A primeira noite longe do bebé | De Mãe para Mãe

Está aqui

A primeira noite longe do bebé

Bebé a agarrar mão da mãe

Depois de o bebé ser acolhido no novo lar, para a mãe, os dias onde as mudas de fraldas passam a alternar com as noites mal dormidas, banhos e com as amamentações são a rotina. Mas está na hora de considerar a primeira saída de casa sem o bebé, você merece! Esta saída será ótima para recarregar baterias; quer seja uma saída para jantar ou uma simples ida ao cinema, ou até ir beber um sumo a um bar. Porém, a primeira noite longe do seu bebé pode ser fonte de muito stress e ansiedade.

Ficam aqui algumas dicas para ajudar a diminuir essa ansiedade de separação.

Deixe o seu bebé com alguém em quem confie a 100%

Deixe o seu bebé com a sua mãe, irmã ou com alguém que tenha bastante experiência com bebés. Desta forma ficará mais descansada do que se o deixar com alguém que não tenha experiência.

Apresente previamente o seu bebé à pessoa

Se o bebé ainda não se habituou à pessoa que vai tomar conta dele, deverá de o fazer previamente para ele não estranhar. Desta forma a pessoa também se irá aperceber da forma de ser do seu bebé, e da forma mais correta de lidar com ele. Para conseguir uma boa familiarização de outra pessoa com o bebé, essa pessoa poderá tomar conta dele entre amamentações (pegar nele ao colo, colocá-lo para dormir).

Planeie uma noite fora de casa simples

Não faça desta primeira saída uma noite muito complicada. Planeie uma noite mais simples que pode mesmo constar numa refeição simpática num restaurante perto de casa. Neste caso se a ansiedade apertar saberá que o bebé estará ali pertinho.

Dê instruções à pessoa que tomar conta do bebé

Não se sinta coibida de escrever uma lista das práticas que costuma ter para com o seu bebé. Deixe os números de telefone do pediatra, o seu, até do hospital se isso a fizer sentir mais segura. Explique à pessoa que não é uma questão de não confiar nela, mas que de facto se sente mais descansada se ela seguir as suas regras.

Diga um até já ao bebé

Não evite dizer adeus ao bebé, embora esta primeira vez seja a mais difícil, terá de acontecer. Esteja algum tempo com o bebé e juntamente com a pessoa que vai ficar com ele para que o bebé, de repente, não sinta a sua falta. Em vez de sair pela porta sem olhar para o bebé em sofrimento, diga-lhe que a mãe volta em breve e que o ama muito.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?