Saiba como viajar com o seu bebé em segurança | De Mãe para Mãe

Está aqui

Saiba como viajar com o seu bebé em segurança

As crianças não podem ser vistas como pequenos adultos – as proporções do seu corpo e o desenvolvimento dos seus músculos, ossos e ligamentos são diferentes – pelo que devem ser alvo de cuidados especiais e medidas particulares de segurança.

É recomendado que, sempre que viajem de carro, as crianças o façam sentadas no sentido inverso à marcha, de forma a protegerem melhor a cabeça e as vértebras cervicais em caso de acidente. Sabia que, viajando desta forma, há cinco vezes menos de risco de falecimento ou graves lesões? E sabia que em caso de colisão frontal, utilizando esta medida de segurança, as forças do impacto são dirigidas inicialmente à parte posterior do encosto da cadeira, enquanto que o resto da energia se estende uniformemente pela cabeça, pescoço e parte superior do corpo? Pois é! Viajar em contramarcha é mais seguro para os nossos pequeninos.

A recomendação é de que as crianças viagem sentadas no sentido oposto pelo maior tempo possível, quer dizer, até aos 4 anos ou mais, considerando-se extremamente perigoso que viajem no sentido da marcha antes dos 15 meses de idade.

Em todo o caso, deve fazê-lo de acordo com as características da cadeirinha e as indicações do fabricante, pois só assim a viagem será feita com a máxima segurança.

A gama de cadeiras a contramarcha da Britax Römer é muito ampla, composta por várias cadeirinhas que permitem viajar em contramarcha não só numa fase inicial da vida da criança, mas também até aos quatro ou seis anos de idade. Apresentamos-lhe alguns modelos, indicados para diferentes etapas:

BABY-SAFE² i-SIZE

Este é um porta-bebés/ovo homologado sob a normativa R129. Pode ser utilizado desde os primeiros dias, pois permite que as crianças viajem com uma altura mínima de 40cm e uma altura máxima de 83cm ou 13kg (aproximadamente 15 meses de idade). Com tecnologia de reclinação patenteada que modifica a estrutura interna e a inclinação para se adaptar ao crescimento da criança, sistema de absorção de impactos laterais SICT e completo redutor para recém-nascidos, a BABY-SAFE² i-SIZE está disponível num conjunto que inclui, ainda, uma base Isofix com ângulo ajustável (que permite compensar a excessiva inclinação de muitos assentos de automóvel). Sendo compatível com os carrinhos da Britax Römer e de outras marcas, é uma excelente opção para o primeiro ano do bebé.

DUALFIX M i-SIZE E SWINGFIX M i-SIZE

Depois do ovo, chega a hora de mudar para uma cadeira indicada para acompanhar o desenvolvimento do bebé. Existem várias opções, e a primeira que lhe apresentamos é o modelo DUALFIX M i-SIZE, indicado para crianças com alturas compreendidas entre os 61cm e os 105cm (ou com um peso máximo de 18kg) aproximadamente os quatro anos. Esta cadeirinha permite viajar no sentido inverso à marcha (o recomendado), mas também pode ser utilizada virada para a frente, na direção da marcha, mas nunca antes dos 15 meses e 76cm de estatura. Para ajudar os pais, a DUALFIX M i-SIZE permite uma rotação de 360º, incluindo, assim, a rotação de 90º a cada lado que permite colocar e ajustar os cintos do arnês à criança com facilidade. Reclinável em seis posições (tanto de costas como de frente), com sistema de absorção de impactos laterais SICT inside, barra anticapotagem ajustável e Isofix com Pivot Link, é uma opção a considerar na altura de fazer a transição. O modelo DUALFIX M i-SIZE está também disponível numa versão exclusivamente a contramarcha e com selo Plus Test – a SWINGFIX M i-SIZE.

