Sophie La Girafe: a girafa que conquistou o mundo é feita à mão | De Mãe para Mãe

Está aqui

Sophie La Girafe: a girafa que conquistou o mundo é feita à mão

Quando fomos convidados para visitar a fábrica da Sophie La Girafe ficámos de imediato muito entusiasmados. Afinal, não é todos os dias que se descobre como é produzido o brinquedo mais famoso de sempre. No entanto, a maior surpresa veio depois, quando descobrimos que o processo de fabrico da Sophie é manual, tornando-a assim num brinquedo ainda mais especial!

Em todo o processo de fabrico da Sophie aplicam-se muitos anos de estudo e savoir-faire. Ela nasceu em 1961, em França, e rapidamente conquistou o resto mundo. A Sophie é o brinquedo preferido dos mais pequeninos, pois para além de a adorarem, ela é desenvolvida para estimular os 5 sentidos dos bebés.

O que diferencia a Sophie La Girafe?

Para além de todas a suas vantagens enquanto brinquedo que estimula os sentidos, a Sophie é feita em silicone 100% natural, originário da seringueira, a árvore que produz borracha natural. Todos os componentes desta famosa girafa são livres de materiais tóxicos que possam prejudicar as crianças e cada uma destas girafas passa por 14 processos manuais até chegar às lojas. Incrível, não é?

A Sophie é fabricada em Rumilly, nos Alpes. Nas imagens abaixo, mostramos alguns dos passos do seu processo de fabrico:

 A Sophie começa a ganhar forma: o silicone natural, ainda em estado líquido, é colocado em moldes.

O silicone passa por um produto de cozedura, numa máquina com movimentos super precisos, para que seja distribuído de uma forma uniforme. Uma curiosidade: esta máquina é tão, mas tão precisa, que quando necessita de acertos eles são efetuados por um relojoeiro suíço.

A Sophie passa por um processo de maturação de 3 meses de forma a garantir que ela ganha a devida forma, sem causar alterações no silicone natural, material de que ela é feita. Assim, garantem que com o passar o tempo a Sophie mantém sempre a sua forma original.

Depois deste processo de “hibernação” da Sophie, há que ter atenção ao detalhe e garantir que tudo fica perfeito. Assim, o primeiro passo é “limar” os contornos da Sophie.

Fruto de um processo tão manual, há que confirmar que todas as girafas estão perfeitas e, se necessário, corrigir alguma imperfeição. De seguida, também manualmente, é inserido o “apito”, através de um sistema que garante que as crianças não o conseguem tirar.

Visto que a Sophie já ganhou forma, chegou agora altura de ganhar cor! É aqui que a pintura manual da Sophie começa. O mais importante: a tinta utilizada é comestível, para que não se torne prejudicial à saúde dos mais pequeninos.

Chegou a altura de pintar a cara da Sophie! E querem saber porque destacámos este passo? Porque foi muito giro descobrir que a senhora que dá vida à cara da Sophie é portuguesa!

É importante referir que estes são apenas alguns dos passos de todo o processo. A Sophie é também submetida a criteriosos testes de qualidade, que atestam a segurança deste brinquedo. A verdade é que se nós já adorávamos a Sophie, ainda ficámos mais encantados depois desta viagem. Conhecemos a incrível equipa que lhe dá vida e em todos os elementos se nota um grande carinho pelo que fazem.

Foi realmente incrível perceber o tempo que demora (são precisos, no mínimo, 3 meses para fabricar a Sophie) e o conhecimento que é necessário para que a Sophie chegue às mãos de uma criança.

Queremos agradecer à Vulli e à BB Grenadine pelo convite e pela fantástica experiência!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?