e tempo – afinal, significa que vem aí um novo amor e isso só pode significar algo maravilhoso!

Pode encontrar a Mala de Maternidade Baby Dove nas principais superfícies comerciais.