No catálogo de Britax Römer também existem duas versões destas cadeiras que podem utilizar-se desde o nascimento (40 cm) até aproximadamente os 4 anos (105 cm ou 18 kg): a DUALFIX i-SIZE, com giro de 360º, e a SWINGFIX i-SIZE, exclusivamente a contramarcha e com Plus Test. Ambos modelos incluem o reductor para recém nascidos, do qual prescindem as versões M.

Max-Way Plus

Para quem procura uma cadeirinha apenas a contramarcha e de usabilidade mais alargada, a MAX-WAY PLUS é a melhor escolha – com este modelo, as crianças não podem recusar-se a viajar desta forma. Este modelo permite exclusivamente a contramarcha, dos 9 aos 25kg, o que significa que, aproximadamente, dos 9 meses aos 6 anos, a criança viajará sempre da forma mais segura. A MAX-WAY PLUS conta com o selo Plus Test (uma exigente prova realizada na Suécia e que apenas conseguem passar algumas cadeiras de contramarcha) e tem, também, um sistema de absorção de impactos laterais SICT. A sua instalação, por sua vez, é feita com cinto, pata de apoio e correias lower tether.

Quando se trata de escolher a cadeirinha-auto, também é importante ter em consideração os resultados dos testes feitos por especialistas. Duas vezes por ano, o ADAC (o clube alemão do automóvel) e a Stiftung Warentest (a organização alemã de consumidores) apresenta os resultados dos testes onde põem à prova as cadeiras ao nível da segurança e avaliam a sua ergonomia, usabilidade e toxicidade.

A Britax Römer conseguiu excelentes resultados nesses testes, especialmente com a Swingfix i-Size (40-105 cm). É a cadeira apta desde o nascimento até aos 4 anos (aprox.) com os melhores resultados nos testes de consumo da organização de consumidores alemã Stiftung Warentest e o club alemão do automóvel ADAC desde 2015 (ano em que mudou o protocolo de provas), no mercado, destacando-se especialmente no que diz respeito à segurança.

A sua versão Swingfix M i-Size, que mencionamos também neste artigo, conseguiu a mesma pontuação, alcançando um dos melhores resultados em segurança no teste de Outubro de 2018. Para além disto, estas duas cadeiras superaram com êxito o Plus Test, uma exigente prova sueca superada apenas por algumas cadeiras de sentido inverso à marcha.

Por outro lado, tanto a Dualfix i-Size como a sua versão M atingiram, nos testes da ADAC, muito boas pontuações na categoria das cadeiras com rotação de 360º. Se forem utilizadas exclusivamente em contramarcha, o seu comportamento de segurança é igual ao da Swingfix i-Size e ao da Swinfix M i-Size. Excelentes notícias!

O modelo indicado para os bebés recém-nascidos (o Baby-Safe² i-Size) obteve um resultado extraordinário nos mesmos testes, tendo sido destacado pelo baixo risco de utilização errada, pelo ajuste simples da criança na cadeira, pela rápida instalação, pelo seu peso e pela ausência de substâncias tóxicas. No que se refere à ergonomia, a ADAC destacou ainda o bom apoio para as pernas do bebé, a boa postura da criança no assento, o amplo espaço oferecido, o acolchoado e a boa visibilidade da criança para o exterior. Para os pais, há um ponto extra a favor: é muito fácil retirar o têxtil da cadeirinha, sendo que este pode ser lavado na máquina sem que se alterem as cores ou a textura.

Se ainda não sabe qual a cadeirinha mais indicada para o seu filho, sugerimos que espreite com mais detalhe os testes realizados e que verifique o nível de compatibilidade entre a cadeira-auto, as rotinas do dia-a-dia (por exemplo: precisa de mudar a cadeira de carro várias vezes por semana?) e o automóvel onde esta será instalada. Seja como for, não pode deixar de considerar as opções da Britax Römer apresentadas neste artigo e, claro, independentemente da escolha final, o melhor é prolongar as viagens em contramarcha o máximo de tempo possível. A segurança está em primeiro lugar!