As principais vantagens do parto na água | De Mãe para Mãe

Está aqui

As principais vantagens do parto na água

O parto na água é a opção de muitas mulheres. Dar à luz num ambiente muito diferente do tradicional quarto de maternidade é uma escolha que parece atrair cada vez mais simpatizantes. A seguir vamos conhecer as principais vantagens do parto na água.

Maior conforto para a mulher

A parturiente sente-se muito mais confortável dando à luz num ambiente aquático. A água à temperatura morna auxilia a relaxar, induz à calma e à tranquilidade. A futura mãe sente-se dessa forma muito mais confiante para as horas que se avizinham e que irão requerer todo o empenho e resistência possíveis.

Melhor tolerância à dor

O parto na água faz-se com menos dor, na opinião quase generalizada das mulheres que já experimentaram este tipo de parto. As contrações tornam-se menos dolorosas, mas não perdem a sua frequência nem a sua intensidade. A forma como a mulher reage à dor crescente é mais suave dentro de água. Sentindo menos dor fica mais fácil acompanhar as etapas seguintes dos trabalhos de parto, e responder da melhor forma aos incentivos e instruções dados pelos profissionais de saúde.

A participação da mulher no parto é de melhor qualidade

Uma mulher que tenha o parto dentro de água encontra-se mais recetiva a acompanhar de melhor forma o nascimento da sua criança. Com menos dores, mais confortável e mais atenta a mulher potencia os recursos de que dispõe no momento, e o parto acaba por correr muito melhor do que em outras condições.

Menos receio

Quanto mais confortável está a parturiente, menos receio sente do parto. O estado anímico da mulher é fundamental na hora do nascimento do bebé. Mães receosas defendem-se inconscientemente da dor das contrações e acabam por atrasar o nascimento da criança. Mães com medo são muito mais difíceis de instruir e de conduzir para que levem até ao termo o trabalho de parto com o menor índice de sofrimento e de angústia. O parto dentro de água minora o receio e é por isso bastante vantajoso.

O bebé sente-se melhor ao nascer dentro de água

Não é só para a mãe que é mais vantajoso o parto dentro de água. O próprio bebé ao nascer se sente muito melhor pelo facto de se encontrar mergulhado num liquido morno, muito semelhante ao liquido amniótico aonde viveu no ventre materno. Ao sentir-se num meio mais familiar o recém-nascido vai experimentar uma maior sensação de calma e de bem-estar que é muito importante segundo os estudiosos, para a formação da sua forma de reagir ao meio que o cerca.

O parto é mais rápido

É opinião quase generalizada que os partos dentro de água são mais rápidos do que os partos feitos de outras formas. A calma e a tranquilidade proporcionados pela água vão induzir a uma maior descontração por parte da mulher, o que vai auxiliar a assistência durante o parto. A rapidez é um aspeto muito positivo nos partos, pois quanto mais rápido for o nascimento da criança, menor o tempo em que se encontra em ansiedade. Nascimentos muito demorados podem até, em certas circunstâncias acarretar complicações sérias para os bebés e para as mães.

Menos stress para quem acompanha

Hoje em dia os partos podem ser assistidos por maridos, companheiros, familiares ou amigos que assim o desejem, e desde que a mulher concorde também. Para quem assiste ao parto, um parto na água é muito menos stressante, uma vez que o sofrimento da mulher está bastante minimizado. Parecendo que não, um assistente enervado e aflito perturbam muito a parturiente que é contagiada pelos receios de quem a cerca.

São muitas as vantagens dos partos dentro de água, e cada vez se vão descobrindo novas implicações positivas desta forma de dar à luz. Algumas mulheres ainda sentem receio em experimentar esta forma diferente, mas outras confiam em absoluto nos benefícios, e desde que a mulher se sinta tranquila na hora do parto, qualquer opção é válida.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?