Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança | De Mãe para Mãe

Está aqui

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

De Mãe para Mãe Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

Quando vem um bebé a caminho, o momento de preparação do quarto é especial, não só porque o mundo da decoração infantil é maravilhoso e repleto de marcas e sugestões muito queridas, mas também porque torna tudo ainda mais real para os pais que, em breve, poderão conhecer o seu filho.

Independentemente do tamanho do quarto, este é um espaço que deve transmitir calma, segurança e tranquilidade. E, porque sabemos que é possível combinar tudo isto com peças de decoração bonitas, deixamos algumas sugestões amorosas.


• Cama Montessori

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

É importante pensarmos no quarto como um espaço evolutivo, que irá acompanhar a criança durante vários anos. Assim, a sugestão de uma cama de estilo montessori parece-nos perfeita: tudo o que promova a autonomia da criança a longo prazo deve ser considerado. A La Redoute, por exemplo, tem opções de camas-cabanas em pinho maciço (disponíveis num tom de verde-acinzentado ou na cor original da madeira) que os miúdos vão adorar.


• Roupa de cama

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

No que diz respeito à roupa de cama, para além da parte estética (e há tantas opções amorosas!), devemos ter em consideração a composição dos tecidos e, claro, a idade da criança. Bebés mais pequeninos poderão utilizar apenas o lençol de baixo, dormindo dentro de um saco de dormir (ou swaddle – como os da Vertbaudet que destacamos) que os mantém quentinhos e para as crianças maiores poderemos, então, optar pelos conjuntos de lençóis e edredão.

Existem imensas opções de roupa de cama que combinam a elegância preferida pelos pais com os bonequinhos de eleição das crianças. É comum encontrarmos conjuntos com figuras de desenhos animados e animais, ou opções mais discretas para que o quartinho fique exatamente como sonhámos – estas da Zara Home são super amorosas!


• Móveis

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

Os móveis de arrumação e apoio devem ser simples (precisamente para não comprometerem possíveis mudanças na decoração do quarto, à medida que a criança vai crescendo), mas não devem ter as dimensões dos que encontramos nos quartos de adulto – o objetivo passa por ajudar a criança a perceber que é capaz e incentivá-la a ser autónoma, de acordo com a idade.

Não é necessário comprar muita coisa, mas em termos funcionais será importante ter: uma cómoda, uma mesinha de cabeceira, um roupeiro, uma estante, uma pequena mesa e um banquinho. Somos fãs desta linha colorida e tão versátil, do Ikea, mas não podemos deixar de destacar outras opções igualmente amorosas, como este banco com orelhinhas, esta mesa perfeita para brincadeiras com plasticina e lápis de cor, ou esta estante em forma de casinha. Se o roupeiro não fizer sentido no espaço e tendo uma cómoda de apoio, também poderá optar por um charriot.


• Arrumação

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

As caixas e cestos de arrumação são obrigatórias para manter a tranquilidade no quarto, sendo úteis não só para guardar os brinquedos, fraldas e afins. No entanto, há outra grande vantagem destas opções: promover a autonomia dos mais pequeninos, que conseguem, assim, selecionar os brinquedos e arrumá-los nos devidos sítios. Um baú como este, ou caixas de arrumação em plástico (conhece as da LEGO, que podem ser empilhadas e que funcionam com gavetas?) são boas sugestões, assim como cestos de vime ou sacos de papel (pensados para esta finalidade, claro) que podem ser, simultaneamente, objetos de decoração.


• Decoração

Sugestões amorosas para decorar um quarto de criança

Um tapete, molduras com fotografias ou ilustrações (adoramos estas!), papel de parede, cortinas, alguns brinquedos de madeira, um espelho, cabides com detalhes engraçados, um candeeiro (descobrimos este, em forma de carrossel, e não podemos deixar de o partilhar!)... são estes pormenores que dão personalidade ao espaço e que acabam por representar o conceito idealizado pelos papás.


O céu é o limite e o orçamento não tem de ser um impedimento – até porque há muitas coisas que podem ser reaproveitadas ou adaptadas para esta nova etapa. O importante, mais ainda do que estas sugestões, é que o quarto da criança seja um espaço repleto de amor e miminhos – e isso está garantido, não é?