O que são células estaminais? | De Mãe para Mãe

Está aqui

O que são células estaminais?

Pé de um bebé


As células estaminais são células que:

  • Indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente;
  • Podem diferenciar-se, dando origem a diversos tipos de linhagens celulares;
  • Possuem o potencial de se tornarem células maturas com características e funções especializadas como, por exemplo, células nervosas, células cardíacas, células da pele, do sangue, do osso e da cartilagem.

As células do cordão umbilical são células estaminais adultas com o potencial de se diferenciarem em células da linhagem hematopoiética e da linhagem mesenquimal.

  • As células estaminais hematopoiéticas são células com capacidade de se diferenciar em células de linhagem sanguínea (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
  • As células estaminais mesenquimais são uma população de células variada, precursora de células de osso, cartilagem, gordura e tecido fibroso conjuntivo.

As células estaminais hematopoiéticas podem ser obtidas através de várias fontes, nomeadamente do sangue do cordão umbilical. No caso das células estaminais mesenquimais, podem ser, por exemplo, encontradas no tecido do cordão umbilical. Ambas as células podem ser encontradas em outras fontes, contudo, a recolha na altura do parto é um processo indolor e não invasivo, ao contrário da recolha noutras fontes de células estaminais.

O enorme potencial das células estaminais se diferenciarem em distintos tipos de células que constituem os tecidos de um organismo, confere-lhes uma elevada capacidade em termos de aplicações terapêuticas a nível da Biotecnologia Clínica.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?