Razões para o bebé chorar | De Mãe para Mãe

Está aqui

Razões para o bebé chorar

bebé a chorar´muito

O bebé só sabe comunicar através do choro, e sempre que chora significa algo. Especialmente se é mãe pela primeira vez, pode ser-lhe difícil perceber o que é que o seu bebé lhe está a tentar dizer: afinal de que é que ele necessitará? Usualmente os pedidos e as queixas não são muitas:

Temperamento 

Cada bebé tem uma personalidade distinta por isso o facto de o seu reclamar mais ou menos poderá estar directamente ligado à sua personalidade, e nem sempre tem a ver com doença ou uma necessidade emergente.

Disposição emocional dos pais

A disposição emocional da mãe também poderá ser responsável pela quantidade de choro do bebé. Uma mãe que esteja deprimida, se sinta triste, ansiosa, zangada, ou com problemas na relação com o parceiro, tem mais probabilidade de ter um bebé que chore em excesso. Os sentimentos do pai também podem, da mesma forma que os da mãe, perturbar o bebé. Se o bebé sentir que o pai o considera algo de perturbador, se não sentir laços de proximidade com o pai, ou se o pai ficar perturbado com o parto, a probabilidade do bebé chorar mais é maior.

Fome

O motivo mais comum para um bebé chorar é a fome. Um bebé recém-nascido tem especialmente a necessidade de se alimentar várias vezes em pequenas quantidades, sendo este comportamento o mais normal possível. Se não perceber de imediato se o bebé de facto está com fome, experimente dar-lhe o peito ou o biberão para ver se ele deixa de chorar, se deixar, é porque realmente está com fome.

Refluxo infantil

Muitas vezes o bebé chora constantemente depois de ser alimentado, pois é colocado na horizontal. Muitas vezes o diagnóstico de cólicas é confundido com a verdadeira realidade: refluxo infantil. Neste caso, tratar o refluxo pode eliminar o problema das cólicas e, em grande parte, o choro do bebé.

Fralda suja

Nem todos os bebés reclamam da fralda suja, mas muitos choram bem alto quando a fralda necessita de ser mudada. Manter o rabiote do bebé limpinho e seco ajudará o bebé a reclamar menos e, para além disso, ajudará a manter a pele do bebé saudável.

Desconforto

Os bebés sentem muito as diferenças de temperatura e caso sintam calor excessivo ou frio eles dirão em alto e em bom som que o que estão a sentir não é propriamente agradável. Deve-se também ter cuidado para não colocar demasiada roupa no bebé quando ele dormir pois o sobreaquecimento é um factor de risco da morte súbita nos bebés. Usualmente um bebé necessita de mais uma camada de roupa leve do que um adulto para se sentir confortável.

Poderá notar que o seu bebé é sensível ao frio durante o banho e durante a muda de fralda; no geral, sempre que o bebé ficar mais exposto ele começará a chorar. Se for o caso, minimize ao máximo o tempo do banho e da muda da fralda. À medida que o bebé for crescendo esta sensibilidade ao frio diminuirá.

Solidão

Alguns bebés necessitam de mais atenção do que outros: estarem ao colo e sentirem-se acarinhados é constantemente exigido. Com a convivência com o bebé começará a compreender o que o faz sentir seguro e amado. Contudo mais vale amor a mais do que a menos, por isso, no início pegue no seu bebé ao colo e dê-lhe muita atenção. Um bebé usualmente sente-se seguro com a voz da mãe e do pai, bem como no colo de ambos. Leia, cante, fale para o seu bebé, ele certamente agradecerá.

Cansaço

Muitos bebés, devido à dificuldade em gerir os movimentos das mãos e dos pés, entre outros, têm grande dificuldade em adormecer, ficando muito cansados. Um outro motivo é o facto de existir muita atividade à volta do bebé, ficando o bebé muito estimulado. Um bebé por vezes tem um choro chamado o choro zangado, este choro pode muito bem ser fonte do cansaço e de um ambiente demasiado perturbador do seu descanso.

Doença

Ainda que a maioria dos choros do bebé sejam devido a uma necessidade eminente, por vezes também podem significar que ele não se está a sentir muito bem. Um bebé depois de ter sido alimentado e de ter descansado o suficiente quando não se está a sentir bem, ainda chora. Choros que parecem demasiado urgentes ou com um som invulgar poderão significar doença, por isso se não sabe bem o porquê o ideal é consultar o médico. Vómito, febre, diarreia, constipação em bebés recém-nascidos deverão sempre ser levados a sério, ou seja, deve levar o bebé ao médico. Contudo não se preocupe em demasia, porque a maioria das vezes não é mesmo nada…

Cólicas

Crises de choro inexplicáveis, que por vezes chegam a durar horas, poderão ser cólicas. As cólicas, em média, provocam crises de choro de cerca de 3 horas por dia, cerca de 3 dias por semana. Contudo, as cólicas não são sinal de doença, simplesmente alguns bebés têm mais necessidade de chorar do que outros, e embora isso possa ser muito stressante para os pais, normalmente depois dos primeiros 3 meses estes sintomas tendem a desaparecer.

O que fazer?

Pense que dentro de alguns meses o bebé já será mais capaz de se expressar de outras formas que não seja o choro. É normal que deseje que o seu bebé se sinta amado, seguro, confortável e bem alimentado. Alguns bebés não dispensam a grande proximidade física com os pais, por isso, se colocar o bebé num pouch sling (tecido de colocar traçado ao peito) poderá ser uma forma efetiva dele se sentir próximo de si. Música suave e embalar o bebé suavemente pode ser uma ótima forma de acalmar o choro dele. Dar um passeio com o bebé, mesmo que seja no carro, pode fazer maravilhas. Por fim, existe sempre o uso da chucha que no geral resulta muito bem em muitos bebés.

Sentir cansaço e frustração é muito comum especialmente quando se trata de cuidar do primeiro bebé. Contudo, com o passar do tempo, tudo se tornará mais fácil e mais intuitivo quando se trata de compreender as necessidades do bebé. Nunca se sinta culpada por tirar tempo para si: é mãe, mas ainda é mulher e como mulher que é tem todo o direito de se cuidar psíquica e fisicamente. Alimente-se bem, faça exercício, cuide da sua aparência, e nunca se esqueça da sua vida social! Desta forma será melhor mãe e melhor pessoa e de certeza que o seu bebé lhe agradecerá muito!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?