Perder ou ganhar peso durante a gravidez? | De Mãe para Mãe

Está aqui

Perder ou ganhar peso durante a gravidez?

Dieta grávida

É de senso comum que uma mulher ganha peso durante a gravidez. Fique a saber os motivos das alterações de peso, bem como a flutuação de peso durante a gravidez.

A média de peso ganho por cada gravidez é cerca de 11 a 15 kg. Este peso engloba o aumento de sangue e de fluidos na mãe, incluindo o aumento do útero, a placenta, o bebé e o fluido que o envolve. Se estiver grávida de um bebé com uma média de 3,2 kg, no final da gravidez só necessita de perder cerca de 3 kg para voltar ao seu peso anterior à gravidez.

Para determinar bem esta questão do perder ou do ganhar peso durante a gravidez, é importante que saiba qual o seu peso antes da gravidez. Se tem 60 kg de peso, poderá não ganhar o peso de alguém que só pese 50 kg. O peso que irá ganhar vai ser o peso que necessita para manter uma gravidez saudável. Aqui a regra é que deve preocupar-se com a sua nutrição e não com o peso em si. Deve fazer uma dieta saudável, independentemente do seu peso inicial pois está em causa a saúde do bebé e um bom desenrolar da gravidez.

Mesmo que tenha muitos enjoos matinais e que poderão ser uma causa de perda de peso nessa fase – especialmente na primeira gravidez – este problema irá desaparecer logo que os enjoos comecem a desaparecer também.

A gravidez faz com que se acumulem fluidos na parte inferior do corpo e nas extremidades, isto nada mais é que o inchaço dos pés que a maioria das grávidas experienciam. A redução da quantidade de sal ingerida pode diminuir muito este problema, a menos que esteja relacionado com hipertensão ou pressão sanguínea alta.

Algumas mulheres poderão ter mudanças inusuais, resultantes de diabetes relacionados com a gravidez, que usualmente são testados por volta das 28 semanas de gestação e que poderão ser controlados através da dieta ou da insulina. Outros factores que influenciam o aumento ou a perda de peso durante a gravidez podem ser causados pelo próprio bebé; um destes factores que contribui muito para o peso da mãe é a quantidade de líquido amniótico que envolve o bebé.

Ninguém deve tentar perder peso durante a gravidez, nem fazer dietas de emagrecimento. O bebé necessita de uma dieta equilibrada e a mãe também, para que os dois sejam saudáveis.

Deve ter sempre uma conversa com o médico que acompanha a gravidez, pois certamente ele irá ajudá-la a elaborar um plano alimentar para garantir a boa saúde da mãe e do bebé.

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?