Sono tranquilo: alguns truques que vão ajudar o seu bebé a dormir melhor | De Mãe para Mãe

Está aqui

Sono tranquilo: alguns truques que vão ajudar o seu bebé a dormir melhor

Um sono tranquilo é fundamental na vida de qualquer bebé. Para além de permitir recuperar energia, é também um contributo essencial para o seu desenvolvimento. As pequenas sestas ou uma noite sono tranquilo podem, no entanto, ser uma grande dor de cabeça para os pais quando as coisas não correm tão bem.



Para que a hora de adormecer seja mais simples e o bebé consiga um sono descansado e duradouro, partilhamos consigo algumas dicas:

Distinga os momentos de brincadeira dos momentos de tranquilidade

Brinque e mantenha o bebé ativo durante o dia. Ao conversar e brincar com o seu filho durante o dia, ele ficará acordado durante mais tempo e vai dormir por períodos mais longos durante a noite. Antes de o deitar, tente não estimular os sentidos do bebé para que não fique desperto.

Ajude o bebé a distinguir o dia e a noite  

Sair à rua é vital para o bebé perceber a diferença entre o dia e a noite e se ajustar. Assim, sempre que o quarto estiver escuro, o seu bebé vai perceber que é de noite e que é hora de dormir. Como tal, durante o dia, não feche as cortinas do quarto e mantenha o nível normal de ruído na casa. À noite, opte por deixar o quarto escurinho e mantenha a casa em absoluto silêncio.

Crie o ambiente certo

Um ambiente calmo e sereno antes e durante o sono é fundamental para ajudar o bebé a dormir sossegado. Manter o quarto ventilado e à temperatura certa, evitar ruídos que o possam despertar ou assustar e deixar uma luz de presença bem ténue vai permitir que o sono do bebé seja muito mais tranquilo e com muito menos interrupções. É ainda importante garantir que o bebé acorda sempre nas mesmas condições em que adormeceu pois, dessa forma, não estranhará nenhuma alteração e o choro não será a sua reação imediata.

Opte por um banho relaxante antes de dormir

Um banho quentinho e mais demorado, antes de adormecer, tem o poder de relaxar e acalmar a criança. O ideal é colocar o bebé na banheira com a água a uma temperatura semelhante à do corpo materno e envolvê-lo, de seguida, numa toalha suave e macia para o enxaguar muito delicadamente. Uma massagem com um leite hidratante ou um óleo pode ser a melhor maneira de terminar este ritual e relaxar completamente o bebé para mais uma noite de sono.

Coloque roupas leves e materiais agradáveis no berço

Qualquer mãe tem medo que o seu bebé tenha frio durante a noite mas o sobreaquecimento também pode ser bastante perturbador para o bebé e para o seu sono. Optar babygrows e roupa de cama macia e suave é o mais indicado. Pijaminhas e lençóis de algodão orgânico são, sem dúvida, a melhor a opção, pois para além da sensação que o bebé terá têm ainda a vantagem de serem hipoalergénicos.

Troque a fralda apenas quando for necessário

Antes de colocar o bebé a dormir, coloque uma fralda maior do que a que utiliza normalmente e aplique bastante pomada – desta forma o bebé estará mais protegido e confortável. A muda da fralda deverá ser feita somente quando o bebé “pedir”, tentando incomodá-lo o mínimo possível. Tente não acender a luz, fazer barulho exagerado ou manter contacto visual. Verá que, assim, será mais fácil para o seu pequenino voltar a adormecer.

Pequenos hábitos como estes e um ambiente tranquilo são essenciais para uma noite de sono descansada e sem medos. Ter um ritual antes da hora de dormir e fazer perceber ao bebé que a noite vai começar é essencial para que ele próprio se prepare para dormir mais facilmente. Relembramos que todos os bebés são diferentes e que nem todas estas dicas se aplicam da mesma forma a todos - as rotinas adaptadas a cada criança são sempre a melhor opção.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?