Primeiras idas à praia com um bebé: cuidados a ter | De Mãe para Mãe

Está aqui

Primeiras idas à praia com um bebé: cuidados a ter

O calor começa a chegar e com ele vem aquela vontade crescente de passar os dias na praia… No entanto, na cabeça de muitas mães, ecoam perguntas comuns: Posso ir à praia com o meu bebé? Que cuidados devo ter? Em resposta, saiba que pode desfrutar das férias e ir à praia com o seu bebé, embora tenha de ter alguns cuidados extra! E foi a pensar nestas questões, que decidimos compilar os principais cuidados a ter com as primeiras idas à praia do bebé.

Protetor Solar

O protetor é essencial para o bebé, tal como deve ser para toda a família. É um cuidado indispensável e deve ser aplicado antes de sair de casa. Durante o dia deve ser reaplicado várias vezes, principalmente se a criança estiver em contacto com a água. Relativamente à escolha do produto, sabemos que a oferta é vasta. No entanto, o ideal é que escolha o protetor solar que lhe foi sugerido pelo pediatra do bebé – melhor que ninguém, ele saberá qual o melhor produto a utilizar!

Horário

A restrição horária é algo que não deve esquecer relativamente às idas à praia. As crianças não devem, em momento algum, estar muito expostas ao sol, muito menos nas horas de mais calor. O ideal é que vá à praia das 9h às 10h30 e que regresse apenas a partir nas 17h. Nas horas “mortas”, em que não pode fazer praia, tente arranjar outro tipo de atividades para fazer com o seu bebé, ou se ele dormir a sesta, aproveite também para relaxar.

Contacto com a água

A primeira reação das crianças ao mar é sempre uma pequena surpresa: umas detestam e ganham medo, outras adoram e choram para não sair! O importante é que o primeiro contacto seja muito suave e que respeite a vontade do bebé. Por exemplo, se ele mostrar medo, volte para a toalha e não tente forçar. Tenha também em atenção a temperatura da água, e caso esteja muito fria, não prolongue o contacto. Uma boa opção para os mais pequeninos são os famosos “laguinhos” na areia, tão fáceis de fazer! Tenha atenção que fazendo um laguinho na areia, não pode descurar da atenção, principalmente se o bebé ainda tiver dificuldades em se equilibrar. No que diz respeito ao mar, a atenção redobrada é sempre essencial – mesmo com o bebé ao colo deve ter atenção ao que se passa à sua volta, para, por exemplo, não ser apanhada de surpresa por uma onda.

Fralda de Piscina

Para as idas à água o ideal é trocar as tradicionais fraldas por fraldas de piscina. Estas são adequadas ao contacto com a água e fazem uma melhor retenção. Claro que pode optar por não colocar uma fralda nestas alturas… mas a probabilidade de ter uma surpresa desagradável vai ser grande! Ao regressar à toalha mude a fralda ao bebé de imediato, para que a pele não fique em contacto com o material molhado.

Hidratação

Garanta que o bebé se mantém sempre hidratado, ingerindo mais líquidos do que o normal. Mesmo o contacto com a água salgada desperta sempre mais sede. No caso da criança já comer fruta, a ingestão deste tipo de alimento ao longo do dia é uma boa ideia, pois ajuda à hidratação.

Brinquedos… muitos!

Acreditamos que todos nós temos boas recordações dos tempos que passávamos a brincar na areia quando éramos mais pequenos… e se assim é, porque não permitir aos nossos filhos que o façam? Providencie vários brinquedos para a criança, sempre adequados à idade, e deixe-a brincar com a areia. Normalmente as crianças têm uma grande tendência a comer areia, se for o caso do seu bebé, tenha apenas atenção lixo que possa estar entre a areia (como beatas de cigarro, por exemplo.)

E muito, muito importante…. Aproveite bem as férias com o seu bebé!

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?